novembro 26, 2019

Professor colombiano ministra palestra sobre a crise da água

Por Leo Leal

A Universidade Estadual do Piauí (UESPI), em Picos, recebeu na última sexta (23), uma palestra internacional, com a participação do escritor e sociólogo colombiano, Dr. Yago Quinõnes. A temática em debate foi “A sociedade Exponencial e a Crise da água”.

O evento é resultado de uma parceria com a Universidade Federal do Piauí, mais especificamente, com o professor Dr. Gabriel Eidelwein, que coordena o Projeto de extensão “Direitos Humanos em Pauta”.

“O formato do projeto consiste em trazer conferencistas para fomentar o debate, pautar realmente questões relacionadas aos direitos humanos, a nível global ou local, e temos realizado com uma parceria com a OAB e a UESPI. Recebemos o professor Yago, que é um sociólogo colombiano, e que está pesquisando sobre este problema da crise da água, em um paradigma de produção e consumo, que é notoriamente insustentável”, comentou o professor.

O professor Gabriel (à esquerda)  realiza atividades com o projeto de extensão há um ano e meio e é parceiro da UESPI.

A ideia de trazer essa programação para a UESPI, foi da professora Yana Moura, que está ministrando aulas de Direito ambiental, para os alunos do sétimo período, neste semestre. “Somos parceiros do projeto e resolvemos fazer aqui na UESPI nessa etapa. Como estou ministrando a disciplina de Direito Ambiental, casou perfeitamente com a temática. A água é nosso maior patrimônio. E cada vez mais ela tem sido produto de escassez. Recentemente, no Brasil, tivemos uma crise enorme de água, principalmente em relação ao mar, onde ele foi totalmente atingido por petróleo. Vejo este como um tema extremamente atual para todos os outros cursos também, assim como para a sociedade em geral”, explicou.

A professora Yana (à direita) ressaltou a importância das instituições de ensino trabalharem unidas.

Foi a primeira vez que o palestrante, o Dr. Yago Quinõnes, esteve em solo piauiense. Ele se disse satisfeito com a atenção dos ouvintes e ressaltou sobre a importância de se ter um público variado para assistir sobre a temática, que tem grande valor para a sociedade atual. 

“Temos tido uma forma exponencial de crescimento da sociedade, e com isso aumenta o uso desenfreado e, muitas vezes, sem consciência da água. O que vai contra a lógica do planeta. As pessoas esquecem que esses recursos têm fim, que eles acabam. Nós aprendemos a usar a água de forma errada, mas temos que mudar essa mentalidade aprendida. Nossos governos podem contribuir para mudar também, sendo bem preparados”, finalizou.

Quinones mostrou o quanto é importante a preocupação com o tema e fez um alerta para o consumo consciente da água. 

Os alunos do 7° período de Direito, agradeceram à professora Yana pela ideia e incentivo para a realização do evento, que foi o primeiro organizado por eles no curso.

Além de estudantes da UESPI, alunos de outras instituições de ensino superior também participaram , a UFPI e a RSÁ, e o Técnico em Serviços Jurídicos, do PREMEN.

Alunos do 7º período do curso de Direito que estiveram a frente da organização do evento.