outubro 24, 2015

Alunas do curso de Comunicação Social apresentam artigo no XV Simpósio de Produção Científica

As alunas Thalita Albano e Maria Nilza Carvalho – do VI bloco de Comunicação Social da UESPI de Picos – e a professora mestre Daiane Rufino participaram do XV Simpósio de Produção Científica, que ocorreu na UESPI de Teresina (Campus Torquato Neto). As estudantes apresentaram um artigo produzido durante a participação no projeto de pesquisa NUPEJOC (Núcleo de Pesquisa em Jornalismo e Cultura) coordenado por Daiane Rufino.
Thalita Albano, Maria Nilza Carvalho e Daiane Rufino

Segundo Daiane Rufino, que também atuou como avaliadora dos trabalhos de Comunicação apresentados no Simpósio, o artigo intitulado “Rotinas produtivas do Jornalismo de Picos: estudo Etnográfico” teve como base um método de observação in locu onde as alunas tiveram contato com a práxis mercadológicas do Jornalismo e puderam interpretar esta práxis através das Teorias da Comunicação e da prática jornalística: “O material apresentado no XV Simpósio de Produção Científica foi o resultado parcial da pesquisa, que continua”, falou.

Thalita Albano está vivendo sua segunda experiência com a apresentação de trabalhos científicos, a primeira aconteceu em maio deste ano na Semana Científica da Faculdade R.SÁ. Thalita falou sobre a chance de poder transformar suas impressões de pesquisa em um trabalho científico: “Poder trabalhar em cima daquilo que se gosta e depois apresentar os resultados obtidos a pessoas que confiam e torcem por você te faz ter a certeza de estar no caminho certo”, explicou.
Thalita Albano e Daiane Rufino

Este é o terceiro trabalho científico que Maria Nilza Carvalho apresenta em sua vida, sendo dois desses em Comunicação Social. Nilza falou sobre a importância de momentos como este para compor a vida acadêmica: “acho essencial para a vida acadêmica esta troca de experiência em Simpósios. Faz parte e contribui para melhorar o desempenho de qualquer estudante”, afirmou.
Maria Nilza Carvalho e Daiane Rufino


Daiane Rufino falou ainda sobre o esforço mútuo entre ela e as alunas, o que julgou ser essencial para a execução da pesquisa em campo e para a produção do trabalho científico: “[esse projeto] é o resultado de um trabalho nosso, mas que dependeu do interesse e dedicação das alunas. O ensino só funciona com a dedicação mútua entre professores e alunos”, finalizou.