junho 19, 2019

IV Jornada Literária promove grande participação dos alunos na UESPI de Picos

Por Leo Leal 

A Universidade Estadual do Piauí, campus Professor Barros Araújo, promoveu nesta terça (18) a IV Jornada Literária. O evento é organizado pelo GELLP (Grupo de Estudos e Pesquisa em Literaturas de Língua Portuguesa) do curso de Letras Português e consiste na apresentação das pesquisas em Literatura desenvolvidas pelos alunos durante o semestre.

A primeira atração da programação foi o lançamento do livro “Mulheres de Letras”. A obra conta com a participação da professora da UESPI, Mônica Gentil, juntamente com colegas de um grupo de estudos da Universidade Federal do Ceará (UFC).  A docente, que faz parte da organização da Jornada desde a primeira edição comentou sobre a alegria de ver as produções dos alunos. “Começamos apenas com um pequeno seminário do GELLP, que é o nosso grupo de estudos e já chegamos esse ano à IV edição da Jornada, fico feliz por isso. E a minha maior satisfação é ver o envolvimento, o interesse dos alunos em produzir pesquisas em Literatura, explicou”. 

Professora Mônica Gentil. Foto: Leo Leal

Os discentes do VI bloco deram sequência à ocasião com a apresentação teatral “Chapeuzinho Vermelho x Chapeuzinho Amarelo”. Depois de trazer em forma de teatro essas duas obras de sucesso, a mesma turma ainda discutiu sobre Literatura Contemporânea e Metodologia de Ensino, numa mesa temática. 

Em seguida, foi a vez dos alunos do IV período, com a sessão de comunicação: “África, Brasil e Portugal: unidos pela história e pela cultura”. A aluna Amanda Araújo, que participou do bate-papo e também colaborou com o cerimonial do evento, falou sobre a importância do momento. “É muito bom apresentar nossas pesquisas produzidas no semestre, faz o aluno ir além, despertar mais dentro do ambiente acadêmico, tem sido muito enriquecedor participar mais uma vez”, pontuou. 

Amanda (primeira da direita para esquerda) com seu grupo após apresentação. Foto: Leo Leal

Após a sessão, foi apresentado mais um teatro: “A aula de horizontologia de Clara Luz” – a importância da relação horizontal entre professor e aluno na educação escolar, produzido pelo VI bloco. Os discentes “mais novos” também participaram; O II promoveu o DEBATE LITERÁRIO E FILOSÓFICO ORIENTADO: Metamorfose, de Kafka. Logo após, foi exibido pelo VII período, um filme documentário sobre O. G. Rêgo; O.G: uma viagem incompleta.

O professor da UESPI e também organizador, Vivaldo Simão, finalizou o evento com uma apresentação musical.

A organização da IV Jornada Literária foi dos professores e alunos: Adnaid Moura Rufino, Francisco Stefano Ferreira dos Santos, Mônica Maria Feitosa Braga Gentil e Vivaldo Ferreira Simão; Amanda de Araújo Carvalho, Brenda Neftali Sousa Costa, Edna Maria de Sousa Cunha, Gabriela de Sousa Macedo, Giancarlo de Lima Santana, Janiele Pereira Nascimento, Marilene da Conceição Silva, Maria Alice de Carvalho Sousa, Maurício Antônio Rufino e Poliana Ferreira da Cruz Samara Leal Barroso. Os participantes ganharam certificação de 10 h/a, participaram do sorteio do livro “Mulheres de Letras” e do Coffe-Break após o termino da programação. 










junho 17, 2019

Campus de Picos promove IV Jornada Literária nesta terça (18)

A Universidade Estadual do Piauí (UESPI) promove nesta terça-feira (18), de 14h às 21h, no campus Prof. Barros Araújo, a IV edição da Jornada Literária, com o tema Interdisciplinaridades Literárias. Organizada pelo GELLP (Grupo de Estudos e Pesquisa em Literaturas de Língua Portuguesa) do curso de Letras Português, a Jornada consiste na apresentação das pesquisas em Literatura desenvolvidas pelos alunos de Letras.

Além das sessões de comunicação, o evento conta com mesas temáticas para discutir obras, debates literários e filosóficos, apresentação teatral, exibição de filme, show musical e o lançamento do livro “Um livro de interpretação literária: Mulheres de Letras”, produzido pela Profª Mônica Gentil, também organizadora do evento. Segundo ela, o evento visa promover a integração entre os professores e estudantes dos cursos de Letras e de outras instituições, criando espaços de socialização da produção acadêmico-científica na área de Literatura e Ensino.


As principais temáticas desta edição serão: a Literatura Contemporânea e a sua Metodologia de Ensino. Haverá uma comparação histórica e cultural das Literaturas Africana, Brasileira e Portuguesa e uma encenação da aula de horizontologia de Clara Luz, com o intuito de mostrar a importância da relação horizontal entre o professor e o aluno na educação escolar.

Gabriela Macedo, aluna do 4º período de Letras Português e uma das organizadoras do evento, afirma que a Jornada é de extrema importância, pois, segundo ela, é enriquecedor conhecer diferentes obras da Literatura Brasileira e também de outras países. “Isso faz com que o nosso conhecimento de mundo se amplie. Nós acreditamos muito que quando uma obra é compartilhada através de uma boa conversa, com uma excelente explicação, falando do que ela se trata, pode fazer com que as pessoas se interessem mais em conhecê-la, em ter acesso ao livro e assim despertar o hábito da leitura”, pontua.

As inscrições para a Jornada seguem até o início do evento e custam R$ 5,00, podendo ser realizadas presencialmente na coordenação de Letras Português da instituição ou através do site do evento. O encontro conta com certificação de 10h.

Confira a programação

Fonte: Assessoria de Comunicação- UESPI