maio 10, 2015

Professora da UESPI de Picos participa de evento em São Paulo sobre novas tecnologias no processo de aprendizado

Edna Moura, professora da UESPI de Picos, participou de um evento no Centro de Convenções Rebouças, em São Paulo, que falou sobre as novas tecnologias no processo de aprendizagem. O encontro contou com a participação de servidores da educação de todo o Brasil e abordou as principais novidades e discussões em torno das ferramentas tecnológicas que facilitarão a troca de conhecimento entre professores e alunos.

A professora disse que seu principal objetivo ao participar desse evento foi voltar para a UESPI com novas informações e experiências. “Foi um encontro que reuniu muitas cidades de São Paulo e de outros estados e eu estava lá representando a Universidade Estadual do Piauí”, falou. Segundo Edna, devido à diversidade dos locais dos quais vieram as outras pessoas que participavam do encontro, foi possível visualizar, situar e inserir as novidades da tecnologia nas mais variadas realidades. “Dependendo de cada região no Brasil nós temos realidades totalmente diferentes”, frisou. 
Edna Moura- professora da Uespi de Picos participa de evento em São Paulo
Edna Moura falou sobre os avanços que estão acontecendo no Brasil e no mundo e confessou sua preocupação quanto à capacitação dos jovens que estão inseridos hoje no mercado de trabalho e dos que farão parte dele no futuro. “Precisamos de pessoas qualificadas que possam lidar com as novas ferramentas da tecnologia”. Ela ainda lançou perguntas sobre como as instituições de ensino estão agindo para preparar crianças, adolescentes e adultos para o futuro profissional.

Quando questionada sobre as plataformas que mais lhe chamaram atenção na apresentação, ela não hesitou: “O formato de uma nova sala de aula para que essas tecnologias sejam usadas em equipes. Nesse novo ambiente escolar o aluno trabalhará em parceria com seus colegas”, respondeu. Segundo Edna, essa nova maneira de organização geográfica em salas de aula prepara o aluno para trabalhar em equipe, tanto no local onde ele estuda, quanto em seu emprego. 

Modelo de novas plataformas para serem aplicadas em sala de aula

O maior desafio, para a professora, ainda é a capacitação de profissionais que possam lidar com essas novas tecnologias. “É evidente que nós sonhamos que isso possa chegar logo a nossa realidade, por outro lado temos que, primeiramente, capacitar os professores. O mestre precisa entender que ele tem que se qualificar e não deve ter ‘medo’ de uma máquina”, desabafou. Edna confessou que tem familiaridade com as tecnologias simples, como aplicativos disponíveis em celulares e computadores, mas não quer parar por aí e está disposta a aprender ainda mais para facilitar e enriquecer a troca de conhecimento entre ela e seus alunos.

Por : Bruna Ravena