maio 30, 2014

Representantes do DCE da Uespi de Picos participam de manifesto em Teresina

Nesta última quarta-feira (28), cerca de 200 pessoas – entre alunos e professores – participaram de uma manifestação contra a atual situação pela qual passa a Universidade Estadual do Piauí. Estudantes dos campus de Piripiri, Campo Maior, Uruçuí, São Raimundo Nonato e Picos, reuniram-se na Av. Frei Serafim em Teresina e começaram a mobilização com gritos de ordem e discursos. O protesto ocorreu de forma pacífica, não havendo atos de violência em nenhum momento.


Três alunos do Campus Professor Barros Araújo (Picos) foram até a capital para fazer parte do manifesto. Como os acadêmicos Rodrigo Lima e Fábio Rufino do curso de Administração e Karina Mateus, atualmente cursa Letras e é diretora de Planejamento do DCE da unidade picoense. Segundo os estudantes a principal reivindicação foi pela contratação de professores efetivos e entrega do novo campus de maneira adequada: “a insegurança  no que diz respeito a finalização da obra ainda é grande” desabafou Rodrigo Lima.

A manifestação chamou atenção da grande mídia nacional, sites como G1 acompanharam o processo de mobilização e noticiaram os principais pontos do protesto. A diretora de Planejamento do DCE de Picos, Karina acrescentou: “conseguimos chamar atenção não só das emissoras, mas da população em geral”. Segundo Fábio Rufino a chegada ao Palácio de Karnak foi um momento desprezado pelos representantes do governo: “quando chegamos ao Palácio fomos totalmente ignorados, fecharam as portas e portões para nós”. Porém isso não foi motivo para desânimo, os manifestantes esperam chamar atenção do Governo do Estado, de forma que esse possa implementar projetos de fomento em todos os sentidos, na UESPI.