julho 22, 2017

Estudantes da UESPI promovem palestra sobre a relevância do curso de Administração no contexto atual

Por: Fabiana Santos

Os acadêmicos do segundo período do curso de bacharelado em Administração da Universidade Estadual do Piauí, campus professor Barros Araújo, promoveram, nesta sexta-feira (21), no auditório da instituição, o debate: A relevância do curso de Administração no contexto atual, com discussões sobre o sistema econômico, social e político brasileiro.
Mesa de honra
A palestrante do evento Luanny Emanuelly, professora de Administração no Senac e no IFPI, ressaltou a importância da temática, fazendo o acadêmico refletir a atuação profissional enquanto estudante, de forma que a prática deve ser integrada com a teoria, agregando as atividades e mostrando a realidade para o estudante, ao mesmo tempo estimulando uma nova visão diante do mercado de trabalho.
Luanny Emanuelly acompanhada dos demais participantes do evento
Para melhor visualizar as situações que envolvem o processo de administrar, o empresário Jucelino Barroso foi convidado a demonstrar as atividades que executa em suas empresas e que levou ao crescimento e expansão do empreendimento, driblando o cenário desfavorável na economia atual. 
Jucelino Barroso, empresário e palestrante
Os discentes aproveitaram a oportunidade para homenagem o professor Newton de Moura Bezerra, que exerce a docência na instituição desde 1994, sendo um dos primeiros professores da instituição. Professor Newton mencionou a alegria de ser homenageado pelos seus alunos e acredita que isso se deve a parceria que ele desenvolve em sala de aula.

Newton acrescentou ainda a satisfação no sucesso do evento. Segundo ele, “nosso trabalho foi em 
equipe, entre professor, aluno e agora monitoria, que nos foi concedido pela UESPI, onde tivemos o prazer de fazer o projeto desse evento, existindo essa cumplicidade entre docente e alunos”, afirmou o professor.

Professor Newton Bezerra
A acadêmica Julia Feitosa, falou da necessidade de debater a relevância da profissão, também contextualizando com o mercado de trabalho do administrador na situação econômica, social e política em que se encontra o país. Ela ainda menciona a homenagem feita ao professor Newton, destacando que “temos um grande apreço, um laço de amizade, criamos um vínculo não só de aluno e professor, mas de amizade, porque ele é mais que um professor para nós”, finalizou Julia.    

Confira mais fotos:














julho 18, 2017

Acadêmicos da UESPI promovem ação com Pelotão Mirim de Picos

Por: Fabiana Santos

A empresa Administração Consultoria Junior, dos acadêmicos do curso de Administração da Universidade Estadual do Piauí - campus professor Barros Araújo, realizaram, na manhã deste sábado (15), o “Cine Férias Pelotão Mirim”, no auditório da instituição. O evento teve como objetivo, promover um momento cultural para crianças que fazem parte do projeto “Pelotão Mirim” da Polícia Militar de Picos. 
Pelotão Mirim e estudantes da UESPI 
Há três anos, o projeto vem desenvolvendo oficinas de arte, esporte e cultura por meio da disciplina, buscando, sobretudo, levar cidadania e prevenção aos jovens carentes e vulneráveis do município. Atualmente, são atendidas cerca de 650 crianças e adolescente de 07 a 17 anos dos bairros e comunidades picoenses. 

O coordenador do projeto Tenente Sanches, destacou a importância de combater o aumento da criminalidade e o uso de drogas por crianças e jovens, grandes vilões da nossa sociedade. Sanches ressaltou ainda a parceria firmada junto aos acadêmicos da UESPI a fim de realizar um momento cultural com meninos e meninas do pelotão no ambiente universitário, proporcionando experiências a qual não faz parte da vida de muitos, mostrando que o ensino superior pode sim ser acessível a eles.

Tenente Sanches em conversa com os participantes do "Cine Férias"

O Tenente também falou a respeito do outro lado dessa experiência. Segundo ele, “o projeto dá oportunidade aos acadêmicos para colocarem em prática os seus conhecimentos, instigá-los a elaborar projetos de pesquisa e extensão que possam ser colocados à disposição da comunidade”, afirmou Sanches.

Samuel Nascimento, acadêmico de Administração e um dos organizadores do evento, falou acerca da responsabilidade social dos discentes integrantes da empresa de consultoria, que em conjunto com a polícia Militar e o apoio da UESPI e Secretaria de Cultura de Picos, organizou o “Cine Férias Pelotão Mirim”. Samuel comentou sobre a importância dessa iniciativa, afirmando que “a exposição do filme tem uma proposta educativa, trazendo debates em torno da temática apresentada que é importante para esses jovens ter uma visão diferente do que a realidade apresenta”, disse o acadêmico.

* Fotos por: Jaqueline Carvalho