agosto 22, 2014

Professora da Uespi de Picos terá livro exposto na 23ª Bienal do Livro de São Paulo

O livro intitulado “ Carlos Castello Branco: o comentarista paradigmático da imprensa brasileira, da Profa. Me. Daiane Rufino Leal, Coordenadora do Curso de Comunicação Social, da Universidade Estadual do Piauí, campus de Picos, está entre os livros selecionados pela Editora da Universidade Federal do Piauí- EDUFPI.  Para representar a produção científica do Piauí na 23ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo, que acontecerá entre os dias 22 e 31 de agosto.
Carlos Castello Branco é considerado um dos mais influentes jornalista político do Brasil, um piauiense que atuou durante 50 anos na imprensa nacional, a pesquisa retratou uma verdadeira biografia ancorada no gênero jornalístico, trazendo uma perspectiva histórica. O livro é resultado da pesquisa de mestrado da docente “fico muito orgulhosa, é uma oportunidade ímpar, ter a produção piauiense representada na Bienal, em nosso trabalho investigamos 30 anos de sua participação no Jornal do Brasil, onde assinava a Coluna do Castello”, explicou Daiane Rufino.
Prof. Me. Daiane Rufino Leal
 Para a professora é uma satisfação muito grande, saber que o livro será exposto na maior feira de livros do país “fico muito satisfeita de ter esta oportunidade, o livro vai ser exposto e pessoas de todas as regiões do país, e de vários lugares do mundo que irão visitar a Bienal, vão poder ver estas obras, produzidas por pesquisadores piauienses, isso é muito bom para a UESPI de Picos”, afirmou a docente.
A Bienal reunirá as principais editoras, livrarias e distribuidoras do país. Além do livro da Me. Daiane Rufino, mais dois livros produzidos por professoras e estudantes do curso de Comunicação Social nos campi de Teresina e Picos serão expostos. O livro “O Bispo de Todos os Tempos: uma biografia de Dom Avelar Brandão Vilela”, da Profa. Me. Sônia Mariah Carvalho e o livro organizado pela professora Jacqueline Lima Dourado, da UFPI, intitulado “Economia Política do Jornalismo: campo, objeto, convergências e regionalismos”, com três capítulos produzidos por professores e estudantes da Uespi de Picos, a professora Graciele Barroso (atualmente fazendo mestrado) e da graduada Maria Santana, e o capítulo produzido pela professora Me. Jaqueline Torres e das graduadas Remédios Bezerra e Mayara Sousa.

agosto 19, 2014

Uespi de Picos divulga 5ª Convocação da Lista de Espera do SISU: as matrículas será até amanhã

A Universidade  Estadual do Piauí, campus de Picos, por meio da Pró-Reitoria de Ensino e Graduação –PREG, divulgou o edital da quinta convocação para Matrícula Institucional, para os candidatos que efetivaram confirmação presencial de interesse na vaga para ingresso na Uespi, por meio do Sistema de Seleção Unificada – SISU/2014.

O prazo para o candidato convocado efetivar a matricula institucional se estenderá até amanhã (20). A matrícula curricular também poderá ser feita, nas Coordenações de curso. O aluno deverá comparecer ao antigo campus de Picos, localizado no bairro Junco, no horário das 8:00h ás 12:00h e das 14:00 ás 17:00h.

É obrigatória a presença do candidato ou de seu representante legal portando os seguintes documentos:
• 1 (uma) fotografia 3×4, recente;
E cópias AUTENTICADAS EM CARTÓRIO dos seguintes documentos:
• Cédula de Identidade;
• CPF – Cadastro de Pessoas Físicas (CPF);
• Comprovante de votação da última eleição (para os candidatos maiores de 18 anos);
• Certificado de Conclusão do Ensino Médio ou equivalente autenticado pela Secretaria de Educação;
• Prova de quitação com o Serviço Militar (para candidatos do sexo masculino, maiores de 18  anos).

Os candidatos beneficiários de ações afirmativas devem apresentar esses mesmo documentos acima listados e mais Histórico Escolar do Ensino Fundamental e do Ensino Médio comprovando ter estudado integral e exclusivamente em Escola Pública.

O candidato que não comparecer para realização da Matrícula Institucional e/ou não apresentar a documentação necessária para a matrícula perderá o direito à vaga.

Mais informações no edital e a relação dos convocados:

http://www.uespi.br/site/?p=59503

agosto 17, 2014

Novo Campus da UESPI de Picos ganhará salas de aula digitais

O projeto partiu da direção do campus com o apoio da administração superior da UESPI


O governo do Estado, por meio da Secretaria da Administração, projeta a instalação de salas digitais no novo Campus da Universidade Estadual do Piauí, campus de Picos, inaugurado no dia 02 de julho.  A iniciativa faz parte do projeto de modernização idealizado pela direção e reitoria da UESPI.

O projeto apresentado pelo diretor da UESPI de Picos, professor Evandro Alberto foi aprovado pelo governo do Estado e encaminhado à Secretaria de Administração para agilizar os procedimentos, com vista a aquisição e implantação das salas digitais, com o objetivo de proporcionar aos alunos e professores um ambiente tecnológico e inovador.

Em audiência realizada entre a Universidade Estadual do Piauí, representada pela vice-reitora, Bárbara Melo, pelo pró-reitor de administração e Recursos Humanos, Raimundo Isídio e pelo diretor do campus de Picos, Evandro Alberto, com o secretário de administração do Estado, João Henrique Souza que garantiu empenho para viabilizar a aquisição e instalação dos equipamentos.

O diretor Evandro Alberto afirmou que o Projeto Sala de Aula Digital tem como objetivo proporcionar aos professores e alunos ferramentas indispensáveis para a prática do trabalho docente e da própria aprendizagem, por meio do uso das novas tecnologias.
“A iniciativa busca modernizar nossa Universidade. Isso representa um avanço muito grande. Além de ser uma das metas de nosso reitor Nouga Cardoso e da nossa vice-reitora Bárbara Melo”, disse o diretor Evandro Alberto.



A vice-reitora Bárbara Melo destacou que a UESPI busca o diálogo e a parceria com todos os demais organismos do Estado, em benefício da universidade e dos estudantes. “Nós apoiamos todos os projetos que visem a melhoria e o crescimento de nossa instituição. Vamos fazer parcerias e convênios para dotar nossa universidade de estrutura”, disse Bárbara Melo.