As alunas Thalita Albano e Maria
Nilza Carvalho – do VI bloco de Comunicação Social da UESPI de Picos – e a
professora mestre Daiane Rufino participaram do XV Simpósio de Produção
Científica, que ocorreu na UESPI de Teresina (Campus Torquato Neto). As
estudantes apresentaram um artigo produzido durante a participação no projeto
de pesquisa NUPEJOC (Núcleo de Pesquisa em Jornalismo e Cultura) coordenado por
Daiane Rufino.
Thalita Albano, Maria Nilza Carvalho e Daiane Rufino |
Segundo Daiane Rufino, que também
atuou como avaliadora dos trabalhos de Comunicação apresentados no Simpósio, o
artigo intitulado “Rotinas produtivas do Jornalismo de Picos: estudo
Etnográfico” teve como base um método de observação in locu onde as alunas tiveram contato com a práxis mercadológicas
do Jornalismo e puderam interpretar esta práxis através das Teorias da Comunicação
e da prática jornalística: “O material apresentado no XV Simpósio de Produção
Científica foi o resultado parcial da pesquisa, que continua”, falou.
Thalita Albano está vivendo sua
segunda experiência com a apresentação de trabalhos científicos, a primeira
aconteceu em maio deste ano na Semana Científica da Faculdade R.SÁ. Thalita
falou sobre a chance de poder transformar suas impressões de pesquisa em um
trabalho científico: “Poder trabalhar em cima daquilo que se gosta e depois
apresentar os resultados obtidos a pessoas que confiam e torcem por você te faz
ter a certeza de estar no caminho certo”, explicou.
Thalita Albano e Daiane Rufino |
Este é o terceiro trabalho
científico que Maria Nilza Carvalho apresenta em sua vida, sendo dois desses em
Comunicação Social. Nilza falou sobre a importância de momentos como este para
compor a vida acadêmica: “acho essencial para a vida acadêmica esta troca de
experiência em Simpósios. Faz parte e contribui para melhorar o desempenho de
qualquer estudante”, afirmou.
Maria Nilza Carvalho e Daiane Rufino |
Daiane Rufino falou ainda sobre o
esforço mútuo entre ela e as alunas, o que julgou ser essencial para a execução
da pesquisa em campo e para a produção do trabalho científico: “[esse projeto] é
o resultado de um trabalho nosso, mas que dependeu do interesse e dedicação das
alunas. O ensino só funciona com a dedicação mútua entre professores e alunos”,
finalizou.