dezembro 03, 2017

DCE 9 de novembro promove Bate Papo Cultural com o ator e cineasta Flávio Guedes


Os alunos da Universidade Estadual do Piauí – campus professor Barros Araújo, participaram, na ultima sexta-feira (01), de um Bate Papo Cultural com o roteirista, pintor, ator, desenhista e cineasta Flávio Guedes. O evento foi realizado pelo Diretório Central dos Estudantes (DCE) e proporcionou aos participantes, um momento de descontração e aprendizado sobre cultura e artes cênicas.
Flávio ao lado dos participantes do Bate Papo
Conversar sobre essa temática tem sido uma das principais pautas propostas pela atual gestão do DCE 9 de novembro, que destaca como de suma importância, a manifestação e a fomentação de todos os tipos de arte dentro da universidade, sobretudo a arte picoense. É pauta da gestão também, a realização de eventos como sarais, que serão realizados mensalmente e a criação de um grupo de teatro na UESPI que reúna alunos de diferentes cursos. 

Samuel Nascimento, acadêmico do curso de administração, membro do Diretório Central dos Estudantes e idealizador do evento, falou acerca da organização do Bate Papo Cultural e ressaltou a importância de levar cada vez mais a cultura para dentro da instituição. Segundo ele, “ao ingressar na chapa para concorrer ao DCE, eu coloquei algumas pautas a serem realizadas pela gestão, caso eleita. Recentemente, conheci o trabalho do Flávio e convivendo com esse mundo da arte e do teatro, lancei a proposta de trocarmos experiências sobre o assunto. Conversei com ele que gentilmente aceitou o convite. Na sexta feira, lançamos uma semente no caminho da construção do nosso grupo de teatro na universidade, um desejo meu apoiado por muitos, visto que a UESPI precisa de cultura, de arte, de questionamento e de vida. E eu, enquanto estudante e membro da gestão estarei sempre buscando isso. ”, disse ele. 

Além de Flávio, o Bate Papo Cultural contou também com a participação de grandes artistas da cidade de Picos, como a atriz e roteirista Maria Nilza Carvalho, o ator Sávio Barão e Jaísa Moura, atriz e poetisa, que contribuíram significativamente com o debate e trouxeram para dentro da instituição experiências valiosas, ensinamentos construtivos e uma bagagem simbólica sobre o assunto. 
Flávio Guedes, Maria Nilza e Sávio Barão
Flávio Guedes tem aproximadamente 15 filmes produzidos, além de outros trabalhos em diferentes áreas. Atualmente, mora em São Paulo e está em Picos para a gravação de seu novo filme “O pescador e o rio”. Ator e diretor de teatro e cinema, Flávio tem obras premiadas e reconhecidas e domina o assunto quando a temática é a arte. 

Ele destacou sua satisfação em participar do evento e agradeceu a acolhida, ressaltando a importância de levar o teatro para dentro da instituição. De acordo com ele, “é um misto de satisfação, alegria, entusiasmo e prazer participar do bate papo sobre teatro e cinema que aconteceu na UESPI. Aceitei prontamente o convite do DCE e tive o prazer de reencontrar pessoas queridas. Foi uma conversa enriquecedora, onde podemos regar a semente plantada no sentido de movimentar teatralmente a comunidade acadêmica e estender o teatro e todos os seus benefícios além dos portões da universidade. Esperamos que a ideia venha a frutificar cada vez mais e estarei à disposição para que esse movimento aconteça, aconteça bonito e aconteça da melhor forma”, falou Flávio. 

Samuel Nascimento garantiu a realização de outros eventos como este, destacando a necessidade de valorização a cultura e a implementação da mesma dentro das imediações da UESPI. 

Confira mais fotos:

Fotos por: Samuel Nascimento