outubro 15, 2015

III Semana de Ciências Agrárias da UESPI e VIII Semana de Agronomia de Picos (terceiro dia)

O terceiro dia da III Semana de Ciências Agrárias da UESPI e da VIII Semana de Agronomia de Picos foi repleto de atividades que preencheram a programação dos eventos. Os graduandos dividiram-se entre os minicursos e as palestras ofertadas no campus da UESPI de Picos (Bairro Altamira) nesta quinta-feira, 15 de outubro.

                Os minicursos ofertados durante a manhã desta quinta-feira foram: “Apicultura básica”, “Cajucultura, manejo Integrado de doenças e manejo Integrado de pragas na cultura do cajueiro”, “Dinâmica de carbono no semiárido brasileiro”, “uso sustentável da água no cultivo de plantas”, “Biotecnologia de bovinos e bubalinos” e “Galinhas capirias”.

                Tamiris Joana dos Santos, antiga aluna da UESPI e atualmente doutoranda pela UFRPE, ministrou a palestra “Fitossanidade”, onde falou sobre as pragas que atacam plantas pelo Piauí e por todo o país: “a maioria das doenças de plantas são causadas por fungos, cada região tem suas particularidades, mas a nossa sofre principalmente com patologias de origem fúngica”, explicou.
Tamiris Santos

                José Francisco de Carvalho, professor doutor da UESPI de Picos, apresentou a palestra “Irrigação alternativa para o Semiárido”, onde falou sobre o funcionamento dos mais diversos métodos de irrigação existentes, além de especificar quais as características das regiões que são ideais para cada sistema de irrigação, enfocando a irrigação localizada (método que consome pequeno volume de água).
 
José Francisco
Confira mais fotos:












outubro 14, 2015

III Semana de Ciências Agrárias da UESPI e VIII Semana de Agronomia de Picos (segundo dia)

O segundo dia da III Semana de Ciências Agrárias da UESPI e da VIII Semana de Agronomia de Picos foi repleto de atividades que preencheram a programação dos eventos. Os graduandos dividiram-se entre os minicursos e as palestras ofertadas no campus da UESPI de Picos (Bairro Altamira) nesta quarta-feira, 14 de outubro.

                Os minicursos ofertados durante a manhã desta quarta-feira foram: “Apicultura básica”, “Cajucultura, manejo Integrado de doenças e manejo Integrado de pragas na cultura do cajueiro”, “Dinâmica de carbono no semiárido brasileiro”, “Uso sustentável da água no cultivo de plantas”, “Biotecnologia de bovinos e bubalinos” e “Galinhas capirias”.

                O coordenador do curso de Biologia da UESPI de Picos, Fábio Vieira, abriu a tarde com a palestra “Identificação e uso da vegetação nativa do semiárido”, onde falou sobre a importância da extração da madeira local: “as plantas nativas da nossa região são importantes, pois atendem as finalidades domésticas do Piauí e também de outros locais”, explicou.
Fábio Vieira


                Agivan Luz e Francimar Bonfim, representantes do Banco do Nordeste, ministraram a palestra “Educação no Semiárido e desenvolvimento regional”. Fracimar deixou claro quem são as verdadeiras potencialidades do Nordeste e explicou seu ponto de vista ao mesmo tempo em que deixou uma mensagem de motivação para o público: “nós somos as potencialidades do Nordeste, pois somos pessoas resistentes que lutam contra as adversidades e dessa forma alcançamos vitórias”, justificou.
Francimar Bonfim
Agivan Luz
Confira mais fotos:



















III Semana de Ciências Agrárias e VIII Semana de Agronomia de Picos têm início

Aconteceu, no auditório da UESPI de Picos, a abertura da III Semana de Ciências Agrárias e da VIII Semana de Agronomia de Picos. Os eventos têm como objetivo mostrar e disseminar o potencial agropecuário e recursos naturais do semiárido do Estado do Piauí. Estiveram presentes alunos e professores de diversas cidades, entre elas: Picos, Correntes e Teresina. A decoração do evento foi inspirada no sertão piauiense, objetos que compõe o cenário do semiárido caracterizaram o auditório da UESPI de Picos e garantiram uma estampa artística com a cara do Piauí.

Mesa de Honra
A mesa de honra foi composta pelo diretor do campus de Picos da UESPI: Evandro Alberto, coordenador do curso de Engenharia Agronômica: Wagner Pessoa, representante do Governo do Estado e presidente da FAPEPI (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí): Francisco Guedes, Secretário de Agricultura José Antônio de Sousa Batista, representante do CCA (Centro de Ciências Agrárias): Diogo de Souza Ferraz, representante do campus de Correntes: Sammy Sidney Matias, representantes dos discentes do curso de Engenharia Agronômica: Lorran Paixão.

A Semana de Ciências Agrárias é um evento promovido pelos cursos de Engenharia Agronômica da Universidade Estadual do Piauí (situados de norte a sul do Estado). Já a Semana de Agronomia de Picos, por sua vez, é organizada pelas turmas dos cursos de Engenharia Agronômica da UESPI de Picos. Ambas tem o intuito de agregar pesquisadores, docentes, discentes e demais profissionais da Agricultura, atualizando informações e trazendo o que há de mais recente na agronomia e áreas similares.

José Antônio de Sousa Batista
O Secretário Municipal de Agricultura, José Antônio de Sousa Batista, falou sobre a importância do conhecimento acadêmico em prol da ajuda de agricultores do sertão: “disseminem em todo o território do nosso sertão o conhecimento adquirido na academia, temos a necessidade de ajudar os humildes agricultores que trabalham diariamente pelo nosso Piauí”, falou.


Evandro Alberto

O diretor Evandro Alberto, parabenizou os alunos e professores referentes ao curso de Engenharia Agronômica pelos eventos e fez um pedido aos representantes do poder Executivo Municipal e do Estado: “intermedeiem junto a CODEVASP e ao Governo do Estado a doação de máquinas para atender ao curso de Engenharia Agronômica”, falou.

Confira mais fotos: