fevereiro 07, 2017

Campanha para compra de câmeras de segurança é lançada na UESPI/Picos

Fonte: Jailson Dias

Ao final do “I Fórum da Uespi Sobre Segurança Pública”, realizado no auditório da universidade, na noite da quinta-feira, 02, representantes da sociedade civil organizada, Polícias Civil e Militar e do Poder Judiciário lançaram uma campanha para aquisição de câmeras de monitoramento para locais públicos da cidade de Picos.

Segundo o presidente do Observatório Social, empresário Tiago Lopes, foi criado um Comitê Gestor que fará a gerência da arrecadação dos fundos e a administração desses recursos. Ele é formado pelo promotor da 1° Promotoria de Picos, Marcelo de Jesus Monteiro, pela juíza titular da 5° Vara Criminal, Nilcimar Rodrigues de Araújo Carvalho, pelo delegado regional da Polícia Civil, Divanislon Sena, pelo comandante do 4° BPM, tenente-coronel Viana, além de um representante da Associação Comercial e Industrial (ACINPI).


Tiago Lopes explicou que a ideia surgiu devido a promessa antiga de instalar câmeras em zonas públicas da cidade de Picos para facilitar o trabalho da polícia e aumentar a segurança pública da população. “Isso não é uma ação da sociedade, mas para o governo, como prometeram em  várias gestões passadas. Não fizeram e não vão fazer, porque não é de interesse desses políticos que aí estão”, declarou.
Marcelo Monteiro

O promotor Marcelo de Jesus Monteiro informou que foram pesquisados alguns preços e constatou-se que as câmeras custarão em torno de R$ 350 mil e serão instaladas nos locais de maior necessidade. A ideia é que um Conselho de Segurança administre as câmeras e depois de um ano repasse o serviço para a Polícia Militar.

O promotor informou ainda que as doações poderão ser realizadas de “todas as formas lícitas possíveis”, além da transferência ou depósito para a conta bancária disponibilizada pelo Observatório Social. “Queremos dar esse exemplo para o poder público, que talvez vendo a sociedade se mexendo, pode vir a se mexer efetivamente também”, declarou.

A conta foi aberta na Caixa Econômica Federal (CEF), e o número para as doações é Agência: 0639/ Operação: 003/ Conta: 3146-0, da Caixa.

O comandante do 4° BPM, tenente coronel Viana, declarou acreditar que as câmeras finalmente serão instaladas uma vez que a sociedade civil organizada está encabeçando a execução desse projeto. Ele lembrou que o projeto vem sendo discutido desde o comando do coronel Wagner Torres, e apesar das várias promessas dos políticos, nada aconteceu. “E agora acredito que essas câmeras serão colocadas, pois é uma luta de seis anos”, lembrou.
Tenente Coronel Viana