novembro 15, 2017

IX Semana de Agronomia é realizada na UESPI de Picos

Incluída dentro das ciências agrárias, a Agronomia atua como um campo multidisciplinar que inclui subáreas aplicadas às ciências naturais, exatas sociais e econômicas que trabalham em conjunto visando aumentar a compreensão da agropecuária e melhorar as práticas agrícolas e zootécnicas por meio de técnicas e tecnologias em favor de uma otimização da produção. Conversar sobre essa área representa uma oportunidade concreta de troca de experiências e conhecimentos, oportunizando uma relação harmoniosa e benéfica entre a comunidade acadêmica e a população em geral. 
IX Semana de Agronomia da UESPI 
Diante disso, com o intuito de comemorar os 15 anos de existência do curso de Engenharia Agronômica da Universidade Estadual do Piauí – campus professor Barros Araújo, discentes e docentes da instituição, em parceria, realizaram, recentemente, a IX Semana de Agronomia da UESPI: 15 anos semeando conhecimento no semiárido. 

Essa semana atua como um evento técnico cientifico que comunga as mais variadas experiências e informações relacionadas à área agronômica, proporcionando aos alunos participantes, um aprendizado de forma diferenciada. 

O ex-aluno e engenheiro agrônomo Alan Michel G. Bonfim ressaltou a importância da existência do curso de Engenharia Agronômica no semiárido. De acordo com Alan, “o curso é de grande importância na região de Picos e em todo o semiárido visto que, por vivermos em região como essa, precisamos de técnicas voltada para a convivência. O produtor rural ainda não tem a capacidade de ver que as chuvas são escassas e ele tem que produzir com pouca água. Diante disso, a agronomia aqui é vista com bons olhos se faz fundamental, utilizando essas técnicas que ajudam a produzir e a criar com os poucos recursos que temos”, falou. 
Alan Michel, ex aluno do curso de Agronomia da UESPI
A mesa de honra do evento foi composta pela representante do corpo docente da UESPI, professora doutora Mariluska Macedo de Deus; pelo professor doutor e coordenador do curso de Agronomia, Renato Santos; pela professora doutora Gynna Silva Azar; pela acadêmica do curso e representante do corpo discente, Rosângela Maria Leal; pelo ex aluno e engenheiro agrônomo, Alan Michel Bonfim; e pelo também ex aluno e engenheiro agrônomo, inspetor chefe do CREA – Picos, Alexandre Magno Junior. 

Com uma programação dividida em apresentações culturais, palestras, mesas redondas e minicursos, a IX Semana de Agronomia teve como objetivo, permitir a apresentação e a discussão ampla e participativa de propostas em tono de temas relacionados à área agronômica entre publico alvo e palestrantes renomados.  

Renato Santos, coordenador do curso e professor membro da comissão organizadora, falou acerca da realização do evento e da programação oferecida aos participantes. Segundo ele, “a programação foi pensada voltada para os ex-alunos que se formaram na nossa instituição e hoje são profissionais atuantes no mercado marcando presença em vários setores do agronegócio. Pensamos em algo que pudesse comemorar os 15 anos do curso, contemplando tanto os discentes que temos hoje, como os que por aqui passaram”, disse ele. 
Renato Santos, professor e coordenador do curso de Agronomia
Com três dias de atividades, a IX Semana de Agronomia apresentou, em um momento inicial, a mesa redonda Importância do Curso de Agronomia no Semiárido, composta pelo engenheiro agrônomo Alan Michel G. Bonfim; pelo engenheiro agrônomo e inspetor chefe do CREA Picos, Alexandre Magno Junior e pelo professor doutor Francisco Reinaldo Leal. Apresentou ainda, a mesa redonda Programas que atuam no Semiárido Piauiense, com a participação dos engenheiros agrônomos Alexandre Magno Junior – do programa Sertão Empreendedor e Antônio José da Costa Oliveira – do programa Viva Semiárido. 
Mesa Redonda
No período da tarde, o advogado, professor e ex-secretário de Meio Ambiente de Picos Glauber Silva, proferiu a palestra Legislação Ambiental e Cadastro Ambiental Rural juntamente com o engenheiro agrônomo Jackson Rômulo Araújo. Uma mesa redonda composta pelo coordenador da UGT – Picos, Raimundo Azevedo e pelo engenheiro agrônomo Girlan Elton Costa Silva abordou o Uso e Conservação da Agua e do Solo no Semiárido. 

O segundo dia de atividades contou com a realização de minicursos diversos que trabalharam temáticas como: ovinocapricultura, cajucultura, criação e manejo de abelhas, uso racional de defensivos agrícolas, entre outros; e foram ministrados por profissionais renomados e especializados nas áreas. Finalizando a IX Semana de Agronomia da UESPI, alunos e professores aproveitaram a oportunidade para comemorar também os 15 anos de existência do curso na instituição. 

A acadêmica do 9º período de agronomia, Flávia Torres, falou acerca da contribuição do curso tanto para sua vida acadêmica, quanto profissional e pessoal. “Minha turma é composta por 15 alunos e a grande maioria é de fora. Muitas pessoas que estão aqui hoje saíram de suas casas na busca de qualificação educacional e nosso curso contribuiu significativamente na questão do desenvolvimento. Hoje, conseguimos ter uma maior relação com os produtores, conseguimos ver de perto as dificuldades que eles passam e diante disso, procuramos buscar soluções. Conseguimos também ampliar essa questão de diversificação de projetos, de forma que a questão acadêmica passou a ser mais visada e bastante diversificada, já que podemos atuar de diversas formas”, ressaltou Flávia. 

Confira mais fotos: