agosto 18, 2017

Curso de Letras realiza II Jornada de Literatura

O curso de licenciatura em Letras/Português da Universidade Estadual do Piauí - campus professor Barros Araújo, realizou, na tarde desta quinta-feira (17), a II Jornada de Literatura, trazendo este ano o tema: “Da formação a contemporaneidade”. O evento, organizado pelos alunos do curso em parceria com a coordenação e demais professores, contemplou palestras, minicursos, apresentações de trabalhos, poesia e cordel em momentos de descontração e conhecimento.
Estudantes de Letras da UESPI
O encontro teve como objetivo, conhecer a literatura raiz, desde a sua formação até a contemporaneidade com o lançamento de obras atuais, fazendo uma análise reflexiva do que se tem hoje. A ideia é proporcionar aos alunos, a participação em um evento acadêmico com apresentações de trabalhos variados a partir do que foi estudado no decorrer do período letivo nas disciplinas de literatura. 

Mônica Gentil, professora e coordenadora do curso de letras, refletiu a importância de um evento como este para a formação acadêmica e profissional dos discentes. Segundo ela, “eventos deste tipo são de suma importância. Dentro do curso de letras, nós procuramos fazer a cada ano, dois encontros. Trata-se da semana de letras, que acontece uma vez por ano; e a jornada de literatura, que é a culminância das disciplinas de literatura abordadas no curso. Esses eventos proporcionam a participação dos alunos e seu desenvolvimento ao longo da graduação”, disse Mônica.
Mônica Gentil, professora e coordenadora do curso de Letras 
Dividido em dois momentos, a II Jornada de Letras abordou, no período da tarde, uma palestra da professora e membro da Academia Picoense de Letras, Deolinda Marques e lançou para os alunos e demais participantes do evento, o cordel do poeta e professor Osvaldo Lavor. Na parte da noite, foram realizados minicursos e apresentações de trabalhos científicos e obras literárias, apresentando os resultados obtidos ao longo de pesquisas realizadas durante o semestre. 

O acadêmico do VI período Patrick Lustosa, falou acerca da realização de eventos como este na universidade, destacando a necessidade da promoção dos mesmos. “É muito importante o estudante planejar e promover eventos desde o início da sua graduação ao termino. Este objetivo da professora Mônica de todo semestre realizar um encontro é muito importante na formação de cada aluno, pois envolve todo um conjunto – estudantes e professores – e enriquece o currículo de cada graduando”, disse ele.  
Patrick Lustosa, acadêmico de Letras/Português
Confira mais fotos:

*Fotos por: Patrick Lustosa e Patrick Sousa




































agosto 15, 2017

Curso de Pedagogia da UESPI realiza I Mostra de Pesquisa Científica

Aconteceu, na ultima quinta-feira (10), na Universidade Estadual do Piauí – campus professor Barros Araújo, a I Mostra de Pesquisa Científica, organizada pelo curso de licenciatura em pedagogia. O evento, que marca o encerramento do semestre letivo de 2017.1, contou com apresentações de trabalhos acadêmicos desenvolvidos pelos alunos em parceria com os professores, reforçando o engajamento dos mesmos através da pesquisa e apresentando a comunidade acadêmica, os resultados obtidos.  
Participantes da I Mostra de Pesquisa Científica 
Dividido em dois momentos principais, os estudantes puderam, na parte da tarde, contemplar as apresentações dos trabalhos produzidos pelos discentes e avaliados pelos professores através de uma banca examinadora; e no período da noite, assistiram a uma palestra ministrada pela professora mestre Nilda Neiva Gonçalves, intitulada: A Pesquisa na Trajetória Acadêmica, abordando o passo a passo da pesquisa científica desenvolvida na academia e sua importância no âmbito educacional. 

A professora e coordenadora do curso de pedagogia da UESPI Thaizi Helena, falou sobre a importância do incentivo a pesquisa durante a graduação e avaliou os resultados obtidos através dos trabalhos produzidos. Segundo Thaizi, “os resultados são mais que positivos. A gente viu durante esses dias, o envolvimento dos alunos em relação à produção e a qualidade dos trabalhos. Teve toda uma preocupação, seguimos o passo a passo do edital lançado, tivemos uma formatação adequada, formamos uma comissão cientifica e teve todo um critério de avaliação seguindo o padrão de um evento científico”, disse ela.   
Thaizi Helena, professora e coordenadora do curso
Partindo do principio do incentivo a realização da pesquisa cientifica, os trabalhos desenvolvidos em sala de aula e apresentados posteriormente foram idealizados pelos professores do curso, através de produções elaboradas voltadas para o estudo de disciplinas da grade curricular. A ideia principal é criar nos discentes, a prática da produção científica visando o Trabalho de Conclusão de Curso e futuras publicações em livros, revistas, artigos, entre outros.  

O estudante do VIII período do curso de pedagogia Jeferson Oliveira, ressaltou a importância da pesquisa no meio acadêmico. De acordo com Jeferson, “a pesquisa científica nos ajuda a aprimorar todo o nosso conhecimento e a bagagem cultural que a gente adquire aqui na academia. Saímos do padrão das questões lógicas e passamos a refletir muito mais a pesquisa, já que ela trás um conhecimento que muitas vezes a gente não consegue adquirir, criando um senso crítico bem maior”, disse ele. 
Jeferson Oliveira, estudante de pedagogia

Confira mais fotos: