junho 10, 2016

Sonia Terra exalta Cultura Afro na Oficina de Turbantes: “nossa cultura é rica, nosso povo é encantador”

Aconteceu na tarde da última quinta-feira (09), no Campus do Bairro Junco da UESPI/Picos, a Oficina de Turbantes ministrada por Sônia Terra. O momento foi promovido pela PREX/UESPI juntamente com o PARFOR e consiste em tratar da história da estética afrodescendente. 
Sonia Terra e participantes com os turbantes confeccionados durante a Oficina.
Foto: Fábio Rufino.

Mais do que uma oficina, o workshop ministrado pela Militante do Movimento Negro no Piauí, Sonia Terra, foi uma verdadeira aula sobre a Cultura Afro. Sônia exaltou a estética e beleza do povo negro através da quebra dos estereótipos impostos pela sociedade: “nós somos diferentes sim, cada raça é linda a sua maneira, não adianta impor o cabelo liso do indígena na cabeça do negro e vice-versa, somos especiais a nossa maneira. Nossa cultura é rica, nosso povo é encantador, enaltecer essa beleza já é uma forma de romper os moldes que nos impõem”, explicou.

Sonia Terra

O diretor da UESPI/Picos, Evandro Alberto falou sobre a importância da promoção de momentos como este: “essa oficina promove e valoriza a Cultura Afrodescendente, além de ser um recurso eficaz no combate ao racismo. Através desse momento a comunidade teve ainda a oportunidade de confeccionar seus próprios adereços, criando assim a possibilidade de evidenciar, por meio de ornamentos, a forma como cada um quer ser visto”, falou.
Sonia Terra e Evandro Alberto


Os participantes da Oficina de Turbantes confeiçoaram diversos adornos ao tempo em que tiveram a chance de conhecer um pouco mais sobre a Cultura Afrodescendente, esta que é considerada a mãe da Cultura brasileira.

Confira mais fotos: