maio 08, 2017

Curso de Ciências Biológicas realiza primeiro Café com Biologia

Aconteceu, na última sexta-feira (05), na Universidade Estadual do Piauí – campus Professor Barros Araújo, o primeiro Café com Biologia, que faz parte do IV Seminário de Identidade Estudantil da UESPI, organizado pelo Centro Acadêmico Charles Darwin em parceria com a coordenação do curso de Ciências Biológicas.

Estudantes do curso de biologia da UESPI
O evento sobre aprendizagem e troca de ideias buscou recepcionar, informar e entreter os acadêmicos, dando boas vindas aos novos alunos, apresentando a estes o funcionamento da IES, o curso de biologia e o que é ser um biólogo. Na ocasião, ocorreram palestras, depoimentos de experiências, dinâmicas, sorteios de brindes e um coffe-break oferecido aos participantes. 

A professora e coordenadora Daniela Grangeiro, ressaltou o que a realização de um evento como este representa para o curso de biologia. Segundo ela, “é a continuação de um trabalho que já vinha sendo feito e trata-se de um evento grandioso, visto que ele vai situar nossos estudantes que estão integrando agora a universidade, mostrando o que é de fato uma pesquisa, um ensino, entre outros. Trata-se de um evento de grande valia para os estudantes”, disse ela.  
Professora e coordenadora do curso, Daniela Grangeiro
O Café com Biologia trouxe para os participantes, uma sequência de palestras informativas apresentando o tripé ensino-pesquisa-extensão, falando também sobre o funcionamento do curso e da universidade, buscando interagir com os novos acadêmicos. A palestra inicial intitulada “Formando Biólogos para defesa e proteção da vida” ficou por conta da professora doutora Marina Macêdo, que abordou o que é biologia e quais as áreas de atuação de um biólogo.
Professora doutora Marina Macêdo
O presidente do Centro Acadêmico Teodoro Neto falou de onde surgiu a ideia de promover um café reflexivo. “Nesse semestre, nós procuramos pensar sobre o curso, porque ser biólogo e qual a atuação do mesmo em meio ao ambiente profissional. O Café com Biologia remete a questão: analisar a biologia”, disse. Teodoro falou ainda sobre o seu desejo de que fique marcado nos novos discentes que estão chegando, a questão do comprometimento enquanto aluno e afirma que a comissão organizadora procura deixar pros calouros, o conhecimento sobre a área para que eles possam escolher o melhor caminho. 
Teodoro Neto, presidente do Centro Acadêmico de Biologia 
O evento apresentou ainda, os relatos de uma ex-acadêmica do curso de ciências biológicas da UESPI. Gabriela Cavalcante, bióloga e professora, em conversa, contou suas experiências dentro da universidade enquanto aluna e hoje, como profissional formada e atuante na profissão que escolheu. Ela enfatizou o porquê de ter escolhido essa área e o que a biologia representa. Segundo Gabriela,  “hoje, eu vejo a biologia com uma amplitude muito grande. Para nós biólogos, permite que possamos escolher onde queremos atuar. Independente da área, a essência do ser biólogo é você defender a vida em todas as suas formas, seja ela qual for e passar esse exemplo para outras pessoas”, disse.
Gabriela Cavalcante em conversa com os alunos
No decorrer das palestras, os novos alunos puderam interagir e tirar suas dúvidas quanto ao que estava sendo repassado, buscando saber mais sobre o curso. Francisco Renan, que decidiu cursar biologia e escolheu a UESPI para isso, afirma estar feliz com a escolha e disse esperar o melhor possível dessa nova fase. Disposto a conhecer a área, ele falou que a biologia o escolheu. “Eu sempre desejei trabalhar em uma área que mexesse com a natureza. Hoje, eu espero sair daqui me tornando um bom profissional e uma pessoa melhor”, disse Renan. 

O diretor da UESPI Evandro Alberto de Sousa, elogiou a realização do evento e a participação de todos e disse sentir-se feliz por ver a universidade se empenhando para que momentos como este aconteçam mais vezes. O seminário, que está em sua quarta edição, finalizou com um coffe-break e a entrega de certificados aos participantes. 

Confira mais fotos: