março 20, 2018

II Seminário de Formação é realizado na UESPI de Picos

Discutir sobra qualidade de vida, bem estar e o melhoramento das relações pessoais e profissionais foi à proposta do II Seminário de Formação da UESPI que ocorreu na ultima sexta-feira (16), no auditório da Universidade Estadual do Piauí – campus professor Barros Araújo e contou com a participação de professores, técnicos administrativos e demais funcionários. 
Professores, Técnicos e Servidores no II Seminário de Formação
Coordenado pelas professoras Fabrícia Gomes e Thaizi Helena Luz, e realizado em parceria com a direção do campus e as diferentes coordenações, o evento teve como objetivo uma discussão voltada à saúde dos vários profissionais que compõem a instituição, perpassando temas como alimentação, condicionamento físico, sono e estresse. 

Fabrícia Gomes, professora mestre da UESPI, falou a respeito da organização do seminário e sobre o que foi preparado pros participantes nesta segunda edição. “Esse ano nós nos propusemos a falar sobre qualidade de vida envolvendo saúde, alimentação, esporte, entre outros assuntos e procuramos escolher o tema democraticamente através de uma reunião com coordenadores, onde lançamos a proposta de que esse ano seria diferente. Procuramos abordar esse assunto justamente por compreender que antes de sermos professores e servidores, somos pessoas e seremos profissionais melhores se cuidarmos mais do nosso corpo e da nossa mente”, disse Fabrícia.

Com uma programação voltada para a discussão em torno da qualidade de vida do ser humano, o II Seminário de Formação contou com a realização de conferências, mesas redondas e dinâmicas e trouxe profissionais capacitados para conversar sobre diferentes assuntos. Além disso, contou ainda com a realização de procedimentos voltados a saúde das pessoas como vacinação, triagem e exames de glicemia.
Mesa de procedimentos voltados à saúde dos servidores
Dividido em dois horários distintos, a parte da manhã trabalhou a Saúde do Professor: uma questão de prioridade, através da palestra da fisioterapeuta Gilsânia Bezerra; e trabalhou ainda temas como Exercício Físico e Saúde, conferência ministrada pela professora Renata Batista e Estresse, Saúde e Sono: diálogos sobre a qualidade profissional, palestra proferida pela psicólogo e professor Renato Mendes. 

O período da tarde abordou Diálogos sobre Saúde, conferência trabalhada por uma equipe do Núcleo de Assistência a Saúde da Família (NASF) da cidade de Dom Expedito Lopes e Discussões em torno da utilização do sistema professor online e a importância do cumprimento dos prazos no registro do diário, palestra proferida pelo professor Maurício Rêgo. Motivação Profissional foi o tema da ultima conferência do II Seminário de Formação, ministrada pelo professor Wedson Bezerra. 

Professora mestre e profissional de Educação Física, Renata Batista falou acerca da necessidade de se discutir a pratica de atividades físicas entre profissionais da universidade visando uma qualidade de vida melhor. Segundo ela, “trata-se de uma iniciativa de suma importância por parte da organização do evento, pois vemos que é um problema mundial onde as pessoas encontram-se cada vez mais sedentárias e nesse momento, o nosso intuito é conscientizar para que cada um possa fazer a sua parte individualmente buscando saúde e bem estar”, afirmou Renata.
Professora Mestre Renata Batista 
Janaína Alvarenga, professora doutora e diretora da UESPI Picos destacou sua satisfação em relação à organização do II Seminário de Formação e aproveitou a oportunidade para parabenizar a equipe responsável. De acordo com ela, a realização deste estava entre uma das propostas de campanha e o desejo era de que a cada início de semestre letivo, fosse realizado buscando integração entre discentes, docentes e demais servidores.  
Janaína Alvarenga, professora mestre e diretora da UESPI Picos
Confira mais fotos: 






























março 19, 2018

UESPI de Picos divulga edital para Programa de Monitoria Remunerada e Não Remunerada

A Universidade Estadual do Piauí - campus professor Barros Araújo torna público o Edital 001/2018, onde declara aberto as inscrições para o Programa de Monitorias Remuneradas e Não Remuneradas para o primeiro semestre letivo de 2018, conforme Resolução CEPEX Nº 15/2011 de 13/05/2011.

Foto: ASCOM
O Edital tem por objetivo, a inscrição de alunos matriculados regularmente a partir do 3º bloco em disciplinas já cursadas e aprovadas sob média 8.0, além de oportunizar o desenvolvimento de habilidades inerentes à carreira docente e o aprofundamento de conhecimentos teóricos e práticos.

As inscrições para o programa são gratuitas e começam nesta segunda-feira (19), se estendendo até o dia 23 e podendo ser realizadas diretamente com o coordenador de cada curso. Para se inscrever, o candidato à vaga deve se apresentar munido dos seguintes documentos:

- Formulário de inscrição devidamente preenchido sem abreviar nomes (Anexo I);

- Cópia do histórico escolar atualizado;

- Cópias do RG e CPF;

- Declaração de disponibilidade de carga horária para o exercício das atividades de monitoria e de que não está exercendo atividades de estágio não-obrigatório (Anexo II).

Para maiores informações, confira aqui o edital: