junho 01, 2017

UESPI de Picos sedia I Café Inclusivo

Aconteceu, na noite desta quarta-feira (31), na Universidade Estadual do Piauí – campus professor Barros Araújo, o I Café Inclusivo. O evento, organizado pelo Grupo de Estudos em Educação Inclusiva (GEEI) e coordenado pelas professoras do curso de pedagogia Fabrícia Gomes e Kátia Moura, tem como objetivo, dialogar sobre inclusão escolar e social em uma perspectiva interdisciplinar. 

Participantes do I Café Inclusivo 
O projeto, que tem certificação emitida pela Pró-Reitoria de Extensão, Assuntos Estudantis e Comunitários (PREX), acontece uma vez por mês e se estende até dezembro. Cada encontro será mediado por um curso da instituição que dialogará sobre assuntos pertinentes a inclusão, voltado, sobretudo, para a área da educação especial. 

A professora e idealizadora do Café Inclusivo Kátia Moura, falou sobre a imprescindibilidade de se conversar sobre inclusão. Segundo ela, “inclusão é um tema que está sendo debatido constantemente e mesmo com muito debate, ainda é desafiador. A nossa intenção é disseminar o fato de que a inclusão tem que ser social. Então se ela é social, o ideal é que cada um reconheça a sua importância na disseminação desse conhecimento”, disse ela.
Professoras Kátia Moura e Fabrícia Gomes
O primeiro encontro teve como mediador, o curso de comunicação social, representado pelo coordenador Edvan Luiz da Silva e contou com a participação da Associação Beneficente Anjos da Esperança. A ABAE é uma instituição que atende crianças com todos os tipos de deficiência, na cidade de Jaicós – PI e surgiu mediante a dificuldade de cuidar e tratar essas crianças, estendendo o auxílio também às pessoas que não tem condições.

A representante da Associação Katiucia Dantas, destacou a necessidade do debate acerca da inclusão. “É um tema pouco conhecido, mas já vem sendo discutido e abordado. O importante é levar ao conhecimento das pessoas aquilo que elas não têm, além de proporcionar essa oportunidade de saber como é de fato, a vida e o cotidiano de uma pessoa com deficiência”, falou Katiucia.  
Katiúcia Dantas, representante da ABAE 
O projeto Café Inclusivo continua e no mês seguinte, o segundo encontro terá como mediador, o curso de enfermagem e a temática do atendimento a pessoa com síndrome de down. A ideia, ao discutir esse tema, é sensibilizar e fazer com que cada um perceba como colaborar, além de procurar diminuir os estigmas existentes e disseminar conhecimentos a respeito da inclusão. 

O diretor da instituição Evandro Alberto de Sousa, falou sobre obrigação de se discutir a inclusão dentro da universidade e aproveitou a oportunidade para parabenizar os organizadores e participantes do evento. Segundo ele, “a partir do momento em que o curso de pedagogia se reúne e os professores lançam o desafio que é discutir a inclusão com cada curso, trazendo o público dessa inclusão e mostrando o trabalho que é desenvolvido, o papel da universidade está sendo cumprido”, disse ele. 
  
Mesa de Honra do I Café Inclusivo

Confira mais fotos:
















maio 31, 2017

II Seminário de Direito Constitucional aborda a Constitucionalização do Direito

Os alunos do IV período do curso de bacharelado em Direito da Universidade Estadual do Piauí – campus professor Barros Araújo, em parceria com a coordenação, realizaram, nos dias 23 e 24 de maio, o II Seminário de Direito Constitucional: A constitucionalização do Direito. O evento, que teve como objetivo, trazer uma compreensão sobre as mudanças e consequências que surgem na tônica dos diversos ramos do Direito, foi realizado no auditório da UESPI e contou com a presença de estudantes e profissionais da cidade de Picos e macrorregião.
Palestrantes do II Seminário de Direito Constitucional 
A acadêmica e representante da comissão organizadora Maria de Fátima Sousa, falou sobre a escolha do tema do II Seminário, destacando que a mesma se deu, sobretudo, em virtude de pomover uma maior discussão acerca do Direito. Segundo ela, “o tema desse ano é a constitucionalização do Direito e foi escolhido justamente para que possa haver uma maior abrangência na discussão do Direito tendo em vista que essa área deve obedecer à norma superior que é a Constituição Federal em todas as suas esferas”, disse ela.
Maria de Fátima, acadêmica de Direito 
A Mesa de Honra foi formada pelo diretor da instituição, Evandro Alberto de Sousa; pelo coordenador do curso de Direito da UESPI, Cássio Luz Pereira; pelo presidente da OAB/Picos, Franck Bezerra; pelo representante do Diretório Central dos Estudantes, Fábio Rufino; pelo presidente do Centro Acadêmico do curso de Direito, Felipe Rocha e pela aluna do curso de Direito, Maria de Fátima Sousa.
Mesa de honra 

O diretor Evandro Alberto de Sousa destacou sua satisfação com a realização de eventos como este na universidade e parabenizou a comissão organizadora do II Seminário de Direito Constitucional pelo empenho em promover, da melhor maneira possível, um evento tão significativo para a comunidade acadêmica, bem como para a sociedade.  

O primeiro dia de seminário contou com uma solenidade de abertura e recebeu como palestrantes, a promotora de Justiça do Ministério Público do Estado Ana Cecília Rosário Ribeiro; a advogada e professora mestre Anne Karoline Bandeira; o advogado e Procurador do Estado do Piauí Celso Barros; o advogado e professor mestre Antônio Gonçalves Honório e a advogada e professora doutora Clarissa Fonseca Maia. Para auxiliar os trabalhos e mediar às palestras, o evento contou com a participação da advogada e professora da instituição, Herlane Maria Luz.

Já o segundo dia foi dividido em dois momentos principais. O período da tarde contou com apresentações de trabalhos dos participantes e a parte da noite deu prosseguimento às palestras, tendo como palestrantes, o advogado, professor e conciliador do Juizado Especial Cível Johilse Tomaz; e o juiz do trabalho do Tribunal Regional do Trabalho da 22º região Ferdinand Gomes dos Santos. Uma mesa redonda mediada pelo advogado, professor e coordenador do curso de Direito Cássio Luz e formada pela Promotora de Justiça do Ministério Público do Estado Romana Leite Vieira, pelo professor e mestre em filosofia André Viana Nunes, pelo advogado e presidente da OAB/Picos Franck Bezerra e pelo advogado, professor, assessor jurídico e conciliador federal Alekssandro Libério abordou o tema: “PEC dos Gastos Públicos e Reforma Previdenciária: Ordem e Progresso”?

O professor e coordenador do curso de Direito Cássio Luz avaliou positivamente a realização do evento, destacando o sucesso do II Seminário de Direito Constitucional. Segundo ele, “o evento foi um sucesso tanto de público, como de palestrantes. Tivemos alunos da casa, bem como alunos de outras instituições que vieram prestigiar o nosso evento. Além de excelentes profissionais do Direito que chamaram a atenção dos participantes com suas palestras”, falou Cássio. 

Ao final, um coffe break foi oferecido a todos aqueles que participaram.
Comissão organizadora ao lado do diretor Evandro e do Coordenador Cássio Luz


Confira mais fotos: