maio 11, 2017

Nota de Pesar

A Universidade Estadual do Piauí - campus Professor Barros Araújo, lamenta a morte precoce do ex-aluno Daniel Marcos Ferreira da Silva, ocorrido na manhã de hoje (11), no município de Paquetá do Piauí, localizado a 40 km da cidade de Picos.

Daniel era cabo da polícia militar e concluiu recentemente o curso de Licenciatura Plena em Educação Física pela UESPI. Atualmente, trabalhava no Grupamento da Polícia Militar de Paquetá.

Neste momento de dor e inconformidade, a direção da UESPI, bem como toda a comunidade acadêmica, se solidariza com os familiares e amigos.





maio 08, 2017

Curso de Ciências Biológicas realiza primeiro Café com Biologia

Aconteceu, na última sexta-feira (05), na Universidade Estadual do Piauí – campus Professor Barros Araújo, o primeiro Café com Biologia, que faz parte do IV Seminário de Identidade Estudantil da UESPI, organizado pelo Centro Acadêmico Charles Darwin em parceria com a coordenação do curso de Ciências Biológicas.

Estudantes do curso de biologia da UESPI
O evento sobre aprendizagem e troca de ideias buscou recepcionar, informar e entreter os acadêmicos, dando boas vindas aos novos alunos, apresentando a estes o funcionamento da IES, o curso de biologia e o que é ser um biólogo. Na ocasião, ocorreram palestras, depoimentos de experiências, dinâmicas, sorteios de brindes e um coffe-break oferecido aos participantes. 

A professora e coordenadora Daniela Grangeiro, ressaltou o que a realização de um evento como este representa para o curso de biologia. Segundo ela, “é a continuação de um trabalho que já vinha sendo feito e trata-se de um evento grandioso, visto que ele vai situar nossos estudantes que estão integrando agora a universidade, mostrando o que é de fato uma pesquisa, um ensino, entre outros. Trata-se de um evento de grande valia para os estudantes”, disse ela.  
Professora e coordenadora do curso, Daniela Grangeiro
O Café com Biologia trouxe para os participantes, uma sequência de palestras informativas apresentando o tripé ensino-pesquisa-extensão, falando também sobre o funcionamento do curso e da universidade, buscando interagir com os novos acadêmicos. A palestra inicial intitulada “Formando Biólogos para defesa e proteção da vida” ficou por conta da professora doutora Marina Macêdo, que abordou o que é biologia e quais as áreas de atuação de um biólogo.
Professora doutora Marina Macêdo
O presidente do Centro Acadêmico Teodoro Neto falou de onde surgiu a ideia de promover um café reflexivo. “Nesse semestre, nós procuramos pensar sobre o curso, porque ser biólogo e qual a atuação do mesmo em meio ao ambiente profissional. O Café com Biologia remete a questão: analisar a biologia”, disse. Teodoro falou ainda sobre o seu desejo de que fique marcado nos novos discentes que estão chegando, a questão do comprometimento enquanto aluno e afirma que a comissão organizadora procura deixar pros calouros, o conhecimento sobre a área para que eles possam escolher o melhor caminho. 
Teodoro Neto, presidente do Centro Acadêmico de Biologia 
O evento apresentou ainda, os relatos de uma ex-acadêmica do curso de ciências biológicas da UESPI. Gabriela Cavalcante, bióloga e professora, em conversa, contou suas experiências dentro da universidade enquanto aluna e hoje, como profissional formada e atuante na profissão que escolheu. Ela enfatizou o porquê de ter escolhido essa área e o que a biologia representa. Segundo Gabriela,  “hoje, eu vejo a biologia com uma amplitude muito grande. Para nós biólogos, permite que possamos escolher onde queremos atuar. Independente da área, a essência do ser biólogo é você defender a vida em todas as suas formas, seja ela qual for e passar esse exemplo para outras pessoas”, disse.
Gabriela Cavalcante em conversa com os alunos
No decorrer das palestras, os novos alunos puderam interagir e tirar suas dúvidas quanto ao que estava sendo repassado, buscando saber mais sobre o curso. Francisco Renan, que decidiu cursar biologia e escolheu a UESPI para isso, afirma estar feliz com a escolha e disse esperar o melhor possível dessa nova fase. Disposto a conhecer a área, ele falou que a biologia o escolheu. “Eu sempre desejei trabalhar em uma área que mexesse com a natureza. Hoje, eu espero sair daqui me tornando um bom profissional e uma pessoa melhor”, disse Renan. 

O diretor da UESPI Evandro Alberto de Sousa, elogiou a realização do evento e a participação de todos e disse sentir-se feliz por ver a universidade se empenhando para que momentos como este aconteçam mais vezes. O seminário, que está em sua quarta edição, finalizou com um coffe-break e a entrega de certificados aos participantes. 

