abril 23, 2014

Pesquisa de professor da UESPI trata de rádios comunitárias via internet no sertão do Nordeste

Por Wanderson Araújo 

 Muito além do rádio via internet, as novas demandas comunicacionais apontam para a rádio comunitária via web. E mais do que isso: como essa oportunidade tem sido operado no sertão do Nordeste. Esse foi o tema da pesquisa desenvolvida por Orlando Berti, professor de Comunicação da Universidade Estadual do Piauí- UESPI, que defendeu a tese de doutorado intitulada "Processos Comunicacionais nas Rádios Comunitárias do Sertão do Nordeste Brasileiro na Internet".

 "A comunicação comunitária é o que é mais se tem praticado em nosso Sertão e a Academia precisa dar respostas para isso", afirma  Orlando Berti.  Durante suas pesquisas o professor percorreu cerca de 15.500 km visitando rádios comunitárias de cidades de oito estados do sertão nordestino: PI , CE, PE, AL, PB, BA, RN e SE.

 A pesquisa utilizou como critério para selecionar as rádios a serem acompanhadas o IDH - Índice de Desenvolvimento Humano- dessas cidades. "Eu visitei as cidades mais pobres de cada estado afim de provar que, ao contrário do que muitos pensam, existe comunitarismo na internet. Só no sertão do Piauí visitei 15 cidades e 30 rádios comunitárias", explica Berti.

(Professor  Doutor Orlando Berti)

  A tese foi apresentada na Universidade Metodista de São Paulo-UMESP e teve a orientação da pesquisadora Cicilia Peruzzo, destacado nome em pesquisa de Comunicação Comunitária no Brasil.


Núcleo de pesquisa em Comunicação Comunitária:

Antes mesmo de finalizada a tese, os estudos deram origem a criação do Núcleo de Extensão e Pesquisa em Comunicação Alternativa, Comunitária e Popular, que há dois anos, desenvolve atividades de pesquisa e extensão com alunos de Comunicação Social da UESPI de Picos. Em Teresina, no Campus Poeta Torquato Neto, a intenção é implementar um projeto semelhante, desta feita voltados à analise de comunidades carentes da periferia de Teresina que usam o rádio via internet. "O grande quê desses projetos é fazer com que a universidade e a sociedade encontrem respostas juntos", pontua Berti.







UESPI/PREX lança edital PIBEU 2014 com bolsas de extensão para estudantes

 O Edital do Programa Institucional de Bolsas em Extensão (PIBEU/PREX/UESPI) está recebendo propostas de Bolsas destinadas a apoiar  estudantes e Programas ou Projetos de Extensão Universitária. Estão sendo disponibilizadas 70 Bolsas de Extensão para estudantes, com recursos financeiros do orçamento geral da UESPI. Os bolsistas receberão o pagamento mensal de R$ 400,00 (quatrocentos reais) e as bolsas têm duração de 12 meses.
  
  O edital PIBEU/PREX/UESPI é publicado pela Universidade Estadual do Piauí, através da Pró-Reitoria de Extensão, Assuntos Estudantis e Comunitários – PREX. Podem participar propostas de todos os Campi/Núcleos da UESPI. O objetivo é estimular o desenvolvimento de ações extensionistas como prática acadêmica e sociocultural, desenvolvidas por docentes, discentes e técnicos da UESPI, bem com ampliar conhecimentos e fortalecer a relação ensino, pesquisa e extensão.

  As propostas devem ser protocoladas em formulário próprio à Pró-Reitoria de Extensão, Assuntos Estudantis e Comunitários- PREX, até o dia 16 de maio. Cópia dos arquivos em formato PDF deve ser enviada para o e-mail:prex@uespi.br , com arquivo nomeado com o seguinte formato:  [PIBEU2014_NOME COMPLETO DO AUTOR]
Para candidatar-se à Bolsa de Extensão, o bolsista deve: a) Estar regularmente matriculado em curso de graduação da UESPI, na área de conhecimento do Projeto; b) ter disponibilidade mínima de 12 horas semanais, para o cumprimento das atividades do projeto, sem prejuízo das demais atividades acadêmicas; c) Não ser beneficiário de outro tipo de bolsa (incluindo Bolsa Trabalho, Bolsa Estágio, PIBIC, PIBID, PET, PARFOR, etc; d) Não estar cursando o último ano do curso de graduação.

Para mais informações confira os links:


Professor da UESPI, Campus de Picos, faz parte da equipe do projeto de cooperação internacional aprovado pela Capes

 Como um dos resultados da parceria entre o Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Rural (PGDR) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e a Universidade Estadual do Piauí (UESPI), o projeto intitulado “Populações tradicionais e segurança alimentar no Brasil e em Cabo Verde: formação de uma rede de observatórios de políticas públicas” foi aprovado pela Capes/AULP (Edital nº 33/2012).

  Este projeto foi elaborado no âmbito da Cooperação financiada pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), firmada entre a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), pela parte brasileira e a Universidade de Cabo Verde (Uni-CV) pela parte cabo-verdiana, que permitiu a criação do Núcleo de Investigação em Desenvolvimento Rural Sustentável (NIDRS). A partir desta cooperação está sendo prevista a ampliação desta parceria, com a formação de uma rede de cooperação englobando a Universidade Federal da Bahia (UFBA), a Universidade Federal do Pará (UFPA), a Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab) e a Universidade Estadual do Piauí (UESPI). O professor Dr. Luciano Figueirêdo, coordena as ações da UESPI no projeto aprovado, sendo essa uma das suas atividades de Pós-Doutoramento que está realizando junto ao PGDR.
   
   O projeto será executado a partir de 2014 e tem como objetivo principal a promoção da cooperação entre universidades brasileiras e a Universidade de Cabo Verde (Uni-CV)com o intuito de formar uma rede de Observatórios Socioambientais em SAN e de Políticas de Desenvolvimento no Brasil e em Cabo Verde.

     Visa ainda o fortalecimento da implantação do curso de graduação em Ciências Ambientais e Agrárias na Uni-CV, a partir da participação de professores e pós-graduandos da UFRGS, UESPI, UFBA, UFPA e Unilab de modo a garantir neste novo curso, uma perspectiva de interdisciplinaridade e de desenvolvimento sustentável. Também faz parte dos objetivos deste projeto, promover o intercâmbio entre alunos de graduação e de pós-graduação entre os países, assim como, garantir a coorientação de TCC, dissertações e teses por parte de professores das instituições brasileiras envolvidas no projeto.