março 20, 2015

Projeto visa implantar Programa de Mestrado na Uespi de Picos

A Universidade Estadual do Piauí - Campus de Picos reuniu na manhã de ontem (19), o corpo docente da Uespi, o pró-reitor de Pesquisa e Graduação, Geraldo Eduardo Luz,  o pesquisador Francisco Alves Lima, o diretor da instituição, Evandro Alberto, e  o superintendente da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico e Tecnológico (Sedet), Francisco das Chagas Sousa (Chaguinha), para discutirem projeto de financiamento e a implantação de programa de pós-graduação em nível de Mestrado na referida instituição de ensino.

O programa de Mestrado que deverá ser implantado na instituição em 2016 se volta para o desenvolvimento do Semiárido Piauiense, propondo novas tecnologias para os problemas vivenciados nesta região, bem como a interação com as comunidades no que diz respeito ao acesso à informação, dentre outros aspectos.


 O pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Geraldo Eduardo Luz, durante a discussão e desenvolvimento da proposta ressaltou como será organizado este programa Stricto Sensu destacando que o mesmo envolverá 20 professores doutores da Uespi oriundos dos mais diversos campus e cursos, assim como professores de outras IES que trabalham a temática do Semiárido, numa ideia de estudo interdisciplinar.

“A nossa ideia é desenvolver as potencialidades da região, uma região prioritária para o desenvolvimento econômico do Nordeste e do país, onde este desenvolvimento está atrelado ao desenvolvimento social. Esse programa de pós-graduação possibilita o desenvolvimento dessas potencialidades para que as mesmas se tornem benefícios para toda esta região”, disse Geraldo Eduardo Luz.


Geraldo Luz- Pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação
O professor de Química da Uespi Torquato Neto e diretor da Sedet, Francisco Alves (Chicão), ressaltou que Picos tem o potencial para alavancar a universidade “ aqui na Uespi de Picos temos um número significativo importantes de doutores nas mais diversas áreas, com grande potencial para fazer uma universidade de grande desenvolvimento para a região”, destacou o professor Chicão.

Após a formulação da proposta feita pelos professores, esta será encaminhada à Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Capes, para análise, e em caso de aprovação o Programa de Mestrado é então implementado na Uespi.

De acordo com Chaguinha o projeto também se destina a aquisição de equipamentos para os laboratórios de Biologia, Enfermagem e Agronomia “Já temos o edital aberto com algo em torno de 1 milhão de reais para começar e quem sabe podemos conseguir uma possível ampliação”, explicou o superintendente.

O diretor do Campus da Uespi de Picos, Evandro Alberto, destacou a importância da parceria firmada entre a Sedet  e a Uespi ressaltando o empenho do secretário da pasta, Deputado Nerinho e o Superintendente Chaguinha, que são de Picos “ a universidade tem cada vez mais avançado em Pesquisa e Extensão, e a possível implantação da proposta de Mestrado é um reflexo positivo deste avanço que conta com implantação da proposta de Mestrado é um reflexo positivo deste avanço que conta com o apoio de nossa reitoria e de nossos pró-reitores, num esforço coletivo para viabilizarem melhores dias para nossa IES”, concluiu o diretor Evandro Alberto.

Evandro Alberto- diretor da Uespi de Picos





março 17, 2015

Veteranos do curso de Comunicação Social realizam Semana do Calouro na Uespi de Picos

Os veteranos do curso de Comunicação Social da Universidade Estadual do Piauí – Campus de Picos estão realizando a Semana do Calouro, as atividades tiveram inicio ontem e se estendem até esta sexta-feira (20). O evento está acontecendo no auditório do novo campus, com palestras, grupos de discussão, oficinas, trote solidário entre outros trabalhos.

Calouros e veteranos da Uespi de Picos e  Faculdade Rsá

O primeiro grupo de discussão – {Des}construindo a informação contou com a presença dos professores e jornalistas Jailson Dias e Ruthy Costa, que trouxeram argumentos instigantes sobre as dificuldades enfrentadas pela classe jornalística para levar informação à sociedade. Outra questão abordada durante o debate, foi os entraves que vem desde um jornalismo comprado até abusos e agressões.

Professores e jornalistas - Jailson Dias e Ruthy Costa

Calouros, veteranos e professores da Uepsi de Picos e da Faculdade Rsá participaram do debate e aproveitaram para expor questionamentos e opiniões, bem como esclarecerem suas dúvidas.


















TCE promove XX Seminário de Formação de Controladores Sociais

O Tribunal de Contas do Estado do Piauí – TCE, através da sua Escola de Gestão e Controle, estará promovendo na cidade de Picos-PI, de 19 a 21 de março de 2015, a 20ª edição do Seminário de Formação de Controladores Sociais.
Trata-se da continuidade de uma série de eventos realizados anteriormente em outros municípios do interior do estado do Piauí, com expressiva participação da população e dos agentes públicos, tendo como objetivos aproximar o TCE da sociedade local e das cidades circunvizinhas, evidenciar a importância dos Conselhos Municipais para o desenvolvimento social, além de estimular a própria sociedade a acompanhar mais ativamente a gestão pública em suas atividades peculiares.
Os temas a serem abordados terão naturezas diversas, porém, interligadas e versarão sobre: estrutura e funcionamento do TCE; principais falhas em prestações de contas públicas; fortalecimento do controle da cidadania; atuação do Ministério Público de Contas; Regime Próprio da Previdência Social; Administração Tributária Municipal; Penalidades sobre irregularidades na execução de Contratos Administrativos; Processo Legislativo Municipal; e importância, estrutura e funcionamento dos Conselhos Municipais.
As inscrições devem ser feitas através do site http://www.tce.pi.gov.br/site/noticias-s/eventos-do-tce/2069 ou  poderá ser feita no dia do evento (19), a partir das 17h, no auditório da UFPI- Campus Picos, de forma gratuita.

Confira a programação:




Acadêmica de Pedagogia da Uespi de Picos fala da repercussão do seu vídeo no programa Encontro com Fátima Bernardes

“Eu acredito que a gente já nasce professor, eu acredito que eu nasci uma professora e isso é indiscutível”. Esta frase foi dita pela corajosa acadêmica do IV bloco do curso de Pedagogia da Universidade Estadual do Piauí, UESPI, Campus de Picos, Anne Alyne Brito Mendes, 18 anos, durante o programa da Rede Globo “Encontro com Fátima Bernardes”.

Anne Alyne foi convidada para participar do programa, após a incrível repercussão do vídeo que a mesma gravou, onde defende a profissão de professor e a sua paixão pelo curso, um desabafo emocionante. O vídeo já chegou a quase 93 mil visualizações.

A acadêmica explica que decidiu gravar o vídeo por conta do preconceito de muitas pessoas, por criticarem a sua escolha de ser professora “Tudo surgiu de uma revolta. Eu cansei de ouvir as pessoas me criticarem. No vídeo procurei expor argumentos que mostrassem que SIM, o professor é importante na construção da sociedade, o professor é importante na formação do indivíduo. Quando eu gravei o vídeo foi pensando nestas pessoas que me criticaram, e ao mesmo tempo mostrar pra elas que estavam erradas” afirmou Anne Alyne.

Uespiana Anne Alyne no programa Encontro com a Fátima Bernardes
A estudante da Uespi de Picos revela que a repercussão do seu vídeo e as discussões que geraram em torno dele, foi uma surpresa “A melhor sensação que tive foi ver que cada pessoa que curtiu, compartilhou pensava como eu. Eram pessoas que chegavam no bate-papo e diziam: [Nossa Anne eu me vi nas tuas palavras] [Meu pai queria que eu fizesse Direito em vez de Pedagogia]. A repercussão nunca imaginei que chegaria a este ponto”, declarou a acadêmica.

Anne Alyne com a professora Patrícia G. Nunes e a sua turma do IV bloco na nova sede da Uespi de Picos
Através do olhar da universitária percebemos o amor que ela tem pela profissão, o desejo de se tornar professora é tão grande que acaba com qualquer tipo de preconceito. Anne Alyne pretender ter experiência em sala de aula e sonha futuramente conquistar um mestrado e doutorado.

“A gente nasce professor, a gente não forma professor. Estou muito feliz, foi uma surpresa para mim pelo vídeo ter tido toda essa repercussão, e eu só tenho que agradecer as pessoas que curtiram, que compartilharam e contribuíram para o sucesso do vídeo”, concluiu Anne Alyne.

Anne e acadêmicos do IV na nova Uespi de Picos

Anne no programa Encontro da Rede Globo