Confira mais fotos:



















Estudantes de Comunicação Social promovem II Semana do Calouro

Aconteceu, nos dias 04 e 05, na Universidade Estadual do Piauí – campus de Picos, a II Semana do Calouro do curso de Jornalismo, promovida pelas turmas de Comunicação Social em parceria com a coordenação e demais professores. O evento tem como objetivo, recepcionar os alunos aprovados, desejando boas vindas e os levando a conhecer a instituição de ensino, a futura profissão escolhida e o que é ser jornalista. 

Participantes da II Semana do Calouro - Foto: Queilan Teixeira
O coordenador Edvan Luiz da Silva, falou sobre suas expectativas para a chegada de mais uma turma de jornalismo na UESPI e destacou a importância de se realizar eventos como este com o intuito de proporcionar experiências positivas. Segundo ele, “o curso de jornalismo já existe na universidade há quinze anos e nós desejamos que aqueles que estão chegando agora se sintam em casa. Já temos projetos preparados para colocar em prática juntamente com alguns docentes. Apresentar esses projetos e mostrar como realmente funciona o jornalismo vai trazê-los com mais gás”, disse.   
Edvan Luiz, coordenador do curso de jornalismo - Foto: Queilan Teixeira 
Em sua segunda edição, a Semana do Calouro contou com palestras, mesas redondas, oficinas, visitas aos veículos de comunicação da cidade, exposições e apresentações culturais. A programação foi pensada com o intuito de proporcionar aos novos alunos, o primeiro contato com o jornalismo. Segundo Sandy Swami, acadêmica de comunicação social e uma das organizadoras do evento, “a ideia era apresentar um novo formato de jornalismo e não mais comunicação social como era antes. Fomos bem recebidos quando chegamos na universidade e queríamos repassar isso para os que estão chegando agora”, falou Sandy.
Sandy Swami e Janaína Costa, alunas do 5º período - Foto: Queilan Teixeira
O primeiro dia do evento foi dividido em três momentos e iniciou pela manhã, com uma visita a alguns veículos de comunicação da cidade. Os calouros tiveram a oportunidade conhecer e saber mais sobre o funcionamento da TV Picos, Rádio Cultura, Portal Grande Picos e Portal Folha Atual. Na parte da tarde, uma oficina de fotografia foi ministrada pelo estúdio Chis, sob a coordenação dos fotógrafos Victor Nunes e Stephanie Fidelis. 
Alunos em visita aos veículos de comunicação - Foto: Janaína Costa
Já no período da noite, uma mesa redonda formada pelos professores Edvan Luiz, Lanna Krisna e Michelly Carvalho apresentaram o jornalismo e o ser jornalista. A palestra principal que abordou a Trajetória no Jornalismo e a Conversão Midiática foi ministrada por Diego Trajano, diretor geral da TV BAND no Piauí. Ele expôs o jornalismo televisivo aos alunos e destacou a importância de se discutir temas como esse logo nos primeiros períodos da graduação. Segundo Diego, “discutir jornalismo televisivo é uma obrigação. Nós que estamos fazendo o dia a dia dessa profissão, temos que nos preocupar com a próxima geração. A importância dessa discussão está no bem e na preservação da nossa classe, da nossa profissão e do nosso negócio dentro da área”, disse ele. 
Mesa redonda do evento - Foto: Queilan Teixeira
O segundo e último dia do evento apresentou aos calouros os movimentos sociais que atuam em parceria com o curso, dentro da universidade. Eles puderam conhecer um pouco mais sobre o trabalho desenvolvido pela ENECOS, Coletivo Graciones, Liga LGBT, Coletivo Alfa e Ômega, Movimento Negro-Grafite-Hip Hop, Capoeira, entre outros. Os palestrantes procuraram repassar para os alunos, as formas de atuação desses movimentos, tudo que é desenvolvido, trabalhado e as atividades que são feitas.
Representantes dos movimento sociais - Foto: Queilan Teixeira
O diretor do campus, Evandro Alberto de Sousa, elogiou o empenho dos alunos e professores em proporcionar um momento receptivo para aqueles que estão chegando agora e disse se sentir satisfeito com a participação de todos. O encerramento do evento ficou por conta do cantor e compositor Sherley Lima e teve avaliação positiva dos participantes que agradeceram aos alunos veteranos a iniciativa em promover esta acolhida. Yelle Soares, que é caloura do curso, agradeceu em nome dos amigos e disse que “a realização de um evento como este é uma forma de todos nós estarmos em harmonia e conhecermos uns aos outros. Adorei a recepção e as amizades que já fiz. Achei muito interessante a forma como cada um nos acolheu”, falou ela.

Confira mais fotos:

Por Queilan Teixeira, Danilo Kelvin, Cíntia França e Anatália Nogueira