maio 31, 2014

Professores e alunos da Uespi de Picos promovem discussão sobre Estratégias de Urgência e Emergência

Com o tema Estratégias de Gestão em Urgência e Emergência, os alunos do VIII período do curso de Enfermagem da Uespi de Picos, juntamente com as docentes Antônia Lucimary de Sousa Leal e Roseane Luz Moura, promoveram palestras e debates durante todo este sábado (31), no auditório da Funasa. Estudantes e profissionais da equipe de enfermagem que atuam no SPA- Serviço Pronto Atendimento do Hospital Regional Justino Luz, e SAMU de Picos estiveram presentes no evento.


(professoras da Uespi e enfermeiras)

Após o credenciamento, o encontro teve início com a composição da mesa de honra, e logo em seguida a palestra com Sávia Matos, especialista multiprofissional em nefrologia e docência Ensino Superior e enfermeira plantonista do SPA- Hospital Regional Tibério Nunes da cidade de Floriano.

Trazendo como temática “ Manutenção da Estabilidade do Paciente à nível Hospitalar”. De acordo com a especialista, a palestra teve como objetivo “promover uma interação entre os profissionais do HRJL, o Samu e os alunos da Uespi de Picos, buscando melhorar o atendimento de urgência e emergência”, explicou.

(Sávia Matos, especialista em Nefrologia)


O evento contou também com a palestra do enfermeiro plantonista Jakson Martins. Segundo a professora do curso de enfermagem, Antônia Lucimary , é de extrema importância a realização de eventos como este “ para a assistência ao paciente ser de qualidade, é preciso que haja uma continuidade no atendimento, o papel do Samu é oferecer o atendimento imediato, e o HRJL, precisa dar continuidade ao atendimento, o evento vem a somar, apresentando uma melhor  interação entre os profissionais do atendimento pré-hospitalar e hospitalar”, pontuou a docente.

(Antônia Lucimary, professora da Uespi de Picos)

O encontro proporcionou uma grande interação entre os participantes, a técnica em enfermagem trabalha no HRJL há 34 anos, o encontro proporcionou uma troca de conhecimentos “ só temos a agradecer a esta oportunidade, que nós temos em ter esse encontro com a universidade, realizando esta troca de conhecimento, através dos professores e estudantes”, finalizou.

(Maria do Carmo, professora da Uespi de Picos)












I Semana de Eventos Jurídicos é realizada com sucesso em Picos

O Centro Acadêmico do curso de direito da Universidade Estadual do Piauí – UESPI, campus de Picos, promoveu a I Semana de Eventos Jurídicos que contou com apresentação de palestras e minicursos. O evento foi realizado entre os dias 28 a 30 de maio.

O evento reuniu estudantes do curso de direito da Universidade Estadual do Piauí e de outras instituições. Os discentes puderam apresentar trabalhos científicos durante o encontro.

 

De acordo com o presidente do Centro Acadêmico do curso de direito da UESPI de Picos, Paulo Henrique de Sousa o evento reuniu cerca de 150 pessoas. Paulo Henrique afirma que o público surpreendeu. “Além de apresentar palestras, apresentar artigos, fruto de pesquisas, os discentes tiveram espaço para interagir com outros acadêmicos e com profissionais gabaritados, o evento proporcionou um aprendizado muito grande”, destacou.

O Conselheiro do Tribunal de Contas do Piauí, Delano Câmara – um dos palestrantes – afirmou que palestras para estudantes universitários, são muito importantes. “A visão do Tribunal é que controle externo se faz com parceria com a sociedade e o estudante universitário pode ser um dos maiores e melhores parceiros nesse processo de fiscalização e crescimento das instituições”, pontuou.

(Delano Câmara, conselheiro do Tribunal de Contas do Piauí)


A estudante do IV período do curso direito da UESPI, Enny Araújo, a presentou um artigo científico e foi premiada como um dos melhores trabalhos apresentados no evento. Ela conta que eventos como esse são necessários para o crescimento acadêmico. “É muito importante, principalmente para o aprendizado dos novos alunos do curso, e mostra uma nova fase da UESPI em relação à organização de simpósios jurídicos, que colaboram para a formação acadêmica e profissional, pois temos oportunidade de apresentar artigos e também pela oportunidade de socialização com outros estudantes da mesma área”, contou a aluna.

A I Semana de Eventos Jurídicos contou com o apoio da Ordem dos Advogados do Brasil – OAB Seccional do Piauí e da subseção de Picos, ESA – Escola Superior de Advocacia, SEBRAE e Rede LFG – Luís Flávio Gomes.


As palestras e minicursos aconteceram no antigo auditório da Universidade Federal do Piauí, campus de Picos, localizada no bairro Junco.


 









maio 30, 2014

Uespi de Picos: Curso de Enfermagem promove debate sobre Urgência e Emergência

As docentes do curso de Enfermagem da Uespi de Picos, Antônia Lucimary de Sousa Leal e Roseane Luz Moura, juntamente com os alunos do 8º período do curso de enfermagem, estão promovendo o evento, voltado para estudantes e profissionais da equipe de enfermagem que atuam no SPA- Serviço Pronto Atendimento e SAMU de Picos, com o tema: Estratégias de Gestão em Urgência e Emergência.

Com o objetivo de possibilitar a interação entre os profissionais que prestam assistência no nível pré-hospitalar, e garantir uma assistência de qualidade, mediante diálogo entre os profissionais envolvidos no atendimento pré-hospitalar e hospitalar.

O evento contará com palestras e debates, com a enfermeira plantonista do SPA do Hospital Regional Tibério Nunes, da cidade de Floriano, a especialista, multiprofissional em Nefrologia e Docência Superior Savia Matos, que abordará a temática: Manutenção da Estabilidade do Paciente a Nível Hospitalar. O encontro terá   a participação do enfermeiro plantonista do SAMU de Picos, Jackson Martins  com a palestra, Interação entre os profissionais de enfermagem, que atuam no SPA do Hospital Regional Justino Luz e SAMU de Picos.

As inscrições são gratuitas, com vagas limitadas, com direito a certificado. O evento acontecerá neste amanhã (31) a partir das 8h, no auditório da Funasa, localizado na Rua São Vicente.

Confira abaixo a programação do evento:

Estratégias de Gestão em Urgência e Emergência


8:00hs - Credenciamento.

8:30hs - Abertura.

Estratégias de Gestão em Urgências e Emergências.

9:30hs - MESA 01: Manutenção da Estabilidade do Paciente a Nível Hospitalar.

MEDIADOR: Roseane Luz Moura

TAVOLISTA: Sávia Matos

Especialista Multiprofissional em Nefrologia e Docência Ensino Superior

Enfermeira Plantonista do SPA - Hospital Regional Tibério Nunes/Floriani-PI.

11:00hs – PLENÁRIA.

 14:00hs - MESA 02: Interação entre os profissionais de enfermagem que atua no SPA do Hospital Regional Justino Luz e SAMU de Picos-PI

MEDIADOR: Antonia Lucimary de Sousa Leal

TAVOLISTA: Dr. Jakson Martins

Enfº. Gerente de enfermagem do Hospital Dr. Oscar.

Enfº Plantonista do SAMU de Picos

15:30 - PLENÁRIA.

16:30 - Coffee break 





Representantes do DCE da Uespi de Picos participam de manifesto em Teresina

Nesta última quarta-feira (28), cerca de 200 pessoas – entre alunos e professores – participaram de uma manifestação contra a atual situação pela qual passa a Universidade Estadual do Piauí. Estudantes dos campus de Piripiri, Campo Maior, Uruçuí, São Raimundo Nonato e Picos, reuniram-se na Av. Frei Serafim em Teresina e começaram a mobilização com gritos de ordem e discursos. O protesto ocorreu de forma pacífica, não havendo atos de violência em nenhum momento.


Três alunos do Campus Professor Barros Araújo (Picos) foram até a capital para fazer parte do manifesto. Como os acadêmicos Rodrigo Lima e Fábio Rufino do curso de Administração e Karina Mateus, atualmente cursa Letras e é diretora de Planejamento do DCE da unidade picoense. Segundo os estudantes a principal reivindicação foi pela contratação de professores efetivos e entrega do novo campus de maneira adequada: “a insegurança  no que diz respeito a finalização da obra ainda é grande” desabafou Rodrigo Lima.

A manifestação chamou atenção da grande mídia nacional, sites como G1 acompanharam o processo de mobilização e noticiaram os principais pontos do protesto. A diretora de Planejamento do DCE de Picos, Karina acrescentou: “conseguimos chamar atenção não só das emissoras, mas da população em geral”. Segundo Fábio Rufino a chegada ao Palácio de Karnak foi um momento desprezado pelos representantes do governo: “quando chegamos ao Palácio fomos totalmente ignorados, fecharam as portas e portões para nós”. Porém isso não foi motivo para desânimo, os manifestantes esperam chamar atenção do Governo do Estado, de forma que esse possa implementar projetos de fomento em todos os sentidos, na UESPI. 








maio 29, 2014

Pertencimento e contemplação marcam visita a Nova Uespi de Picos

Por Clebson Lustosa

Na manhã de ontem, quarta-feira (28), alguns alunos da Universidade Estadual do Piauí, campus Professor Barros Araújo, núcleo de Picos, realizaram uma visita no novo prédio da instituição. A iniciativa partiu dos próprios discentes, que com a aproximação do final do semestre despontaram um desejo para saber como andam as finalizações da construção da IES.

Boa parte dos estudantes que participaram dessa visita não conheciam as instalações da Nova Uespi. E por só ouvirem boatos e especulações buscaram a direção do campus para os apresentarem a futura sede.


(Alunas do curso de Enfermagem)


A acadêmica do II período de Enfermagem, Jakeline Alves, é natural de Dom Expedito Lopes e desde que ingressou na Uespi de Picos sonha com o novo prédio. A mesma conta que no atual compus, localizado no bairro Junco, zona leste da cidade, enfrenta várias dificuldades. Desde biblioteca com um acervo carente e espaço limitado para pesquisas e estudos, até laboratórios não propícios para aulas.

A expeditense ao chegar na Nova Uespi ficou cativada por tudo que lhe foi apresentado e disse estar  empolgada. “Aqui vai ser melhor em relação aos laboratórios e, também, as salas que são maiores. Estou com grande expectativa de vir, pois vejo que nós vamos ter uma Uespi de qualidade”, destacou.


(Acadêmica registra toda a visita pelo celular) 

Em cada corredor que os discentes adentravam, a cada nova sala e laboratório mostrado, a esperança de estudar em um campus melhor se misturava com o sentimento de desejo e ansiedade. A estudante de Biologia Ruth Morais tentava registrar tudo com seu celular para mostrar para os colegas de sala, que não puderam ir, ver como anda os acabamentos da Nova Uespi.

Para a futura bióloga dificuldades como práticas em laboratório, enfrentadas pelos cursos de saúde, serão reparadas na instituição. “A visita que a gente fez deu para perceber que tem uma estrutura muito boa esperando pela gente. Embora ainda existam coisas que precisam ser trabalhadas, mas a expectativa é muito positiva”, ressaltou.




Uma professora presente na visita foi a coordenadora do curso de educação física Nelyda Amorim, que destacou como é complicado todo início de semestre para o curso. “Todo semestre temos que pedir espaços em outros órgãos e entidades para os discentes da instituição pagar disciplinas ofertadas na grade curricular do curso. Desde futebol, passando pelo basquete, handebol, atletismo, até a natação”, contou.

Mas na Nova Uespi a docente diz que essa situação será parcialmente resolvida, pois a sede foi comtemplada com uma quadra poliesportiva que se encontra quase finalizada. A mesma ainda disse que já existe uma negociação encaminhada com uma parceria para a construção da pista de atletismo e do campo de futebol.




O diretor da Uespi de Picos, Evandro Alberto, falou que a iniciativa dos alunos foi louvável, uma vez que a instituição é deles também. E destacou o que sentiu a ver o olhar de cada aluno diante da Nova Uespi. “Sentimos da parte dos alunos um olhar de contemplação, de pertencimento, de estar pisando em algo que foi construído para eles. O olhar era de satisfação. Nós os observávamos tirando fotos, querendo ver o que tinha na sala, perguntando quando nós nos mudaríamos”, disse.



Evandro ainda completa dizendo que os alunos puderam ver algo concreto e que a conclusão da Nova Uespi está muito perto do fim. E conclui afirmando que para tudo isso se tornar realidade no segundo semestre é preciso de empenhos. “Essa finalização precisa do empenho do governador e da agilidade da construtora para que realmente esses alunos possam contemplar na sua plenitude o que foi feito para eles”, finalizou. 


Confira fotos da visita:













maio 27, 2014

Após vencer eleição do DCE da Uespi de Picos, Chapa 1 fala sobre novas metas

A Chapa 1, denominada “Um por todos e todos pela UESPI ”, venceu a eleição do Diretório Central dos Estudantes (DCE), da Universidade Estadual do Piauí, Campus Professor Barros Araújo, núcleo de Picos, e estará mais uma vez à frente da gestão estudantil.

A disputa foi muito acirrada, a chapa vencedora obteve 282 votos, e a chapa 2 (oposição), 278 votos contabilizados no pleito, realizado no dia 22 de maio. A apuração ocorreu de forma tranquila, ambas as chapas portaram-se da melhor forma, durante a contagem dos votos. O diretor do campus, Evandro Alberto parabenizou os dois grupos pelo caráter pacífico com que, as chapas conduziram a eleição.

De acordo com a acadêmica do curso de Comunicação Social, Bruna Ravena, a eleição foi bastante acirrada ” nós sabíamos que seria bem disputado, a entrega e esforço das duas chapas é inegável. Mantivemos o otimismo, fizemos o melhor que podíamos, só nos restou ficar na torcida. Foi uma disputa acirradíssima, mas isso nos motiva, acima de tudo, a não deixar a gestão se acomodar”, ressaltou a acadêmica.

Segundo o representante eleito do DCE, o acadêmico de administração, Lukas Lopes, as atividades da nova gestão terá início oficialmente dia 08 de junho, data a ser confirmada com a comissão eleitoral, mas de acordo com Lukas “ inicialmente pretendemos reunir todos os integrantes para discutir sobre as atribuições de cada um e após isso aguardar a data de posse para que a gestão 2013 possa passar a prestar contas e repassar o patrimônio aos novos integrantes do DCE”,  afirmou Lukas Lopes.
           
O novo DCE da Uespi de Picos conta com 14 integrantes, de acordo com Lukas Lopes, contamos com pelo menos um representante de cada curso, para que nenhuma área seja mais beneficiada que a outra. Todos exercem funções de valores equivalentes.

Os integrantes da chapa vencedora são:

Karol e Allan do curso de Educação Fisíca;
Lukas e Gustavo do curso de Administração;
Bruna Ravena do curso de Comunicação Social;
Bruna Gomes e Mônica do curso de Direito;
Jackson do curso de Agronomia;
Karina do curso de Letras;
Elaine do curso de Pedagogia;
Lorena e Adelmo do curso de Enfermagem;
Vânia do curso de Biologia;
Edson do curso de Ciências Contábeis;


 Confira abaixo as principais metas do DCE:

-Fiscalizar e cobrar a melhor estrutura possível pra o novo Campus, transporte e alimentação de qualidade com custo acessível e melhorias para todos os cursos lecionados em nossa universidade.
-O carro chefe será melhorar a comunicação e a integração entre os alunos, promover eventos científicos e culturais (certificados com acc) que possam estreitar os laços entre os diversos cursos existentes na UESPI;
- Aumentar o fundo financeiro da nossa região;
- Buscar autonomia administrativa para a UESPI;
- Atualizar e aumentar o acervo de nossa biblioteca;
- Incentivar a pesquisa de extensão com implementação de programas sociais e auxílio ao estudante;
- Cobrar a contratação de professores efetivos;
-Promover trabalhos em parceria ao Sistema "S" como Sest Senat, Senac, Sebrae para aproximar ainda mais o uespiano das oportunidades de emprego;
- Aumentar a equipe responsável pela confecção de carteirinhas;
-Apoiar os estudantes mais carentes orientando para os procedimentos de aquisição de bolsa-auxílio e de cursos do Pronatec.
-Quebrar barreiras com contato ainda mais estreito através das redes sociais que serão administradas por representantes de jornalismo que manterão as informações atualizadas aumentando assim a rapidez do retorno às respostas dos uespianos;
-Realizar a Copa UESPI, agora organizada por representantes do curso de Educação Física;
 - Criar vagas para assistentes do diretório para que o DCE conte com mais pessoas na realização de suas tarefas, gratificando com certificação (acc);
-Lembrando que estamos abertos as novas propostas que vierem de alunos, professores e qualquer pessoa que se preocupe verdadeiramente com a UESPI.











maio 26, 2014

Inscrições para eleição de coordenadores de curso na Uespi encerram nesta terça-feira

As inscrições acontecem nos dias 26 e 27 de maio de 2014 e só poderão concorrer ao cargo, os docentes de carreira da UESPI. As eleições acontecerão no dia 10 de junho de 2013 de 08h as 20h.

A escolha do cargo de coordenador será realizada por meio de eleições diretas em votação secreta. São inelegíveis para se candidatar, os docentes que estiverem em estágio probatório, estiver de licença sem vencimento e for temporário.


Os eleitores são os alunos da instituição devidamente matriculados, docentes de carreira magistério superior pertencentes ao quadro efetivo da instituição. O resultado das eleições, será divulgado até o dia 20 de junho de 2014.

Confira abaixo a resolução:

Seminário de Educomunicação leva acadêmicos, professores e a comunidade à UESPI de Floriano

Com o tema “Educomunicação: um novo jeito de educar”, o I Seminário de Educomunicação (SEDCOM), foi realizado, nesta última semana, nos dias 19 a 23 de maio, no Auditório da UESPI, campus de Floriano. O evento foi organizado por acadêmicos do curso de Letras/Português, contou com o apoio de professores e acadêmicos do curso de letras/português, pedagogia e espanhol. Segundo a organização, o SEDCOM tem um modelo pioneiro no estado quando se fala em educomunicação já que o projeto visa levar aos acadêmicos, professores e a comunidade, conhecimentos sobre seus princípios básicos.

Jornalista e Professora Mestra Sônia Mariah dos Santos

Durante toda a semana, jornalistas, professores e também monitores do Projeto COMEDUCAR, da Pró-Reitoria de Extensão-PREX da UESPI, realizaram palestras sobre aspectos gerais da educomunicação e sua relação com o processo educativo, além de oficinas e palestras sobre Jornal escolar, Rádio escolar, Fanzine.

Equipe do I SEDCOM com o jornalista e Diretor da UESPI de Picos Evando Alberto

O evento contou com a participação dos seguintes palestrantes: Professora Ângela Viana (UESPI-Floriano), membro do Projeto COMEDUCAR, Prof. Doutorando Evandro Alberto (UESPI – Picos), Rauenna Emanuella e Benedito Félix e Aleiane Lima, idealizadores do Projeto COMEDUCAR e do I SEDCOM, Professora Mestranda Brígida Barbosa, Prof. Dr. Orlando Berti (UESPI– Campus Torquato Neto-Teresina), Prof. Dr. José Ribamar Lopes Batista Júnior (UFPI/LPT), Jornalista/Educomunicador Bruno Oliveira Ferreira (Revista Caravelas-SP), Profa. Ma. Fabrícia Gomes e a Profa. Ozeane Pinto e a a Professora Mestra Sônia Mariah Carvalho. Cerca de 120 pessoas participaram do evento. 

De acordo com Rauenna Emanuella, Benedito Felix e Aleiane Lima, idealizadores do Projeto, esta semana é fundamental para que a educomunicação se torne conhecida e faça parte do cotidiano não somente das escolas, mas em toda a comunidade, uma vez que esta, também faz parte do processo de ensino aprendizagem.

“Tornar o individuo capaz de refletir dentro de um ecossistema educomunicativo é a nossa meta”, ressalta Rauenna.

https://mail.google.com/mail/u/0/images/cleardot.gif