junho 25, 2015

Professora lança projeto que pretende vencer barreiras entre universitários e campos de pesquisa

A professora mestre e doutoranda em Pedagogia, Carmem reuniu no auditório da UESPI alunos e professores para a abertura do seu projeto de pesquisa intitulado “A Pesquisa Como Elo Entre Universidade e Escola”. Estiveram presentes na cerimônia estudantes do curso de Pedagogia que integram o corpo discente desse cometimento, a coordenadora do curso de Pedagogia, Thaizi Helena e o diretor do campus, Evandro Alberto.

Auditório da Uespi de Picos
Em parceria com a PREX (Pró-Reitoria de Extensão Assuntos Estudantis e Comunitários), o projeto nasceu da necessidade de diminuir as barreiras existentes entre alunos universitários e o campo de pesquisa empírico – no caso são as escolas da rede municipal – para a construção de seus trabalhos de conclusão de curso. O principal objetivo é aproximar acadêmicos e colégios, ao mesmo tempo em que se tentará mostrar a importância no sentido da pesquisa.
Acadêmicos do curso de Pedagogia da Uespi de Picos
Segundo a professora Carmem o projeto foi dividido em quatro etapas, a primeira se dará com a ministração de cinco palestras, a segunda trará a realização de mini-cursos, a terceira contará com oficinas e a última será a execução de um seminário com a socialização das experiências adquiridas ao longo da confecção dos trabalhos de conclusão de curso.


Professora Carmem
Em entrevista ao blog, os alunos que fazem parte do projeto falaram sobre o que os motivou a adentrar nessa proposta em especial. Entre as razões substanciais foram citadas: o tema, a afinidade com a professora Carmem, o fato de a pesquisa empírica estar diretamente ligada à área da pedagogia, a vontade de colocar em prática a teoria adquirida na UESPI e o desejo de diminuir a distância entre universidade e escola.
Professora Thaizi Helena
Evandro Alberto- diretor da Uespi de Picos