outubro 10, 2015

UESPI de Picos recebe visita de alunos do Instituto Monsenhor Hipólito

A UESPI recebeu no campus de Picos (Bairro Altamira) a visita de estudantes do 7º ano do Instituto Monsenhor Hipólito. A visita fez parte de um projeto de extensão da matéria de História que está explorando a vida na Idade Média, em especial o surgimento das primeiras Universidades.

Segundo o professor de História Ronaldo Moura Leal, além de servir como experiência prática para complementar o conteúdo teórico, a visita auxiliou a aproximar os alunos ao ambiente universitário: “queremos também aproximá-los desse ambiente da universidade, que parece distante, mas logo fará parte da realidade dos alunos”, falou.
Ronaldo Moura Leal


Pitágoras Cortez, laboratorista da UESPI de Picos, levou os alunos a repartições como: auditório, biblioteca, brinquedoteca, laboratórios de biologia e enfermagem e quadra esportiva. Os estudantes se mostraram entusiasmados com a visita e solicitaram ao professor Ronaldo uma nova visita a UESPI de Picos, o diretor Evandro Alberto concordou com a ideia e afirmou que a Universidade Estadual do Piauí está de portas abertas para momentos como este. 
Pitágoras Cortez e alunos do IMH


Confira mais fotos:














II Encontro em Educação é finalizado na UESPI de Picos

O II Encontro em Educação da UESPI/Picos foi finalizado na noite desta sexta-feira (09/10), o evento foi organizado pelas professoras Kátia Moura, Fabrícia Gomes e Helena Cristina com apoio dos alunos do II, III e VII bloco do curso de Pedagogia. Para marcar o último dia do evento, uma mesa multiprofissional foi formada para debater o rema “Hiperatividade ou criança em atividade: a medicação de crianças e adolescentes saudáveis”.


                A noite foi aberta por uma apresentação musical. A cantora Deborah Andrade deu o tom do evento e animou a plateia ao som dos mais diversos estilos presentes na música nacional brasileira. Desde Raul Seixas, passando por Djavan, Natirruts e até mesmo Charlie Brown Jr. O público foi acolhedor e cantou junto com as músicas.

Déborah Andrade

A mesa multiprofissional foi conduzida pela professora Helena Cristina e teve como convidadas as professoras Ana Patrícia e Lourdes Rufino e a psicóloga Layse Soares. O debate promovido pelo quarteto girou em torno das diferenças entre crianças com hiperatividade (condição física que se caracteriza pelo subdesenvolvimento e mau funcionamento de certas partes do cérebro e deve ser diagnosticada) e crianças ativas.

Lourdes Rufino, Ana Patrícia, Helena Cristina e Layse Soares

Segundo a psicóloga Layse Soares, após o advento da internet, as pessoas passaram a se autodiagnosticar: “o Google virou médico. O indivíduo pesquisa e sai de lá doente. Isso é perigoso, não podemos deixar de lado o diagnóstico dos reais profissionais da saúde”, falou. E por esse motivo muitas crianças estão sendo dadas como hiperativas, sendo que não sofrem do transtorno.

Layse Soares

                Helena Cristina chamou atenção para os rótulos que a sociedade exerce sobre os indivíduos que a compõem: “rotulamos o que não sabemos achando que estamos fazendo a coisa certa”, desabafou. Dessa forma pessoas saudáveis acabam sendo dadas como doentes e, por vezes, sendo medicadas sem necessidade.

Helena Cristina

                O evento foi encerrado com sorteio de prêmios para a plateia. Diversos alunos foram contemplados.

                
Confira mais fotos:

















outubro 08, 2015

II Encontro em Educação lota auditório da UESPI de Picos

O II Encontro em Educação da UESPI/Picos teve início na noite desta quinta-feira (08/10), o evento foi organizado pelas professoras Kátia Moura, Fabrícia Gomes e Helena Cristina com apoio dos alunos do II, III e VII bloco do curso de Pedagogia. O auditório do campus da UESPI de Picos foi escolhido para sediar a cerimônia de abertura do Encontro. O local, com capacidade para mais de 200 pessoas, ficou lotado com a presença do público inscrito no evento.


A mesa de honra foi composta pelo diretor do campus de Picos da UESPI: Evandro Alberto, coordenadora do curso de Pedagogia da UESPI de Picos: Thaizi Helena, professora da UESPI de Picos/coordenadora geral do evento: Kátia Moura, professora da UESPI de Picos/coordenadora do evento: Fabrícia Gomes, professora da UESPI de Picos/coordenadora do evento: Helena Cristina, professora Ana Patrícia, professor Adauto Duque, psicóloga Layse Soares, graduando em pedagogia pela UFPI: Lucas Leal Lima Soares e representante discente da UESPI: Iasmim Teresa.


O evento tem como principal objetivo promover um momento de qualificação profissional que visa sensibilização diante da construção da formação docente e da necessidade da ressignificação da profissão, além de fazer alusão ao dia do professor – comemorado em 15 de outubro – trazendo para debate temas desafiadores à luz das políticas de inclusão e que permeiam a prática docente.

Kátia Moura, Fabrícia Gomes e Helena Cristina -  professoras da UESPI de Picos e organizadoras do II Encontro em Educação

A professora Rita de Cássia Neiva Santos liderou a conferência de abertura com uma palestra animada, regada a música e o alto astral que é característica particular de“Cassi” – apelido que, segundo ela, foi dado pelo pai. O tema abordado por Rita na conferência foi “Docência: a construção de uma nova formação”.

Rita de Cássia/"Cassi"

Kátia Moura, coordenadora geral, falou em entrevista ao blog da UESPI a que deve tamanho sucesso no II Encontro em Educação: “O empenho e a paixão que nutrimos pelo tema foi refletido no sucesso do evento. Sempre tive uma grande vontade de trazer o tema (tecendo novos saberes e reflexões docentes) para debate com alunos e servidores da Educação”, explicou.

Kátia Moura

Helena Cristina, coordenadora do evento, agradeceu a divulgação tanto das comissões de organização (II, III e VII blocos do curso de Pedagogia) quanto dos colaboradores do projeto de extensão em Comunicação Social: “parabenizo a equipe de divulgação da UESPI de Picos, pois a comunicação foi fundamental para o sucesso do evento”, agradeceu.

Helena Cristina


Fabrícia Gomes, coordenadora do evento, resumiu em poucas palavras o sentimento que teve ao se deparar com o auditório lotado: “foi uma sensação de satisfação e dever cumprido, mas ao mesmo tempo também de desafio. Ver um auditório lotado nos deu a vontade de atrair ainda mais pessoas para debater a Educação”, falou.
Fabrícia Gomes
Confira mais fotos: