maio 26, 2014

Seminário de Educomunicação leva acadêmicos, professores e a comunidade à UESPI de Floriano

Com o tema “Educomunicação: um novo jeito de educar”, o I Seminário de Educomunicação (SEDCOM), foi realizado, nesta última semana, nos dias 19 a 23 de maio, no Auditório da UESPI, campus de Floriano. O evento foi organizado por acadêmicos do curso de Letras/Português, contou com o apoio de professores e acadêmicos do curso de letras/português, pedagogia e espanhol. Segundo a organização, o SEDCOM tem um modelo pioneiro no estado quando se fala em educomunicação já que o projeto visa levar aos acadêmicos, professores e a comunidade, conhecimentos sobre seus princípios básicos.

Jornalista e Professora Mestra Sônia Mariah dos Santos

Durante toda a semana, jornalistas, professores e também monitores do Projeto COMEDUCAR, da Pró-Reitoria de Extensão-PREX da UESPI, realizaram palestras sobre aspectos gerais da educomunicação e sua relação com o processo educativo, além de oficinas e palestras sobre Jornal escolar, Rádio escolar, Fanzine.

Equipe do I SEDCOM com o jornalista e Diretor da UESPI de Picos Evando Alberto

O evento contou com a participação dos seguintes palestrantes: Professora Ângela Viana (UESPI-Floriano), membro do Projeto COMEDUCAR, Prof. Doutorando Evandro Alberto (UESPI – Picos), Rauenna Emanuella e Benedito Félix e Aleiane Lima, idealizadores do Projeto COMEDUCAR e do I SEDCOM, Professora Mestranda Brígida Barbosa, Prof. Dr. Orlando Berti (UESPI– Campus Torquato Neto-Teresina), Prof. Dr. José Ribamar Lopes Batista Júnior (UFPI/LPT), Jornalista/Educomunicador Bruno Oliveira Ferreira (Revista Caravelas-SP), Profa. Ma. Fabrícia Gomes e a Profa. Ozeane Pinto e a a Professora Mestra Sônia Mariah Carvalho. Cerca de 120 pessoas participaram do evento. 

De acordo com Rauenna Emanuella, Benedito Felix e Aleiane Lima, idealizadores do Projeto, esta semana é fundamental para que a educomunicação se torne conhecida e faça parte do cotidiano não somente das escolas, mas em toda a comunidade, uma vez que esta, também faz parte do processo de ensino aprendizagem.

“Tornar o individuo capaz de refletir dentro de um ecossistema educomunicativo é a nossa meta”, ressalta Rauenna.

https://mail.google.com/mail/u/0/images/cleardot.gif