novembro 12, 2018

Semana de Agronomia é destaque em Picos e alunos e professores ressaltam: “Um dos maiores eventos que a UESPI já teve”


Por Leo Leal


A Universidade Estadual do Piauí- campus Professor Barros Araújo, sediou de 06 à 09/11, a X Semana de Agronomia. O evento reuniu entre alunos, professores, profissionais, produtores rurais, palestrantes e público em geral, cerca de 220 pessoas. Os presentes eram de Picos, outras cidades do Piauí e até de outros estados. Nesses quatro dias, foram realizadas palestras, minicursos, oficinas, apresentação de trabalhos, além da maior atração do evento, a "I Mostra de Inovações Tecnológicas para a Cultura do Alho no Estado do Piauí."

As palestras do primeiro dia aconteceram no auditório do campus. Foto: Queilan Teixeira
1° dia manhã

A programação se iniciou com o credenciamento dos participantes e cerimônia de abertura, que contou com apresentação do grupo de Dança da UESPI e momento musical. Antes das primeiras palestras, se destaca a homenagem para a ex-aluna do curso, Denise Maria, que faleceu recentemente vítima de um infarto fulminante. Os alunos e professores prestaram suas homenagens através de música, depoimentos e fotos da jovem que foram colocadas para o público.

Denise Silva se formou em Agronomia pela UESPI no primeiro semestre deste ano. Foto: Reprodução

Após o momento de emoção e pronunciamento da mesa de honra sobre o evento se iniciaram as palestras. Alan Michel Gomes foi o primeiro a discursar, ele é Engenheiro Agrônomo formado pela UESPI e presidente da Associação de Engenheiros Agronômicos da macrorregião de Picos. Falou sobre o tema: “Os Desafios do Profissional da Agronomia no Mercado de Trabalho.”

Alan  se formou em Agronomia na primeira turma do curso na UESPI de Picos. Foto: Queilan Teixeira
Após Alan, também explanou sobre a temática, Raimundo Ulisses Filho, que é Presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia no estado ( CREA-PI). A manhã de palestras foi fechada com Alexandre Magno Júnior, o agrônomo falou sobre o projeto “Sertão Empreendedor”.
O principal papel do CREA é fiscalizar e proteger a sociedade, destacou o presidente. 


Alexandre Júnior- Projeto Sertão Empreendedor.

1° dia- Tarde

No período da tarde, o evento promoveu, primeiramente, um bate-papo com o produtor. Depois, os temas foram "Forragem Hidropônica" e o "Impacto do Manejo Florestal Sustentável Sobre o Solo no Bioma Caantinga, palestras ministradas pelos agrônomos Paulo Pedro de Meneses e Laerte Bezerra, respectivamente.

Os produtores atenderam as dúvidas dos ouvintes sobre a produção de alho e tomate na região. 
O professor Carlos Pedro, deu exemplos práticos, e numa palestra dinâmica, divertiu os presentes.

O Professor Laerte Amorim foi o último a falar no primeiro dia. Todos os palestrantes receberam "Lembranças", como agradecimento da organização.

2° dia

O segundo dia foi voltado para os minicursos:

Técnicas de Enxertia- Aaron de Sousa Alves
Coleta de Solo, Recomendação de Adubação e Calagem
Elaboração de Projeto- Girlan Elton Costa
Legislação Ambiental- Júlio César de Moura Luz
AutoCAD

Os minicursos foram ministrados em salas de aula e em outros espaços dentro do campus, enquanto isso, nos corredores, eram expostos trabalhos feitos pelos alunos do curso.

Prática do minicurso de Coleta de Solo, Recomendação de Adubação e Calagem
Exposição de trabalho feito pelo aluno Neto Vitorino.

3° dia

No terceiro dia (08), foi realizada a “I Mostra de Inovações Tecnológicas para a Cultura do Alho no Estado do Piauí.”, uma grande estrutura foi montada fora do campus, com stands, equipamentos tecnológicos.



Quem esteve participando foi Francisco Rezende, que mora na cidade de Brasília e é pesquisador da Empresa Brasileira de Pesquisa e Agropecuária (EMBRAPA).  O estudioso falou da importância do evento e sobre a esperança de revitalizar a cultura do alho no estado. “Creio que esse evento é um divisor de águas, uma oportunidade de mostrarmos ao produtor novas tecnologias e que o Piauí pode voltar a ser de novo um grande produtor de alho. Agradeço à UESPI pela recepção e acredito que a Universidade terá grande contribuição para que o agricultor piauiense volte a produzir alho em grande escala, finalizou.”

O pesquisador explicou a função de cada maquina para o público presente.

No intervalo das oficinas, na transição do período da manhã para a tarde, também teve música,  o sanfoneiro Francisco Costa, esteve tocando um forró pé de serra, bem ao estilo nordestino.



No  grupo da Universidade no whatsapp, professores e alunos comentaram sobre o evento elogiando a estrutura e organização. “Parabéns aos professores pelo evento de Agronomia, um dos maiores eventos que vi na UESPI e com a participação da sociedade”. Essa mensagem foi a mais copiada, colocada pela professora Yana Moura, do curso de Direito.

4° dia

O último dia contou apresentação de trabalhos. Foram avaliados artigos feitos pelos seguintes alunos: Antônio Veimar da Silva, Manoel Cícero de Oliveira, José Vitorino da Silva Neto, Wagnér  Mendes Dantas e Caíke de Sousa Pereira. O último discente mencionado ganhou o prêmio de melhor trabalho.

Caíque recebeu prêmio e posou para foto com os professores da banca avaliadora. 
O professor Renato Santos Rocha, que é coordenador do curso, ao final das apresentações parabenizou os alunos e mostrou sua satisfação com o evento.  “Estou muito feliz com tudo que aqui foi realizado, com empenho de cada um. A X Semana de Agronomia ganhou uma notoriedade muito grande. Por tudo que foi feito, é o maior evento já realizado pelo curso na UESPI, e vamos trabalhar ainda mais para que a XI seja ainda melhor para o público”, pontuou.

O professor Renato (à direita) "sonha" que o evento no futuro vire um congresso.
A X Semana de Agronomia foi planejada pela AGROPEC (empresa júnior do curso de Agronomia). A aluna Lígia Xavier, que fez parte da organização falou  do sentimento após a realização. “Foram 4 dias de evento, estamos cansados, mas a alegria de saber que deu tudo certo é maior do que isso. O evento foi muito comentado e a sensação é de dever cumprido”, finalizou.
Lígia ressaltou a importância do envolvimento de todos os alunos do curso para que o evento desse certo.
Confira mais registros da X Semana de Agronomia: