julho 29, 2017

Curso de Pedagogia da UESPI promove terceira edição do Café Inclusivo

Por: Fabiana Santos

A terceira edição do Café Inclusivo aconteceu na tarde desta sexta-feira (28), na Universidade Estadual do Piauí - campus professor Barros Araújo. O evento é uma parceria do Grupo de Estudos em Educação Inclusiva com os cursos da universidade e dessa vez, a temática abordada foi Educação Física e Inclusão: Um movimento possível.
Participantes do III Café Inclusivo
O projeto é coordenado pelas professoras Fabrícia Gomes e Kátia Moura e tem como objetivo, promover discussões sobre a inclusão escolar e social. Nessa edição, o curso de Educação Física ficou responsável pela discussão de temas importantes acerca da inclusão, sendo mediado pelas professoras Nélida Amorim da Silva, Renata Batista dos Santos Pinheiro e Patrícia Ribeiro Vicente.

O encontro iniciou com apresentações de vídeos reflexivos sobre o tema e seguinte a isso, a professora mestre Patrícia Ribeiro deu continuidade mostrando a evolução da sociedade no que envolve o estudo para inclusão na área física de pessoas portadoras de necessidades especiais. 
Patricia Ribeiro, professora mestre do curso de Educação Física
Para exemplificar a vivencia na sala de aula com crianças portadoras de necessidades, a professora Nélida Amorim deixou sua palestra por conta dos alunos para que eles compartilhassem as experiências do primeiro estágio em turmas com criança especiais. 
Professora Nélida Amorim
A acadêmica Anajara Nougueira do curso de Educação Física, falou dos desafios enfrentados durante o estágio para exercitar a inclusão entre todos os alunos independente de possuírem ou não alguma deficiência. Ela ressaltou a importância de abrir a discussão da inclusão para todos os cursos da UESPI, afirmando que “reunir os cursos para trabalhar juntos em prol do mesmo bem, fazer essa interação e saber o que cada um está fazendo dentro seu curso para a formação de profissionais que irão atuar nessa área é de suma importância para que possamos manter uma parceria no ensino”, disse ela.

Renata Pinheiro, mestre no campo da Educação Física, destacou em sua palestra, o uso de dinâmicas para socializar e interagir, mostrando diversas maneiras de trabalhar a inclusão por meia de músicas e danças, oferecendo maior integração, fazendo com que aconteça essa relação social entre as pessoas com necessidade e a sociedade como um todo.
Renata Pinheiro, professora do curso de Educação Física
O evento contou com a presença de acadêmicos do curso de Letras/Libras, da Universidade Federal do Piauí. Também participaram os estudantes de Pedagogia - modalidade PARFOR, da UESPI de Valença do Piauí, que foram convidados pela professora Fabrícia, ministrante da disciplina de educação especial e que viu no encontro do Café Inclusivo, a pertinência da temática para agregar conhecimento a esses futuros profissionais da Educação.

Fabrícia Gomes, professora e idealizadora do projeto também mencionou a necessidade de ampliar a discussão do tema dentro da universidade, mostrando que a inclusão está em todas as relações sociais e que precisa realmente ser colocada em prática.
Professora Fabrícia Gomes

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julho 27, 2017

Estudantes da UESPI apresentam peças teatrais adaptadas

Por: Fabiana Santos

Os acadêmicos do terceiro período do curso de licenciatura em Educação Física da Universidade Estadual do Piauí - campus professor Barros Araújo, realizaram, nessa quarta-feira (26), no auditório da instituição, encenações de peças teatrais infantis adaptadas.
Professora e acadêmicos em encenações de peças infantis

Os espetáculos tinham como objetivo, trabalhar a prática pedagógica voltada para o ensino infantil, enfatizando as artes cênicas e inserindo dentro das histórias, reflexões acerca da importância do respeito, companheirismo, perdão, entre outros. Foram apresentados pelos estudantes, as peças baseadas nas histórias de Chapeuzinho Vermelho, Cinderela, Joãozinho e Zezinho e os Saltimbancos.

A professora da disciplina Nélida Amorim, acrescentou que a atividade desenvolvida no evento será também levada pelos estudantes às escolas públicas do município de Picos, dando a oportunidade das crianças participarem desse ensino diferenciado.
Professora Nélida Amorim

A estudante Luana Cristina ressaltou a escolha de encenar a peça teatral da Chapeuzinho Vermelho adaptada para a temática de higienização bucal. Segundo ela, “é uma forma de alertar as crianças em relação a saúde da boca através do lúdico, porque as peças são expostas de uma forma divertida, que chamam a atenção deles”, disse Luana.

Uma das apresentações teve como foco, o resgate da peça Saltimbancos, onde o grupo responsável pela encenação destacou a importância do cuidado e respeito para com os animais. Marcos Vinicius, acadêmico do terceiro período de Educação Física e idealizador da apresentação, mencionou que “a ideia principal da peça é ensinar as crianças a importância de respeitar não só os animais, mas também o próximo”, disse Marcos.  

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