novembro 13, 2015

Segundo dia do I Simpósio sobre gestão

O “I Simpósio sobre Gestão” foi encerrado na noite da última quinta-feira (12/10) no auditório da UESPI de Picos (Bairro Altamira), trazendo à tona um debate sobre a regulamentação da PL 4330 e seus efeitos nas empresas piauienses. Os palestrantes da noite em questão foram Luanny Emmanuelly, Agrimar Rodrigues e Edna Moura. O evento foi organizado pelo IV período do curso de Administração do Campus de Picos como parte integrante da disciplina de Pesquisa em Administração, sob a supervisão dos professores Luciano Figueiredo e Janaína Alvarenga.

Luanny Emmanuelly é bacharel em Administração e professora efetiva do SENAC/DR-PI, ela abriu a noite de palestras. Em sua apresentação ela falou sobre os prós e contras da terceirização e da PL 4330: “a terceirização não é ruim, mas o projeto de lei que estão tentando instituir precisa ser refeito urgentemente”, explicou.
Luanny Emmanuelly

Agrimar Rodrigues, conselheiro seccional da OAB/PI e Juiz Eleitoral, abordou em sua conferência quais serão os impactos da regulamentação na PL 4330 sobre os direitos do trabalho: “há uma possibilidade de retrocesso real nos direitos e garantias do trabalhador”, falou.
Agrimar Rodrigues

Edna Moura, presidente da SINDSERM e professora da UESPI de Picos, finalizou as palestras da noite lançando perguntas que aguçaram o senso crítico da plateia: “Afinal, quem elaborou essa lei? Com que finalidade? Quem são as pessoas que apoiam a regulamentação da PL 4330? Pensem sobre isso”, indagou.
Edna Moura


Ao final do evento uma mesa de encerramento foi formada, após isso brindes foram entregues a componentes da plateia através de um sorteio. E para fechar com chave de ouro, o cantor Rômulo Jr. animou o coffee break oferecido ao público.

Confira mais fotos:

























novembro 12, 2015

VII bloco do curso de Enfermagem desenvolve projeto com profissionais do sexo

O VII período do curso de enfermagem da UESPI de Picos deu início ao projeto de extensão “Profissionais do Sexo: Ações de Educação Sexual” coordenado pela professora Laise Formiga em parceria com a APROSEP (Associação das Profissionais do Sexo do Município de Picos) e o CTA (Centro de Testagem e Aconselhamento) . A abertura do momento aconteceu no Bairro São Vicente, precisamente em frente ao “Bar da Maria Pretinha”.
Alunos do VII bloco do curso de Enfermagem e professora Laise Formiga

Barraca montada em frente ao "Bar da Maria Pretinha"

                O projeto tem como objetivo desenvolver ações de educação sexual visando a promoção e proteção à saúde de mulheres que têm o sexo como forma de ganhar a vida. A iniciativa nasceu de uma tentativa da presidente da APROSEP, Leonísia dos Santos Osório, em orientar as profissionais do sexo sobre o cuidado com a saúde sexual, porém sozinha Leonísia não conseguia passar as informações adiante e encontrou no projeto de extensão uma “mão amiga” para difundir a ideia.
Professora Laise Formiga (à esquerda) e Leonísia dos Santos Osório (à direita)

                Laise Formiga, coordenadora do projeto e professora da UESPI, falou sobre a escolha do grupo em questão para promover o projeto. Livre de preconceitos seu objetivo é garantir a orientação necessária para as profissionais: “essas mulheres são um grupo vulnerável e precisam de atenção em saúde”, explicou.
Laise Formiga promove palestra na abertura do projeto de extensão


                Roniel Paixão, aluno do VII período do curso de enfermagem, participa do projeto e explicou qual é a importância de trabalhar esse tipo de iniciativa no universo acadêmico: “é de muita valia para nós acadêmicos levar a saúde em todos os lugares, sem distinções. A saúde é o ingrediente principal para garantir o bem estar das pessoas”, falou.
Roniel Paixão

novembro 11, 2015

I Simpósio sobre gestão aborda os efeitos da PL 4330 nas empresas piauienses

O “I Simpósio sobre Gestão” foi iniciado na noite desta quarta-feira (11/10) no auditório da UESPI de Picos (Bairro Altamira), trazendo à tona um debate sobre a regulamentação da PL 4330 e seus efeitos nas empresas piauienses. O palestrante da noite em questão foi Carlos Henrique, procurador do Trabalho Seccional em Picos. O evento foi organizado pelo IV período do curso de Administração do Campus de Picos como parte integrante da disciplina de Pesquisa em Administração, sob a supervisão dos professores Luciano Figueiredo e Janaína Alvarenga.


A mesa de honra foi composta por: Evandro Alberto diretor da UESPI de Picos, Maria Valdiva Barbosa coordenadora do curso de Administração, professora e sindicalista Edna Moura, professora e coordenadora do evento Janaína Alvarenga, Carlos Henrique procurador do Trabalho Seccional em Picos, Jonas Fernandes representante do IV período do curso de Administração e Fábio Rufino representante do DCE.

Mesa de Honra
A Banda Musical do 3º BEC de Picos abriu o evento com a execução do Hino Nacional brasileiro e do Hino do Piauí. Seguindo as apresentações culturais, o premiado grupo de dança ADIMÓ apresentou uma coreografia de Frevo.


Evandro Alberto, diretor da UESPI de Picos, parabenizou a organização do evento e falou sobre a importância da discussão do tema em questão no ambiente universitário: “parabenizo o IV período pela iniciativa, o I Simpósio traz um tema que é fundamental para ser discutido em nossa Universidade. Muitos sairão daqui com um conhecimento a mais sobre a regulamentação da PL 4330”, falou.
Evandro Alberto

Maria Valdiva Barbosa, coordenadora do curso de Administração, mostrou-se orgulhosa com a prontidão dos alunos em elaborar o evento: “essa iniciativa surgindo dos próprios estudantes mostra a vivência do empreendedorismo na prática. O fato de terem instituído esse evento é a forma mais genuína de demonstrar a Administração”, orgulhou-se.
Maria Valdiva Barbosa

Carlos Henrique, procurador do Trabalho Seccional em Picos e palestrante da noite, revelou considerar um retrocesso a regulamentação da PL 4330: “minha preocupação não é a crise econômica e sim a política. Tenho a impressão que estamos de volta a idade das trevas devido aos últimos projetos de lei que vem sendo regulamentados, entre eles a PL 4330”, declarou.
Carlos Henrique

Jonas Fernandes, representante do IV período do curso de Administração, falou sobre a escolha do tema abordado no Simpósio: “O tema da Terceirização está em foco na mídia e caiu como uma luva para a composição deste evento, por ser algo que afeta diretamente nossa área de atuação”, explicou.

 
Jonas Fernandes
Confira mais fotos: