julho 02, 2014

Novo Campus da Uespi de Picos é inaugurado

Depois de muitos anos de espera, a Universidade Estadual do Piauí (UESPI), Campus de Picos, agora possui uma nova sede, que foi inaugurada na tarde desta última quarta-feira (02). Estavam presentes na solenidade a comunidade acadêmica, professores, técnicos, servidores, DCE, alunos da Uespi de Picos, as autoridades políticas e a sociedade em geral.

O novo campus tem capacidade para receber mais de três mil alunos, possui uma estrutura com 24 salas de aula, dois laboratórios de informática, laboratórios de ciências contábeis e enfermagem; biblioteca, auditório, ginásio poliesportivo entre outros espaços. Para o reitor da Uespi, Nouga Cardoso a entrega do novo campus é histórica " essa é a realização de um sonho antigo, de toda a comunidade acadêmica. Recebemos um prédio moderno que certamente será uma referência para todo o Estado", afirmou o reitor da Uespi, Nouga Cardoso.


O governador Zé Filho (PMDB) e toda a sua comitiva visitou as dependências do novo prédio e ainda ouviu os representantes do DCE da Uespi de Picos, como também ex-alunos da instituição que fizeram parte do movimento SOS Uespi. O diretor de planejamento do DCE, Lukas Lopes e demais alunos, fizeram algumas reivindicações, como melhoramento estrutural da universidade, urgência na contratação de professores entre outros pontos.  As reivindicações foram ouvidas, e o governador Zé Filho, prometeu encaminhar um ofício para o DCE.

Para o diretor do campus de Picos, Evandro Alberto, a inauguração da nova sede, representa a concretização de um sonho " Foram mais de vinte anos de expectativa para receber um prédio próprio para nossa universidade. Agora a universidade começa uma nova caminhada e nós queremos ampliá-la cada vez mais", finalizou o diretor da Uespi de Picos, Evandro Alberto.































julho 01, 2014

Curso de Licenciatura Plena em Ciências Biológicas da UESPI Realiza I Mostra de Prática Pedagógica

Por: Cleidiane Almeida

O curso de Licenciatura Plena em Ciências Biológicas reuniu nesta última segunda-feira (30), no auditório da Universidade Estadual do Piauí – Campus de Picos, localizado no bairro Junco, professores, alunos e demais participantes de outras instituições, para a I Mostra de Prática Pedagógica, que teve como tema: Educação no seminário: observações e intervenções em foco.

Estavam presentes no evento o professor Wagner Rogério, vice-diretor da Uespi de Picos, a coordenadora do curso de Biologia, Mara Danielle Silva do Carmo, a professora Carla Mayane e a professora Daniela Grangeiro, supervisoras do evento e demais convidados.


Foram realizadas pela manhã palestras ministradas pelas professoras Melise Pessoa e Helena Cristina. À tarde, foram apresentados trabalhos desenvolvidos por alunos da UESPI. O evento socializou trabalhos de investigação na educação, desenvolvidos por alunos e profissionais da licenciatura em geral.


Segundo a organizadora do evento, professora e coordenadora do Curso de Biologia Mara Danielle Silva do Carmo “o objetivo do evento foi incentivar primeiramente, os alunos a pensar na atividade docente que eles vão exercer no futuro, e a prática pedagógica em sala de aula. Com este encontro, optamos por fazer com que eles divulgassem os trabalhos das disciplinas de práticas pedagógicas que eles desenvolvem ao longo de todo curso”, explica.


As práticas pedagógicas começam no II e vão até o V período e alguns blocos estendem até o VI bloco, no intuito de envolver e incentivar os acadêmicos na produção de trabalhos científicos. 
















Novo Campus da Uespi de Picos será inaugurado amanhã (02)

Há anos que a comunidade Uespiana luta e sonha por uma nova sede, amanhã (02) a partir das 11h, este sonho será concretizado, finalmente o novo prédio da Universidade Estadual do Piauí, Campus de Picos, será inaugurado.

De acordo com o diretor do Campus de Picos, Evandro Alberto, as obras chegaram a reta final “ A inauguração do novo prédio foi determinada pelo governador Zé Filho e assim nós que representamos a Universidade Estadual do Piauí receberemos o governador e toda a sua equipe, assim como a administração superior da instituição”, explica Evandro Alberto.
(Novo Prédio da Uespi de Picos)

Ao longo desta batalha vários equipamentos já foram adquiridos para mobília do prédio, como cerca de 70 computadores e outros materiais. De acordo com Evandro Alberto o que está acontecendo é fruto de uma luta árdua do movimento SOS Uespi, de alunos, professores, servidores, das direções anteriores, e da atual direção, juntamente com o reitor Nouga Cardoso e a vice-reitora Bárbara Olímpio e dos pró-reitores que tomaram conta das articulações em prol da UESPI.

(Diretor da Uespi de Picos- Evandro Alberto)
  
“Então tudo é um conjunto, para que isto pudesse se realizar, é uma luta de muito tempo atrás. Manifestamos nesse momento nossa alegria e aproveitamos para convidar a sociedade para conhecer nossa universidade que está muito bonita, venha ver a casa onde seu filho vai estudar, este é o chamativo que fazemos”, conclamou o diretor do Campus, Evandro Alberto.