fevereiro 08, 2018

Alunos e Professores Pesquisadores desenvolvem atividades em comunidade indígena do Piauí

No último final de semana, dos dias 02 a 04 de fevereiro, uma equipe multidisciplinar composta por alunos e professores pesquisadores da Universidade Estadual do Piauí – campus professor Barros Araújo, estiveram na comunidade indígena Kariri da Serra Grande, localizada na cidade de Queimada Nova, que fica a 224 km de Picos – Piauí. 
Comunidade, alunos e professores reunidos 
O encontro teve como objetivo dá início a uma série de ações demandadas pela comunidade indígena. Coordenado pelos professores doutores Luciano Figueiredo e Janaína Alvarenga Aragão – atual diretora da instituição, e pelo professor doutorando e vice – reitor Evandro Alberto de Sousa, os alunos envolvidos puderam desenvolver atividades nas áreas da saúde, comunicação, direito, agronomia, educação física, ciências contábeis, entre outras. 
Alunos e Professores da UESPI 
Nesse primeiro momento, ficou acordado com a comunidade que os trabalhos desenvolvidos irão atender os estudos de identificação e delimitação de terras tradicionalmente ocupadas por eles. 

A cacique Francisca Kariri, juntamente com a comunidade indígena sugeriu o cronograma de trabalhos para o decorrer de todo o ano de 2018. Essas e outras ações que serão executadas têm como base de direcionamento, a “Carta dos Povos Indígenas Kariri e Tabajra do Piauí” que foi entregue ao governo do estado do Piauí em ocasião a XIV Semana dos Povos Indígenas realizada em Teresina, de 17 a 19 de abril de 2016.   
Cacique Francisca Kariri

Confira mais fotos:

Fotos por: Laessio Alvarenga