novembro 02, 2016

Curso de Comunicação Social promove Cine Debate

Aconteceu na noite da última segunda-feira (31), no auditório do campus da UESPI de Picos (Bairro Altamira), o Cine Debate. O evento, organizado pelos IV e VII blocos do curso de Comunicação Social (UESPI/Picos), teve como principal objetivo discutir a importância da comunicação comunitária e participativa. A professora, jornalista e relações públicas Ruthy Costa presidiu – ao final do evento – uma palestra seguida por um debate, que contou com a fervorosa participação do público presente.
Professora Ruthy Costa


Para Ruthy Costa, palestrante da noite, falar sobre comunicação é essencial, principalmente no âmbito da democratização: “falar sobre democratização da comunicação é necessário. Além disso, discutir assuntos de interesse social como a PEC 241 é fundamental nesse universo acadêmico onde os estudantes estão em processo de formação profissional e aprimoramento pessoal”, disse.


Segundo Sandy Swamy, organizadora do evento e acadêmica do IV período de Comunicação Social, a importância do debate sobre a democratização da Comunicação vem principalmente para a reflexão sobre quais interesses estão sendo veiculados atualmente na mídia: “a universidade tem o papel de incentivar o senso crítico. Atualmente vivemos momentos de crise política e econômica que interfere na vida de todos. O papel da mídia é de ‘espelho da sociedade’, mas isso não tem acontecido. A sociedade está cada vez menos representada pelos mass media”, falou.
Cine Debate


Alan Santana, graduando do IV período de Direito, falou sobre a relevância em contar, no debate, com os mais diversos pontos de vista acerca do assunto abordado: “meu ponto de vista é diferente da maioria das pessoas aqui, o debate vem principalmente no intuito de mostrar nossas ideias e as compararmos de forma a tomar uma posição para esclarecer e suprimir algumas dúvidas”, explicou.

UESPI de Picos sedia o II UESPI Rosa

Aconteceu na tarde da última segunda-feira (31), no auditório da UESPI de Picos (Bairro Altamira), o II UESPI Rosa. O evento, que está em sua segunda edição, é uma menção ao Outubro Rosa, o movimento conhecido internacionalmente que visa desenvolver ações na luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas e entidades.

O II UESPI Rosa contou com palestras da dra. Patrícia Batista, coordenadora do curso de Medicina da UFPI; dra. Saara Jane, médica radiologista; e dr. Lívio Portela, mastologista.
Mesa de Honra
Foto: Cíntia França

A coordenadora do curso de Enfermagem da UESPI de Picos, Antônia Lucimeire Leal, falou sobre o compromisso da UESPI para/com a sociedade, através da promoção de eventos como o UESPI Rosa: “vemos aqui um despertar para a prevenção de uma doença agravante, que pode ser evitada com um simples gesto de toque. Quando falamos na sociedade inclui-se também os homens, mesmo devido a pouca quantidade de homens que apresentam e desenvolvem o CA de mama, mas eles são peças fundamentais pelo apoio que podem dar a suas companheiras”, disse.
Coordenadora do Curso de Enfermagem Antonia Lucimeire
Foto: Cíntia França

Dr. Lívio Portela, mastologista atuante em Picos, falou sobre a importância da discussão do câncer de mama no ambiente universitário: “Hoje é uma das maiores lutas que existem no Brasil, boa parte do mundo já venceu essa parte do diagnóstico precoce, reduzindo a mortalidade. Nós ainda temos mais da metade dos casos de CA de mama sendo diagnosticados de forma tardia e muitas vezes o que falta é apenas informação e conhecimento, daí vem a importância de um movimento como o Outubro Rosa acontecendo no ambiente acadêmico”, explicou.
Dr. Lívio Portela
Foto: Cíntia França
Segundo Patrícia Batista, médica e coordenadora do curso de Medicina da UFPI, os benefícios trazidos a sociedade através da promoção do UESPI Rosa são inúmeros: “eu acredito no poder da informação, é necessário que todos conheçam seus direitos e deveres perante essa realidade do câncer de mama que assola o Brasil, não somente as mulheres, como também os homens. A academia é um espaço fantástico para se discutir a temática, visto que aqui estamos preparando os profissionais para estarem aptos a lidar com seus pacientes”, falou.
Dra. Patrícia Batista
Foto: Cíntia França
Ao final do evento foram sorteados brindes para o público presente, dentre esses, 4 mamografias.
Confira mais imagens: