agosto 11, 2017

II bloco de Educação Física promove Feira de Anatomia do Exercício Físico

Organizada pelos alunos do II período do curso de licenciatura em Educação Física da Universidade Estadual do Piauí – campus professor Barros Araújo, a Feira de Anatomia do Exercício Físico que está em sua terceira edição, aconteceu na tarde desta quinta-feira (10) e desta vez, foi realizada na Unidade Escolar Coelho Rodrigues, escola da rede pública estadual sediada na cidade de Picos. Coordenado pelos professores Dênis Costa e Nélida Amorim, o objetivo principal do projeto é levar conhecimento e informação sobre o corpo humano e seu funcionamento às pessoas.
Alunos em apresentação
Os alunos dividiram-se em grupos e cada grupo ficou responsável por trabalhar em estande, um tema diferente, abordando basicamente os sistemas que compõem o organismo humano, sendo eles: sistema endócrino, sistema reprodutor, sistema urinário, sistema sensorial, sistema circulatório, sistema respiratório, planos e eixos, sistema tegumentar, sistema digestivo, sistema muscular e sistema esquelético.     

O professor da disciplina de anatomia Dênis Costa, falou sobre a ideia de organizar uma feira para expor o que foi trabalhado em sala de aula e levar as pessoas, mais informação. Segundo ele, “a feira de anatomia acontece a três anos consecutivos e o proposito da disciplina é a gente fechar levando conhecimento a todos. O principal objetivo da feira de anatomia é repassar para os outros, aquele conhecimento adquirido e dedicado ao estudo do corpo humano”, disse ele. 

Bem recepcionados pela comunidade acadêmica da Unidade Coelho Rodrigues, os estudantes da UESPI puderam interagir com os alunos da escola através de falas, desenhos, figuras e demonstrações, abordando as diferentes funções do corpo humano e sanando as possíveis dúvidas existentes. 
Estudantes explicando o funcionamento do sistema respiratório 
Aluna do II período de Educação Física, Rauena Paiva é uma das organizadoras da feira e falou da importância em promover eventos deste poste, levando conhecimento e o nome da universidade a todos: “uma feira de anatomia como esta é uma surpresa para o público de fora, já que muitos têm o preconceito em achar que nós apenas jogamos bola e nós fazemos além disso. Para nós, alunos da UESPI, essa feira representa um conhecimento imenso e uma satisfação em poder repassar para os outros, fora dos muros da instituição, aquilo que aprendemos”, falou Rauena.  

Confira mais fotos:



















Estudantes de Enfermagem promovem encerramento do projeto de pesquisa desenvolvido na UBS Belinha Nunes II

Os estudantes do VI período do curso de Enfermagem da Universidade Estadual do Piauí – campus professor Barros Araújo, juntamente com a professora mestre Mariluska Oliveira, realizaram, na tarde desta quinta-feira, o encerramento do projeto de pesquisa em Saúde da Criança e do Adolescente, realizado na Unidade Básica de Saúde (UBS) Belinha Nunes II.
Professora Mariluska, alunos e membros da UBS
As atividades do projeto trabalharam durante todo o semestre letivo de 2017.1, a saúde da criança e do adolescente através do programa de visita domiciliar realizada nas residências do bairro, onde os alunos puderam desenvolver a puericultura – conjunto de noções e técnicas voltadas para o cuidado médico, higiênico, nutricional, psicológico, entre outros de crianças e adolescentes desde o período gestacional até a puberdade – acompanhados da equipe da unidade constituída por enfermeiras e agentes comunitários de saúde. 

O projeto de acompanhamento foi idealizado por Mariluska que, além de professora, é enfermeira especialista em pediatria e que há algum tempo, já realiza pesquisas nessa UBS, voltadas, sobretudo, para a saúde de crianças e adolescentes. Ao ministrar a disciplina em sala de aula, a professora uniu a teoria e a prática, inserindo os discentes no projeto e levando-os a conhecer a realidade do bairro através das visitas de casa em casa. 

Segundo a professora, “a ideia principal é vivenciar uma realidade até então desconhecida. Os alunos foram bem recebidos a cada visita e nosso propósito principal era justamente esse, proporcionar a experiência da visita domiciliar através da disciplina estudada em sala de aula”, disse ela. 

Yonara Holanda, enfeira responsável pela Unidade Básica, falou do acolhimento para com os estudantes e a importância do projeto desenvolvido no sentido de colaborar com a promoção da saúde no bairro. “Essa parceria entre universidade e atenção básica de saúde é sempre muito bem vinda. Desde o primeiro contato, a professora e seus alunos foram bem recebidos para que a gente pudesse firmar essa parceria no sentido de ser ajudados, já que eles contribuem com o nosso serviço. A proposta desenvolvida é maravilhosa, visto que o intuito principal é levar o cuidado para dentro do domicilio”, falou Yonara.
Yonara Holanda, enfermeira da UBS Belinha Nunes II
O encerramento do projeto contou com brincadeiras, dinâmicas, lembrancinhas e um lanche oferecido às crianças, seus responsáveis e os membros da Unidade, tudo preparado pelos estudantes e pela professora no sentido de agradecer a receptividade dos moradores do bairro e a ajuda oferecida pelos funcionários da UBS.  

A acadêmica de enfermagem Fabrícia Dantas, destacou a importância da realização de projetos como esse e avaliou a experiência vivida, ressaltando que: “trata-se de uma experiência maravilhosa trabalhar com criança que é um ser humano tão inocente e traz muita alegria e descobrir muitas coisas ao lado dessa professora que para mim, é sem palavras, tornou a experiência ainda melhor”, afirmou a estudante. 
Fabrícia Dantas e amiga em agradecimento pela receptividade
Confira mais fotos:















agosto 09, 2017

Estudantes de Educação Física promovem Mini Torneio de Handball na UESPI

Aconteceu, na noite desta terça-feira (08), na quadra poliesportiva da Universidade Estadual do Piauí – campus professor Barros Araújo, o Mini Torneio de Handball, disputado por quatro times diferentes. O evento que faz parte da disciplina de Handball, ministrada pelo professor Ariel Custódio, é uma continuação de edições anteriores e foi realizado pelos alunos do segundo período do curso de licenciatura em Educação Física.
Comissão Organizadora 
A mesa de honra foi composta pelo diretor da UESPI Evandro Alberto de Sousa; pelo coordenador do curso de Educação Física, Glauber Castelo Branco; e pelos professores do curso, Ariel Custódio e Onildo Junior. 
Mesa de Honra 
O professor responsável pela disciplina Ariel Custódio, falou da experiência em aliar teoria e prática, proporcionando aos alunos exercer em campo, aquilo que foi aprendido em sala de aula. Segundo ele, “essa atividade é uma prova definitiva daquilo que foi ministrado nas aulas teóricas, caracterizando-se como o ápice da prática. E eu considero de toda importância disciplinas práticas do curso de educação física terminarem com eventos como este, por se tratar de uma forma de trabalhar aquilo que possivelmente será encontrado no caminho profissional”, disse ele.
Professor Ariel Custódio 
Após a abertura, a noite seguiu com a realização de dois jogos, disputados por quatro times diferentes. A partida disputada pelas mulheres teve os times Black Cats (visitantes) e EDF – UESPI – Girl (UESPI) em campo e finalizou em empate, entregando o troféu a uma equipe e as medalhas a outra. Já a disputa entre os times masculinos Veteranos Futebol Clube (time composto por outros cursos e períodos) e Halter(ados) (UESPI) entregou o troféu aos Veteranos Futebol Clube, time campeão. 

A estudante e membro da comissão organizadora Sade Danatta Rezende, destacou a importância de se promover torneios como este na instituição, como uma maneira de incentivar o esporte. De acordo com Sade, “é de suma importância, visto que a gente vê que o esporte hoje em dia é meio defasado e como nós somos estudante de educação física, temos sempre que está buscando promover o esporte tanto dentro da universidade, como fora”, afirmou ela. 

Evandro Alberto de Sousa, diretor da universidade, ressaltou sua satisfação para com a realização de eventos como este e refletiu a importância do esporte dentro das instituições de ensino. O diretor aproveitou a oportunidade ainda para parabenizar os organizadores e o professor responsável pela iniciativa. 
Diretor Evandro Alberto 

Confira mais fotos: