fevereiro 07, 2017

Campanha para compra de câmeras de segurança é lançada na UESPI/Picos

Fonte: Jailson Dias

Ao final do “I Fórum da Uespi Sobre Segurança Pública”, realizado no auditório da universidade, na noite da quinta-feira, 02, representantes da sociedade civil organizada, Polícias Civil e Militar e do Poder Judiciário lançaram uma campanha para aquisição de câmeras de monitoramento para locais públicos da cidade de Picos.

Segundo o presidente do Observatório Social, empresário Tiago Lopes, foi criado um Comitê Gestor que fará a gerência da arrecadação dos fundos e a administração desses recursos. Ele é formado pelo promotor da 1° Promotoria de Picos, Marcelo de Jesus Monteiro, pela juíza titular da 5° Vara Criminal, Nilcimar Rodrigues de Araújo Carvalho, pelo delegado regional da Polícia Civil, Divanislon Sena, pelo comandante do 4° BPM, tenente-coronel Viana, além de um representante da Associação Comercial e Industrial (ACINPI).


Tiago Lopes explicou que a ideia surgiu devido a promessa antiga de instalar câmeras em zonas públicas da cidade de Picos para facilitar o trabalho da polícia e aumentar a segurança pública da população. “Isso não é uma ação da sociedade, mas para o governo, como prometeram em  várias gestões passadas. Não fizeram e não vão fazer, porque não é de interesse desses políticos que aí estão”, declarou.
Marcelo Monteiro

O promotor Marcelo de Jesus Monteiro informou que foram pesquisados alguns preços e constatou-se que as câmeras custarão em torno de R$ 350 mil e serão instaladas nos locais de maior necessidade. A ideia é que um Conselho de Segurança administre as câmeras e depois de um ano repasse o serviço para a Polícia Militar.

O promotor informou ainda que as doações poderão ser realizadas de “todas as formas lícitas possíveis”, além da transferência ou depósito para a conta bancária disponibilizada pelo Observatório Social. “Queremos dar esse exemplo para o poder público, que talvez vendo a sociedade se mexendo, pode vir a se mexer efetivamente também”, declarou.

A conta foi aberta na Caixa Econômica Federal (CEF), e o número para as doações é Agência: 0639/ Operação: 003/ Conta: 3146-0, da Caixa.

O comandante do 4° BPM, tenente coronel Viana, declarou acreditar que as câmeras finalmente serão instaladas uma vez que a sociedade civil organizada está encabeçando a execução desse projeto. Ele lembrou que o projeto vem sendo discutido desde o comando do coronel Wagner Torres, e apesar das várias promessas dos políticos, nada aconteceu. “E agora acredito que essas câmeras serão colocadas, pois é uma luta de seis anos”, lembrou.
Tenente Coronel Viana


UESPI de Picos sedia I Fórum sobre Segurança Pública

Aconteceu nos dias 2 e 3 de fevereiro o I Fórum da UESPI Sobre Segurança Pública. O evento foi organizado pela coordenação do curso de Direito da UESPI/Picos com apoio da Lato Sensu e teve como principal objetivo promover uma discussão sobre a crise no sistema de segurança pública no Brasil, além de discutir possíveis maneiras de se lidar com essa situação e informar ao público a realidade dos presídios.

A mesa de honra foi formada pela Dra. Nilcimar Araújo, juíza de direito da quinta vara da comarca de Picos; pelo Tenente Coronel Edwaldo Viana, Comandante do quarto BPM em Picos; pelo Dr. Mark Neiva, presidente da comissão de Segurança Pública da OAB/Picos; pelo Dr. Marcelo Monteiro, Promotor de Justiça no Piauí e professor da UESPI/Picos; por Divanilson Sena, Delegado da Polícia civil em Picos; por Sinval Hipólito, Diretor da penitenciária masculina de Picos; pelo Dr. Alekssandro Libério, Coordenador e Professor do curso de Direito da UESPI/Picos e advogado criminalista; pela Dra. Magna Moreira, Professora e advogada; e pela Dra. Fátima Miranda, Subprocuradora do Município de Picos, Advogada e Professora.
Mesa de Honra

O diretor Evandro Alberto parabenizou a organização do evento pelo empenho em trazer eventos significativos não somente para a UESPI, mas para a sociedade picoense: “desde o começo vejo esse curso engajado com as causas sociais. Unidos têm conseguido promover eventos de grande valia para Picos, primando sempre pela realização de discussões bem organizadas com profissionais gabaritados no assunto proposto, o I Fórum da UESPI Sobre Segurança Pública é uma prova disso”, falou.

O coordenador do curso de Direito, Alekssandro Libério frisou a importância em debater o assunto proposto em eventos acadêmicos. Segundo Libério, a academia é um local não somente para “conhecer e estudar determinados assuntos, mas também para que sejam apresentadas soluções sobre problemas que assolam a sociedade”, explicou.
Alekssandro Libério

O segundo dia de evento foi marcado pela exibição do documentário “Sem Pena”, obra do diretor cinematográfico Eugênio Puppo. Além do curta foi ministrada ainda a palestra “Segurança Pública e Direito Penal”, presidida pelo Professor e Criminalista Fidelman Fontes.


Confira mais fotos: