junho 23, 2017

Curso de pedagogia da UESPI de Picos promove palestra sobre práticas pedagógicas

Por: Fabiana Santos

Os acadêmicos do curso de pedagogia da Universidade Estadual do Piauí – campus professor Barros Araújo, promoveram, na noite desta quinta-feira (22), no auditório da instituição, uma palestra com a temática “Ludicidade: Qual o seu lugar na prática pedagógica?”. 
Mesa de Honra 
O evento tem como principal objetivo, desenvolver práticas pedagógica voltadas para o ensino infantil, como explica a professora doutora Maria Carmem Bezerra. Segundo ela, “o projeto tem o intuito de trabalhar as práticas, como: contação de histórias, musicalidade, artes, jogos e brincadeiras para que nossos alunos possam, a partir das experiências que vivenciaram aqui no projeto, estender a sua pratica pedagógica” falou ela.

A psicopedagoga e palestrante Lourdes Rufino trouxe suas experiências de sala de aula, mostrando a importância do lúdico para cativar as crianças. “Esse trabalho vem para objetivar a formação de um pedagogo, que vai estar mais preparado para ocupar os espaços nas escolas com um novo jeito de ensinar”, disse Lourdes.
Professora e Psicopedagoga Lourdes Rufino
Tamires Barros, estudante de pedagogia fala do diferencial de levar para o mercado o ensino aprimorado em sua formação. De acordo com Tamires, “somos privilegiados por estar tratando essas questões dentro da formação do curso, aliando a teoria a prática, visto o projeto ter oficinas para sabermos de fato como utilizar o lúdico para um melhor aprendizado”, afirmou a estudante.

Confira mais fotos:






Final dos Jogos Acadêmicos de Picos acontece nessa sexta (23) e apresenta time campeão

Por: Fabiana Santos

Os Jogos Acadêmicos de Picos (JAP), organizados pelos estudantes do 5º período do curso de Educação Física da Universidade Estadual do Piauí - campus professor Barros Araújo, está no seu quinto e último dia de competições. O torneio iniciou nesta segunda (19) e encerra hoje, sexta-feira (23).
III Jogos Acadêmicos de Picos 
Consolidando o terceiro ano consecutivo de jogos, o evento tem movimentado a universidade, criando momentos de descontração entre os acadêmicos de várias instituições. A estudante de educação física Anajara Nogueira, que faz parte da organização do campeonato, falou do crescimento do evento que nasceu a partir de uma disciplina do curso e hoje faz parte do cronograma estudantil. Segundo ela, “apesar das dificuldades com a questão do calendário acadêmico não coincidir com o de outras instituições, esse ano atingimos o auge e conseguimos reunir mais times do que nos outros anos contando com ao todo, dezesseis times formados”, falou ela.  

Segundo a programação disponibilizada pela comissão organizadora, diferentes times já entraram em campo e alguns desses já foram desclassificados. Os jogos encerram nesta sexta, apresentando o campeão do JAP 2017. O acadêmico de Educação Física Mateus Henrique, falou a respeito da proposta de se fazer um campeonato aberto aos times de outras instituições, proporcionando um intercâmbio entre as comunidades de ensino. De acordo com Matheus, “é um evento grandioso para nossa cidade e que é muito enriquecedor, porque traz interação entre os acadêmicos, onde todo ano é esperado, a galera fala muito, a gente envolve equipes de outras instituições e faz essa integração”, disse ele. 

Ao todo, são cinco dias de torneio e a cada dia, quatro times diferentes competiram. Aqueles que vão perdendo, são desclassificados dando lugar aos que ganham e almejam um lugar na grande final. A semifinal que aconteceu nesta quinta-feira (22), foi disputada pelos times 3 PIRad x Halter (ados) e Panela FC x Comann Pink.  

A grande final que está marcada para essa sexta-feira (23), será disputada pelos times Panela FC x 3 PIRad, times esses que obtiveram o melhor resultado ao longo das partidas.  

Confira o placar de jogos do segundo, terceiro dia e quarto dia de competições. 

Terça-feira (20)
18:30hs
Jogo 5
Seleção Literária
1X6
Barca FC
19:15hs
Jogo 6
Khalifa FC
1X3
Comann Pink
20:00hs
Jogo 7
Os Father’s
6X4
Fisioterapia FC
20:45hs
Jogo 8
Estudantes da EDF
1X4
Panela FC

Quarta-feira (21)
18:30hs
Jogo 9
3 PIRad
8X1
Sem Contrato FC
19:15hs
Jogo 10
Halter (ados) FC
3X1
Admitos
20:00hs
Jogo 11
Barca FC
2X5
Comann Pink
20:45hs
Jogo 12
Os Father’s
2X5
Panela FC

Quinta-feira (22) – Semifinal
19:00hs
Jogo 13
3 PIRad
3X2
Halter (ados) FC
20:00hs
Jogo 14
Panela FC
3X2
Comann Pink

Confira mais fotos:













II Café Inclusivo é realizado na UESPI de Picos

O Grupo de Estudos em Educação Inclusiva (GEEI) realizou, na tarde de hoje (22), no auditório da Universidade Estadual do Piauí – campus professor Barros Araújo, o segundo Café Inclusivo, que mediado pela coordenadora do curso de enfermagem da UESPI Antônia Lucmary, abordou a temática da assistência à saúde de pessoas com Síndrome de Down.
Participantes do II Café Inclusivo 
O evento, coordenado pelas professoras do curso de licenciatura em pedagogia Fabrícia Gomes e Kátia Moura, está em sua segunda edição e tem como objetivo, debater sobre inclusão escolar e social em uma perspectiva interdisciplinar. O projeto busca discutir com todos os cursos da universidade, a cada mês, uma temática diferente que aborde temas voltados para a inclusão, sobretudo, na área da educação especial.

Nesse segundo encontro, procurou-se enfatizar a área da saúde e a necessidade de uma inclusão social eficaz, sobretudo, as pessoas portadoras da síndrome de down. Enfermagem foi o curso escolhido para apresentar aos participantes, as principais características, bem como os cuidados necessários que se deve ter com as pessoas que possuem o cromossomo do amor. Para auxiliar no debate, os presentes contaram com a participação da enfermeira Roseane Luz, que trabalhou o tema sanando possíveis dúvidas e frisando sempre a necessidade de tratar de maneira igual e inclusa, todas as pessoas.

A professora e coordenadora Antônia Lucimary, falou da importância de se trabalhar a inclusão dentro da universidade, como também na sociedade. Segundo ela, “essa inclusão é mais que necessária. Nós só iremos ter o mundo que queremos se a colocarmos em prática. Se procuramos melhorar a sociedade em que vivemos, devemos começar melhorando a nós mesmos, acolhendo a cada um, indiscriminadamente”, falou ela. Meirinha, como é popularmente conhecida, falou ainda do seu desejo de as pessoas olharem umas as outras como seres humanos normais e que a partir da sua fala nesse evento, a semente da inclusão seja plantada em cada um.
Enfermeira Roseane e Meirinha 
O projeto Café Inclusivo tem continuação e se estende até dezembro deste ano, onde, ao final, emitirá aos participantes, um certificado com carga horária de 40h expedido pela Pró-Reitoria de Extensão, Assuntos Estudantis e Comunitários (PREX). Segundo a comissão organizadora, o próximo encontro acontecerá em julho e terá como mediador e participante, o curso de licenciatura em Educação Física que abordará a temática da educação física adaptada. 

A coordenadora e idealizadora do projeto Fabrícia Gomes, destacou sua satisfação com a realização do Café Inclusivo que está em seu segundo encontro. “Sem procurar palavras mais rebuscadas, eu digo apenas que estou muito feliz, principalmente porque a partir disso nós podemos ser multiplicadores desse conhecimento e podemos ainda, colaborar para que essas pessoas e tantas outras tenham uma qualidade de vida melhor”, disse Fabrícia.
Fabrícia Gomes, coordenadora do projeto Café Inclusivo

Confira mais fotos:
















junho 21, 2017

III edição dos Jogos Acadêmicos de Picos (JAP) tem inicio na UESPI

Aconteceu, na noite desta segunda-feira (19), na quadra poliesportiva da Universidade Estadual do Piauí – campus professor Barros Araújo, a solenidade de abertura dos Jogos Acadêmicos de Picos (JAP). O evento, que está em sua terceira edição, é realizado pelos alunos do 5º período do curso de licenciatura em Educação Física e acontece entre os dias 19 e 23 de junho, com torneios de futsal masculino.
Times se cumprimentando na III edição dos Jogos Acadêmicos de Picos 
A mesa de honra foi composta pelo diretor da instituição Evandro Alberto de Sousa; pelo coordenador do curso de Educação Física da UESPI, Glauber Castelo Branco; pelos professores do curso de Educação Física, Nélida Amorim e Onildo Junior; pelo representante do Diretório Central dos Estudantes da UESPI, Gustavo Isaias; pelo representante do setor de esportes da Faculdade R.SÁ, Lucas Leal; pelo representante do setor de esportes da Universidade Federal do Piauí, Natanael Leal; e pelo secretário de esportes de Picos, Adonai Venâncio.
Mesa de Honra 
O diretor da UESPI Evandro Alberto de Sousa, destacou sua satisfação para com a realização de eventos como este e refletiu sobre a importância do esporte dentro das instituições de ensino, afirmando que a universidade está de portas abertas para esse e outros eventos. Ele aproveitou a oportunidade para parabenizar os alunos organizadores e se disse satisfeito com a iniciativa.
Evandro Alberto, diretor da UESPI de Picos
Após a abertura, a noite seguiu com a realização de quatro jogos. No primeiro dia do JAP, disputaram os seguintes times: 3PIRad x Boca Juniores; Ajax Literário x Administradores FC; Halter (ados) x Colóides FC; e DC Magnatas x Admitos. A vitória ficou para o 3PIRad, Halter (ados) e DC Magnatas, havendo ainda empate entre Ajax Literário e Administradores FC, dando a vitória por pênaltis para o Administradores FC. No entanto, mesmo conseguindo a vitória, o DC Magnatas acabou desclassificado por não cumprimento de regras ficando assim, o Admitos campeão. 
Evandro dando o chute inicial e declarando aberto o evento
O secretário de esportes de Picos, Adonai Venâncio, falou da iniciativa da instituição, bem como dos alunos, em promover eventos esportivos como este. Segundo ele, “é uma iniciativa muito boa e nós procuramos estar sempre apoiando todas as entidades que queiram realizar campeonatos, gincanas, entre outros. E nós fazemos isso visto o esporte ser saúde, então a nossa ideia é incentivar o mesmo e com isso, fazer com que se destaque aquele que aja melhor, tornando-se até um jogador profissional”, disse ele. 
Adonai Venâncio, secretário de esportes de Picos
Os jogos continuam no decorrer da semana trazendo times diferentes e encerram no dia 23, apresentando o novo campeão da terceira edição do JAP. 

Confira mais fotos: