abril 27, 2017

Palestras, mesas redondas e oficinas marcam segundo dia do I Seminário de Formação

Aconteceu, durante toda a manhã e tarde desta quarta-feira (26), na Universidade Estadual do Piauí – campus professor Barros Araújo, o segundo dia do I Seminário de Formação, organizado pela comunidade acadêmica da instituição, com a promoção de atividades diversificadas e ricas em conhecimento a todos os participantes. 
Participantes do I Seminário de Formação 
Palestras e mesas redondas voltadas para o público discente e docente da universidade marcaram o período da manhã, enquanto que no turno da tarde, houve a realização de debates e oficinas direcionadas a formação de professores e coordenadores da IES. 

A primeira palestra foi ministrada pela professora doutora Maria Carmem Bezerra, que abordou a importância do TCC na formação do graduando. Segundo ela, “o trabalho de conclusão de curso é de suma importância, pois possibilita, ainda que minimamente, a academia colocar em evidência a dimensão da pesquisa. Então isso para o discente é importante também, pois permite o aluno inicializar na pesquisa”, falou.
Professora Maria Carmen Bezerra
Uma mesa redonda proferida pelo professor doutorando em Filosofia Leandro Sardeiro e mediada pela Professora Maria Carmem, intitulada Pesquisa Científica, encerrou as atividades deste primeiro momento e despertou questionamentos entre os presentes no tocante ao tema debatido.
Professor Leandro Sardeiro e professora Maria Carmen Bezerra 
O segundo momento do evento iniciou apresentando aos docentes, coordenadores e técnicos administrativos, a forma correta de utilização do Sistemas4, sistema acadêmico online utilizado pela instituição, através de uma palestra proferida pela professora mestre Thaizi Helena e pela professora especialista Lilian Ruth, que buscaram esclarecer possíveis dúvidas quanto ao uso desse instrumento. Segundo Thaizi, “é sentido a necessidade de se falar sobre o sistema acadêmico utilizado na UESPI. Essa palestra é direcionada especificamente para os professores e coordenadores, pois mesmo a gente já trabalhando com o sistema acadêmico há três anos, percebemos que muitos professores incorrem em alguns erros”, afirmou ela.
Professoras Thaizi Helena e Lilian R

Ainda nesse momento, com dinâmicas voltadas aos professores e coordenadores da UESPI, a professora mestranda Ana Luísa Negreiros promoveu a execução de Oficinas Temáticas com o tema: Elementos didáticos para a prática docente do Ensino Superior, com o propósito de discutir alguns pontos relacionados à elaboração do plano de ensino, avaliando os conhecimentos prévios dos professores. Segundo Ana Luisa, “essa oficina foi elaborada como uma maneira de suprir as necessidades de visão que os professores devem ter em relação ao plano de ensino e a avaliação dos discentes”, falou.  
Oficina ministrada pela professora Ana Luisa 
Encerrando as atividades deste segundo dia, uma mesa redonda formada pelas professoras Fabrícia Gomes, Juliana Dias, Maria Carmen Bezerra e Kátia Moura trabalhou as relações interpessoais existentes, assunto importante e que deve ser discutido dentro de qualquer instituição. Segundo Fabrícia, “lidar com pessoas é muito prazeroso, ao mesmo tempo em que é complexo. E ai surge o questionamento: como lidar com pessoas, como entender a si mesmo para entender os outros e como trabalhar em equipe com outras pessoas para que possamos de fato, pensar em uma instituição que colabore para formação tanto humana quanto profissional dos indivíduos”, disse Fabrícia.
Mesa redonda formada pelas professoras Juliana Dias, Maria Carmen, Kátia Moura e Fabrícia Gomes
O evento tem continuidade durante todo o dia 27 com uma programação variada, voltada a alunos, docentes e demais servidores.  

Confira mais fotos: