junho 29, 2017

UESPI firma parceria com Pesquisadores Alemães

Por: Fabiana Santos

O diretor da Universidade Estadual do Piauí – campus professor Barros Araújo, Evandro Alberto de Sousa, participou recentemente, de uma reunião com pesquisadores da Universidade de Greifswald, no Hospital Regional Justino Luz, juntamente com representantes da Universidade Federal do Piauí e outras instituições do governo, para discutir pesquisas acerca dos altos índices de acidentes em Picos.
Representantes reunidos em reunião no Hospital Regional- Foto: Maria Nilza Carvalho
O Piauí é um dos estados que vem apresentando grandes taxas de acidentes de trânsito, chegando a obter percentuais significativos, se comparado a nível nacional. Pensando nessa situação, a UESPI se juntou a outras instituições que em conjunto com pesquisadores alemães, irão trabalhar para criar meios que possam diminuir esses índices.

Durante visita ao Hospital Regional Justino Luz, o representante da instituição ProBrasil, Uwe Felipe Weibrecht, que está no estado acompanhando as reuniões, ressaltou a necessidade de firmar parceria com o hospital que lida diariamente com vítimas de acidentes. Segundo ele, “o hospital regional tem uma estrutura muito boa dentro das possibilidades. No sentido técnico, tem uma disposição muito grande dos funcionários e dos médicos que se dedicam a esse problema e certamente, tem uma oportunidade de melhorar especialmente a comunicação entre as diversas instituições dentro do estado”, afirmou Uwe Felipe. 

O diretor Evandro Aberto, destacou a importância de desenvolver a pesquisa nas instituições universitárias a fim de detectar e poder diminuir esses índices que trazem grandes sofrimentos e marcam a cidade de Picos com números elevados de vítimas. De acordo com ele, “é preciso atacar o problema na sua base e nós entendemos que a Universidade de Greifswald juntamente com as universidades Estadual e Federal do Piauí compreendem que a pesquisa é o caminho para se chegar a origem do problema”, finalizou Evandro. 
Evandro Alberto reunido com demais representantes - Foto: Maria Nilza Carvalho


junho 27, 2017

Alunos do curso de Letras/Português da UESPI de Picos participam do III Simpósio Nacional de Letras

Os acadêmicos do III, VI e VIII bloco do curso de Letras/Português da Universidade Estadual do Piauí – campus professor Barros Araújo, juntamente com a professora e coordenadora Mônica Braga Gentil, participaram do III Simpósio Nacional de Letras Português – Estudos de Linguagem, realizado na UESPI de Parnaíba, campus professor Alexandre Alves de Oliveira. O evento que teve três dias de duração, contou com a realização de palestras, minicursos e oficinas voltadas para o estudo da língua, literatura e ensino.
Participantes do III Simpósio de Letras 
O objetivo principal do Simpósio foi promover um espaço para reflexão e discussão acerca dos três importantes pilares do curso de Letras, bem como às diversificadas áreas de estudo e pesquisa que os mesmos abrangem. Na ocasião, os estudantes e membros do GELLP - Grupo de Estudos e Pesquisa em Literatura de Língua Portuguesa, coordenado pela professora Mônica, aproveitaram para apresentar suas pesquisas contemplando os eixos temáticos: Literatura e Gênero, Literatura Brasileira, Literatura e Identidade, Literatura Afro-Brasileira e Análise do Discurso. 

Mônica Gentil, professora e coordenadora, destaca sua satisfação em ver seus alunos cada vez mais interessados em participar de eventos como este e procurando envereda-se pelo campus da pesquisa científica. Segundo ela, “foi uma imensa satisfação perceber o interesse de meus alunos em demonstrar suas pesquisas em eventos de investigação científica, pois a pesquisa está tomando seu espaço nos cursos de educação superior nas universidades e tem como objetivo, contribuir com a evolução dos saberes humanos”, disse Mônica. 
Professora Mônica ao lado dos alunos participantes 
Patrick Lustosa, acadêmico do VI bloco de Letras, está vivendo sua primeira experiência com apresentação de trabalhos científicos em eventos a nível nacional. Patrick destacou o que significa participar de um evento como este, afirmando que “participar do III Simpósio de Letras é de fundamental importância no meu desenvolvimento acadêmico, já que eventos desse tipo ampliam meus conhecimentos e enriquecem a graduação”, disse o estudante.
Patrick Lustosa em apresentação de artigo
Essa é a primeira experiência de Alice Maria, aluna do III bloco, em eventos como este. A jovem falou sobre o que representa para ela, ter um trabalho apresentado no simpósio, fruto da sua dedicação ao longo da graduação. Segundo Alice, “me sinto feliz e orgulhosa, pois esse trabalho, assim como os outros que virão, são investimentos acadêmicos, visto que ao sair do campus, levar o nome da nossa UESPI, mostrar o que estamos pesquisando e aprender com outros pesquisadores é muito gratificante”, disse ela.

Com uma programação diversificada e repleta de conhecimentos, o evento atraiu a atenção de alunos que participaram apenas como ouvintes, fascinados pelas temáticas trabalhadas na área das letras. Ao final, o III Simpósio Nacional de Letras ofertou aos participantes, certificado com carga horária de 40h. 

Confira mais fotos:









junho 25, 2017

Jogos Acadêmicos de Picos apresenta o time campeão de 2017

Por: Fabiana Santos

Os times finalistas dos Jogos Acadêmicos de Picos (JAP) disputaram o primeiro lugar na noite desta sexta-feira (23), na quadra poliesportiva da Universidade Estadual do Piauí – campus professor Barros Araújo. O último dia de competição iniciou com o amistoso entre equipes do futsal feminino da UESPI x UFPI.

Árbitros e jogadores representantes de cada time
A final foi disputada pela equipe 3 PIRad, representada pelos alunos do curso de matemática, que ganhou de 3x0 do time Panela FC, representado pelos estudantes de administração, ambos os times da Universidade Federal do Piauí.

Time vencedor dos Jogos Acadêmicos de Picos
Os jogos movimentaram a instituição e trouxe para quadra, torcedores e amantes do esporte. A acadêmica do curso de educação física da UESPI e integrante da organização do evento, Raquel Almondes, destacou o êxito na conclusão de mais uma edição do JAP, conseguindo atrair grande público e superando as expectativas.

Raquel, falou ainda sobre a experiência de aplicar na prática o que aprendeu em sala de aula. Segundo ela, “estar por dentro de um evento como este, ver a teoria sendo posta em prática, o que realmente acontece nas quadras, nos dá uma visão diferente, mais aberta, mais madura”, disse ela.

O professor e coordenador do curso Glauber Castelo Branco, destaca o trabalho realizado pelos estudantes ao longo dos três anos de jogos e as expectativas de incluir outras modalidades esportivas nas próximas edições, ressaltando a valor dessa experiência na organização de eventos esportivos para o currículo dos futuros profissionais. 

Ao fim da partida, aconteceu a cerimônia de premiação dos times vencedores, onde os atletas receberam as medalhas de primeiro e segundo lugar dos Jogos Acadêmicos de Picos.

Confira mais fotos: