novembro 12, 2015

VII bloco do curso de Enfermagem desenvolve projeto com profissionais do sexo

O VII período do curso de enfermagem da UESPI de Picos deu início ao projeto de extensão “Profissionais do Sexo: Ações de Educação Sexual” coordenado pela professora Laise Formiga em parceria com a APROSEP (Associação das Profissionais do Sexo do Município de Picos) e o CTA (Centro de Testagem e Aconselhamento) . A abertura do momento aconteceu no Bairro São Vicente, precisamente em frente ao “Bar da Maria Pretinha”.
Alunos do VII bloco do curso de Enfermagem e professora Laise Formiga

Barraca montada em frente ao "Bar da Maria Pretinha"

                O projeto tem como objetivo desenvolver ações de educação sexual visando a promoção e proteção à saúde de mulheres que têm o sexo como forma de ganhar a vida. A iniciativa nasceu de uma tentativa da presidente da APROSEP, Leonísia dos Santos Osório, em orientar as profissionais do sexo sobre o cuidado com a saúde sexual, porém sozinha Leonísia não conseguia passar as informações adiante e encontrou no projeto de extensão uma “mão amiga” para difundir a ideia.
Professora Laise Formiga (à esquerda) e Leonísia dos Santos Osório (à direita)

                Laise Formiga, coordenadora do projeto e professora da UESPI, falou sobre a escolha do grupo em questão para promover o projeto. Livre de preconceitos seu objetivo é garantir a orientação necessária para as profissionais: “essas mulheres são um grupo vulnerável e precisam de atenção em saúde”, explicou.
Laise Formiga promove palestra na abertura do projeto de extensão


                Roniel Paixão, aluno do VII período do curso de enfermagem, participa do projeto e explicou qual é a importância de trabalhar esse tipo de iniciativa no universo acadêmico: “é de muita valia para nós acadêmicos levar a saúde em todos os lugares, sem distinções. A saúde é o ingrediente principal para garantir o bem estar das pessoas”, falou.
Roniel Paixão