maio 13, 2015

Abertura dos II Jogos Acadêmicos de Picos homenageia Eric Mesquita

O V período de Educação Física da UESPI foi responsável pela organização da cerimônia de abertura da segunda edição dos JAP - Jogos Acadêmicos de Picos, que ocorreu na quadra do novo campus da UESPI de Picos. O evento foi marcado por uma bela homenagem póstuma a Eric Mesquita, colega de classe dos organizadores. A noite também contou com a escolha da Musa dos Jogos e dois amistosos entre times da UESPI e da UFPI. Parte da comunidade picoense prestigiou o momento, entre eles alunos, funcionários e servidores das duas maiores universidades da macrorregião.

Acadêmicos organizadores dos JAP da Uespi de Picos
Quem deu início a cerimônia foi a “Banda Antônio Lelis de Carvalho” da Prefeitura Municipal de Picos, tocando versões instrumentais de sucessos da MPB como “Trem das Onze”, os músicos foram bem recebidos pelo público presente e agraciados com aplausos ao final da apresentação. Também foi cedida ao evento uma ambulância pela Secretaria Municipal de Saúde, alunos do VI e IV período de Enfermagem da UESPI ficaram responsáveis por atender emergências que pudessem acontecer, felizmente não foi registrada nenhuma ocorrência na noite em questão.

Banda Antônio Lelis de Carvalho
              A noite seguiu com uma emocionante homenagem póstuma a Eric Mesquita, os integrantes de sua família foram convidados de honra do evento e receberam palavras de conforto dos antigos colegas de classe. A mesa de honra também saudou a memória do antigo aluno da UESPI, essa foi composta pelo diretor do campus, Evandro Alberto, pela coordenadora do curso de Educação Física, Nélida Amorim e pelos professores Napoleão Mendes, Edna Moura e Glauber Castelo Branco. Família e amigos de Eric não puderam conter as lágrimas e a quadra foi tomada por uma atmosfera de saudade e compreensão, até mesmo quem não conheceu o aluno se emocionou com os gestos de carinho.

Evandro Alberto- diretor da Uespi e professores de Ed. Física

Homenagem a Eric Mesquita

Maria Eldina e Antônio Moraes- pais de Eric Mesquita

A escolha da musa dos II JAP foi um momento de euforia no evento, as sete garotas dividiram a torcida do público presente. A beleza e simpatia das candidatas eram incontestáveis, mas a escolha tinha que ser feita, em poucos minutos o resultado oficial foi anunciado trazendo Vanessa Rodrigues, estudante do curso de Direito da UESPI, como vencedora. “Estou muito feliz em ter ganho, principalmente pelos meus colegas que estavam depositando confiança em mim. Todas as meninas eram muito bonitas e qualquer outra que ganhasse seria merecedora do título”, falou.

Candidatas à Musa do II JAP

Para finalizar a noite dois times das universidades Estadual e Federal do Piauí disputaram amistosos de futsal. O primeiro jogo foi entre os times de alunas da UFPI  e UESPI, o segundo entre funcionários das duas instituições de ensino superior. Cada jogo teve a duração aproximada de 30 minutos, contando com dois tempos de 15 minutos. As disputas foram acirradas, consagrando a vitória ao time feminino da UFPI por 5 gols contra 4 das alunas da UESPI e o time masculino da UESPI que ganhou nas penalidades por 4 a 3 dos representantes da UFPI.










































maio 10, 2015

Professora da UESPI de Picos participa de evento em São Paulo sobre novas tecnologias no processo de aprendizado

Edna Moura, professora da UESPI de Picos, participou de um evento no Centro de Convenções Rebouças, em São Paulo, que falou sobre as novas tecnologias no processo de aprendizagem. O encontro contou com a participação de servidores da educação de todo o Brasil e abordou as principais novidades e discussões em torno das ferramentas tecnológicas que facilitarão a troca de conhecimento entre professores e alunos.

A professora disse que seu principal objetivo ao participar desse evento foi voltar para a UESPI com novas informações e experiências. “Foi um encontro que reuniu muitas cidades de São Paulo e de outros estados e eu estava lá representando a Universidade Estadual do Piauí”, falou. Segundo Edna, devido à diversidade dos locais dos quais vieram as outras pessoas que participavam do encontro, foi possível visualizar, situar e inserir as novidades da tecnologia nas mais variadas realidades. “Dependendo de cada região no Brasil nós temos realidades totalmente diferentes”, frisou. 
Edna Moura- professora da Uespi de Picos participa de evento em São Paulo
Edna Moura falou sobre os avanços que estão acontecendo no Brasil e no mundo e confessou sua preocupação quanto à capacitação dos jovens que estão inseridos hoje no mercado de trabalho e dos que farão parte dele no futuro. “Precisamos de pessoas qualificadas que possam lidar com as novas ferramentas da tecnologia”. Ela ainda lançou perguntas sobre como as instituições de ensino estão agindo para preparar crianças, adolescentes e adultos para o futuro profissional.

Quando questionada sobre as plataformas que mais lhe chamaram atenção na apresentação, ela não hesitou: “O formato de uma nova sala de aula para que essas tecnologias sejam usadas em equipes. Nesse novo ambiente escolar o aluno trabalhará em parceria com seus colegas”, respondeu. Segundo Edna, essa nova maneira de organização geográfica em salas de aula prepara o aluno para trabalhar em equipe, tanto no local onde ele estuda, quanto em seu emprego. 

Modelo de novas plataformas para serem aplicadas em sala de aula

O maior desafio, para a professora, ainda é a capacitação de profissionais que possam lidar com essas novas tecnologias. “É evidente que nós sonhamos que isso possa chegar logo a nossa realidade, por outro lado temos que, primeiramente, capacitar os professores. O mestre precisa entender que ele tem que se qualificar e não deve ter ‘medo’ de uma máquina”, desabafou. Edna confessou que tem familiaridade com as tecnologias simples, como aplicativos disponíveis em celulares e computadores, mas não quer parar por aí e está disposta a aprender ainda mais para facilitar e enriquecer a troca de conhecimento entre ela e seus alunos.

Por : Bruna Ravena