abril 28, 2017

I Seminário de Formação encerra com avaliação positiva dos participantes

O terceiro e ultimo dia do I Seminário de Formação – saberes e práticas na formação universitária, realizado pela comunidade acadêmica da Universidade Estadual do Piauí – campus de Picos, aconteceu nesta quinta-feira (27) e ofertou aos participantes presentes, uma programação variada. 
Participantes do terceiro dia de evento 
O evento, que faz parte do plano de gestão, buscou, ao longo de sua realização, estimular e promover o aprimoramento pedagógico contínuo do corpo docente universitário, bem como contribuir com o desenvolvimento de competências através da aquisição de conhecimentos, habilidades e atitudes, favorecendo assim, o bom desempenho dos cargos, funções e papéis dos servidores administrativos.
Dividido em dois momentos principais, o seminário trouxe, na parte da manhã, uma palestra ministrada pelo pró-reitor de extensão, assuntos estudantis e comunitários  Raimundo Dutra, que abordou as ações de extensão e assistência estudantil da UESPI, respondendo aos questionamentos de alunos e professores. Dutra falou também da importância de um evento como este para a universidade como um todo. Segundo ele, “eventos desse tipo são importantes porque a universidade é uma comunidade formada por diversos atores e esses atores precisam conhecer os processos e ações que ocorrem dentro da instituição, para que possam se inteirar, participar e propor ações”, disse ele.
Pró-reitor Raimundo Dutra
Ainda no primeiro momento, os servidores administrativos foram contemplados com uma palestra motivacional, proferida por Wedson Bezerra, que falou acerca dos motivos para ser feliz. 
Palestrante Wedson Bezerra
No período da tarde, a primeira palestra ficou por conta do pró-reitor de pesquisa e pós-graduação Geraldo Eduardo da Luz Junior, que apresentou ao corpo docente e discente da instituição, a pesquisa e a pós-graduação na UESPI. O pró-reitor destacou a importância dos cursos de graduação serem ministrados em cima do tripé ensino-pesquisa-extensão e afirmou que “em um primeiro momento, os alunos tem contato imediato apenas com o ensino, enquanto que a pesquisa e a extensão são de suma importância, pois complementam as habilidades e competências que as disciplinas passam para os acadêmicos. A pesquisa, especificamente, deve ser feita seguindo um método, chamado de método científico”, afirmou Geraldo. 
Pró-reitor Geraldo Eduardo da Luz
Encerrando as atividades do I Seminário de Formação, o Comitê de Ética e Pesquisa da Universidade Estadual do Piauí, representado pelos professores Maia e Luciana Saraiva, em visita ao campus, destacou a importância de se desenvolver a pesquisa corretamente. Segundo Maia, “a visita ao campus de Picos representa uma aproximação entre os comitês de ética e os campis da instituição. A ideia aqui é sensibilizar todo professor que é um potencial pesquisador a respeito da ética, visto que todo projeto de pesquisa hoje precisa estar atento às resoluções e as leis para que eles possam estar dentro dos critérios éticos exigidos”, falou.
Professor Maia, representante do Comitê de Ética e Pesquisa
Ao final, o diretor da instituição Evandro Alberto de Sousa, fez uma avaliação geral e positiva, destacando sua importância e afirmando que a proposta principal era discutir as práticas docentes e discentes, envolvendo também os técnicos servidores para que fosse discutindo melhorias tanto na forma interpessoal, quanto na forma de fazer sua rotina de trabalho. Segundo ele, “nós estamos satisfeitos e agradecemos a comissão organizadora e a todos que se empenharam e deram sua contribuição para que isso de fato acontecesse. Esse evento agora faz parte de um calendário semestral e sua proposta será reaplicada nos próximos semestres, durante esses próximos quatro anos, visto que faz parte de um plano de gestão e nós estamos apenas cumprindo”, disse.

Além do diretor Evandro, outros participantes avaliaram a realização do seminário de forma positiva e destacaram a importância de se construir mais eventos como este na instituição. 

Professores da Universidade Estadual do Piauí

Confira mais fotos:















abril 27, 2017

Palestras, mesas redondas e oficinas marcam segundo dia do I Seminário de Formação

Aconteceu, durante toda a manhã e tarde desta quarta-feira (26), na Universidade Estadual do Piauí – campus professor Barros Araújo, o segundo dia do I Seminário de Formação, organizado pela comunidade acadêmica da instituição, com a promoção de atividades diversificadas e ricas em conhecimento a todos os participantes. 
Participantes do I Seminário de Formação 
Palestras e mesas redondas voltadas para o público discente e docente da universidade marcaram o período da manhã, enquanto que no turno da tarde, houve a realização de debates e oficinas direcionadas a formação de professores e coordenadores da IES. 

A primeira palestra foi ministrada pela professora doutora Maria Carmem Bezerra, que abordou a importância do TCC na formação do graduando. Segundo ela, “o trabalho de conclusão de curso é de suma importância, pois possibilita, ainda que minimamente, a academia colocar em evidência a dimensão da pesquisa. Então isso para o discente é importante também, pois permite o aluno inicializar na pesquisa”, falou.
Professora Maria Carmen Bezerra
Uma mesa redonda proferida pelo professor doutorando em Filosofia Leandro Sardeiro e mediada pela Professora Maria Carmem, intitulada Pesquisa Científica, encerrou as atividades deste primeiro momento e despertou questionamentos entre os presentes no tocante ao tema debatido.
Professor Leandro Sardeiro e professora Maria Carmen Bezerra 
O segundo momento do evento iniciou apresentando aos docentes, coordenadores e técnicos administrativos, a forma correta de utilização do Sistemas4, sistema acadêmico online utilizado pela instituição, através de uma palestra proferida pela professora mestre Thaizi Helena e pela professora especialista Lilian Ruth, que buscaram esclarecer possíveis dúvidas quanto ao uso desse instrumento. Segundo Thaizi, “é sentido a necessidade de se falar sobre o sistema acadêmico utilizado na UESPI. Essa palestra é direcionada especificamente para os professores e coordenadores, pois mesmo a gente já trabalhando com o sistema acadêmico há três anos, percebemos que muitos professores incorrem em alguns erros”, afirmou ela.
Professoras Thaizi Helena e Lilian R

Ainda nesse momento, com dinâmicas voltadas aos professores e coordenadores da UESPI, a professora mestranda Ana Luísa Negreiros promoveu a execução de Oficinas Temáticas com o tema: Elementos didáticos para a prática docente do Ensino Superior, com o propósito de discutir alguns pontos relacionados à elaboração do plano de ensino, avaliando os conhecimentos prévios dos professores. Segundo Ana Luisa, “essa oficina foi elaborada como uma maneira de suprir as necessidades de visão que os professores devem ter em relação ao plano de ensino e a avaliação dos discentes”, falou.  
Oficina ministrada pela professora Ana Luisa 
Encerrando as atividades deste segundo dia, uma mesa redonda formada pelas professoras Fabrícia Gomes, Juliana Dias, Maria Carmen Bezerra e Kátia Moura trabalhou as relações interpessoais existentes, assunto importante e que deve ser discutido dentro de qualquer instituição. Segundo Fabrícia, “lidar com pessoas é muito prazeroso, ao mesmo tempo em que é complexo. E ai surge o questionamento: como lidar com pessoas, como entender a si mesmo para entender os outros e como trabalhar em equipe com outras pessoas para que possamos de fato, pensar em uma instituição que colabore para formação tanto humana quanto profissional dos indivíduos”, disse Fabrícia.
Mesa redonda formada pelas professoras Juliana Dias, Maria Carmen, Kátia Moura e Fabrícia Gomes
O evento tem continuidade durante todo o dia 27 com uma programação variada, voltada a alunos, docentes e demais servidores.  

Confira mais fotos:












abril 26, 2017

UESPI de Picos realiza I Seminário de Formação

Acontece nos dias 25, 26 e 27 de abril, na Universidade Estadual do Piauí – campus de Picos, o I Seminário de Formação, promovido pela comunidade acadêmica atendendo a solicitação de demandas dos professores, servidores e alunos.  O evento que faz parte do plano de gestão tem como objetivo, estimular e promover o aprimoramento das práticas de ensino, aprendizagem e melhoria na rotina funcional da UESPI. 

Mesa de honra / Foto: Queilan Teixeira 
O diretor da instituição, Evandro Alberto falou da importância do evento, dando ênfase a necessidade de se discutir a prática docente e discente, bem como, a gestão administrativa da própria universidade com quem faz diariamente a rotina da IES. “Sempre foi destacado em reunião, a necessidade de se conversar sobre a formação na universidade e esse projeto faz parte do plano de gestão da atual direção do campus, tendo como objetivo maior, discutir a formação docente, discente e também a questão da gestão pública que é um tema destinado aos técnicos servidores da universidade”, falou.
Evandro Alberto - Diretor da UESPI Picos / Foto: Queilan Teixeira
O evento contou com a participação do Reitor da Universidade Estadual do Piauí Nouga Cardoso, que destacou suas expectativas com a realização do evento: “a UESPI, campus de Picos, preparou para esse semestre letivo, uma acolhida, tanto para os novos alunos como para os veteranos, esse ciclo de debates e discussões que irão nortear o funcionamento da universidade, no tocante a questão acadêmica, como também na sua gestão administrativa, visto que a universidade é um todo integrado”, afirmou Nouga. 
Nouga Cardoso - Reitor da UESPI / Foto: Lucas Mendes
Em seu primeiro dia, o seminário contou com dois momentos e contemplou apresentações culturais, palestras, mesas redondas, oficinas e minicursos de grande conhecimento a todos os participantes. No período da manhã, a Professora Mestre, Lidenora de Araújo Cunha, ministrou uma palestra de abertura, trabalhando o Planejamento de Ensino: elemento norteador da prática docente, onde ela destacou a importância do planejamento do ensino na prática docente, afirmando que “discutir sobre o planejamento de ensino é discutir sobre uma ferramenta de fundamental importância em toda prática pedagógica e docente, visto que o planejamento está presente em nossas vidas em todo momento, quer seja na vida pessoal, quer seja na vida profissional”, falou.
Professora Lidenora Araújo / Foto: Queilan Teixeira 
Lidenora Cunha ministrou ainda uma palestra acerca das informações e esclarecimentos sobre o Estágio Supervisionado na UESPI. Ainda nesse primeiro momento, uma conversa voltada para os técnicos administrativos foi realizada pelo Professor Doutor, Helano Pinheiro, que abordou a importância de discutir e trabalhar a Gestão Pública.

No período da tarde, duas palestras encerraram o primeiro dia de evento. A primeira, ministrada pela Professora Doutora Eliene Maria Pierot, teve como tema: a Formação de Professores e a Avaliação da Aprendizagem: realidade, mitos e desafios. A última foi proferida pela Professora Doutora e Pró-Reitora da UESPI Ailma do Nascimento Silva, que destacou a importância da instituição para a formação profissional do Estado do Piauí.

Ainda no segundo momento do evento, em uma programação voltada para os servidores administrativos, o Professor Especialista Francisco Vicente de Lima, abordou a necessidade da ética no ambiente de trabalho, enquanto a Professora Mestre Ermínia Medeiros discutiu a importância de se trabalhar a gestão de conflitos dentro da instituição. Segundo ela, “discutir gestão de conflito é de toda importância, visto que a universidade é uma organização e toda organização não está isenta de conflitos internos de todas as ordens possíveis. A proposta é mostrar que cada colaborador por si só, já é um gestor de conflitos”, afirmou Ermínia.

O I Seminário de Formação da UESPI continua nos dias 26 e 27 com uma programação variada e rica em conhecimento a todos os participantes.

Confira mais fotos:

Foto: Queilan Teixeira
Queilan Teixeira
Queilan Teixeira 
Foto: Queilan Teixeira
Foto: Queilan Teixeira 
Foto: Queilan Teixeira 
Foto: Queilan Teixeira
Foto: Queilan Teixeira

Foto: Queilan Teixeira

Foto: Queilan Teixeira

Foto: Queilan Teixeira

Foto: Queilan Teixeira

Foto: Queilan Teixeira

Foto: Queilan Teixeira

Foto: Queilan Teixeira

Foto: Queilan Teixeira

Foto: Queilan Teixeira

Foto: Queilan Teixeira

Foto: Queilan Teixeira



 Foto: Queilan Teixeira




 Foto: Queilan Teixeira




Foto: Queilan Teixeira



Foto: Queilan Teixeira 

Foto: Queilan Teixeira 
Foto: Queilan Teixeira