novembro 06, 2015

Dia é preenchido com aulas de dança na UESPI de Picos

A UESPI de Picos começou o dia com o pé direito, ou melhor, com os dois pés e o corpo em movimento. O IV Encontro de Educação Física de Picos preenche o dia letivo desta sexta-feira (06/11) com diversas aulas de dança dos mais variados ritmos, entre eles Tango, Bolero, Forró e Sertanejo.

                Irineuda Dias e Júlio Ribeiro deram início às atividades físicas ministrando aulas de Bolero e Tango. À tarde, a partir das 14h a dupla continuará com as lições de dança, mas dessa vez focando nos ritmos Forró e Sertanejo. Logo após, às 17h, Larissa Borges – formada em Educação Física pela UESPI de Picos – oferecerá uma aula de Ritmos Populares.

                Ayla de Jesus, aluna do V período do curso de Educação Física da UESPI de Picos falou sobre a importância de inserir a Dança no universo acadêmico: “é uma atividade que engloba todas as idades, desde crianças a idosos, não faz diferença de gêneros e promove a interação entre os mais diversos públicos”, falou.
Ayla de Jesus


                Nélida Amorim, coordenadora do curso de Educação Física da UESPI de Picos confessou em entrevista ao blog que não faz distinção entre os estilos musicais, mas tem preferência pelos ritmos latinos: “são músicas alegres que possibilitam a movimentação completa do corpo, propiciando que todos os músculos trabalhem em conjunto”, explicou.

Confira mais fotos:












novembro 05, 2015

IV Encontro de Educação Física é iniciado na UESPI de Picos

Aconteceu na noite desta quinta-feira (05/11), no auditório da UESPI de Picos (Bairro Altamira), a cerimônia de abertura do IV Encontro de Educação Física de Picos: Nos Passos da Dança. O evento foi organizado por Maria Giceli e Ariel Custódio em parceria com a coordenadora Nélida Amorim, professores e alunos do curso de Educação Física do Campus de Picos.

O IV Encontro tem como objetivo valorizar a dança como expressão corporal e prática educativa através do estímulo de novas linguagens e como expressão artística e cultural, além de estimular a prática da dança, traz também diferentes estilos musicais que proporcionarão momentos únicos e criativos.

Compuseram a mesa de honra o diretor Evandro Alberto, a coordenadora do curso de Educação Física Nélida Amorim, a professora Maria Giceli, a professora Zélia Nogueira, o professor Francisco Edenisvaldo, a professora Irineuda Dias, o professor Júlio Ribeiro, a professora Joselayde e a professora Edenia.
Mesa de Honra

Evandro Alberto, diretor da UESPI de Picos, parabenizou a coordenadora do curso Nélida Amorim e os organizadores do evento. Ele aproveitou a oportunidade para anunciar que serão instalados espelhos na Sala de Ginástica para facilitar as aulas práticas de Dança. A informação foi recebida com bastante empolgação pelo público presente.
Evandro Alberto
A coordenadora do curso de Educação Física da UESPI de Picos, Nélida Amorim falou sobre a importância das atividades físicas para o bem estar do ser humano. Ela destacou que a prática de esportes é algo recorrente desde a Antiguidade e os benefícios são tamanhos que o costume se perpetua até os dias atuais.
Nélida Amorim

A cerimônia de abertura seguiu com uma demonstração de Capoterapia feita por Francisco Edenisvaldo. Essa é uma terapia alternativa onde se utiliza elemento da capoeira adaptada para pessoas sem hábito de prática de atividade física ou esportiva.
Francisco Edenisvaldo faz demonstração de capoterapia

Irineuda Dias e Júlio Ribeiro palestraram sobre a Dança de Salão – modalidade que refere-se a diversos tipos de danças a dois, executadas por um casal de dançarinos, dançando juntos –, a dupla abordou o contexto histórico, ritmos musicais e benefícios desse tipo de atividade física em questão.
Irisneuda Dias e Júlio Ribeiro

A professora Zélia Nogueira, coordenadora cultural do Grupo Adimó (Campeão Estadual do Festival de Dança de Teresina), promoveu um “aulão” de Dança Afro na quadra da UESPI de Picos. A aula finalizou o primeiro dia do IV Encontro de Educação Física de Picos.


Confira mais fotos:























novembro 03, 2015

I Seminário Regional de Formação de Professores e Práticas Pedagógicas do PARFOR/UESPI

A UESPI de Picos sediou o “I seminário regional de formação de professores e práticas pedagógicas do PARFOR/UESPI” o encontro que foi realizado entre os dias 30 e 31 de outubro, tem o objetivo de possibilitar a aquisição de conhecimento sobre os elementos constitutivos do processo de formação docente e do desenvolvimento de suas práticas pedagógicas e é destinado aos alunos do PAFOR, EAD, dos cursos regulares de licenciatura como também aos professores da rede pública de ensino. 

A cerimônia de abertura ficou por conta da apresentação artística cultural do grupo de dança Adimó, seguido com apresentação musical com a professora Maria Santos “Loirinha”.

Grupo Adimó

Maria Santos "Loirinha"
Na solenidade de abertura do evento o professor Dr: Raimundo Dutra coordenador geral do PAFOR, falou da importância de discutir as práticas pedagógicas, segundo ele “a importância desse evento reside no fato do que nós estamos propondo uma discursão a cerca das práticas pedagógicas e da formação de professores na contemporaneidade. Os temas que nós propomos  aqui, são temas que fazem parte do cotidiano das escolas, e que fazem parte do cotidiano da docência, do cotidiano da vida dos professores e dos futuros professores” comentou o coordenador geral.

Raimundo Dutra coordenador geral do PARFOR – PI.

A palestra de abertura foi proferida pela professora Drª: Marta Rocholly com o tema: saberes e fazeres integrados ao cotidiano escolar. Para a professora Rocholly esse é um momento de diálogo, “trabalhar com a temática saberes integrados ao cotidiano escolar, é sempre uma oportunidade para que possamos está conversando com professores que estão atuando. Este é um momento pra que temos para refletir, pensando nas causas mais emergências e de mais urgente que merece sempre um olhar diferenciado do administrador. O proposito que trago é de conversar com professores em formação, alunos de graduação, discutindo sobre os fazeres e os saberes docente integrado no âmbito escolar”, destacou.

Professora Drª Marta Rocholly conferencista na abertura do evento
No sábado (31) no auditório da UESPI de Picos, deu-se continuidade com  o 2ª dia do evento. A palestra foi proferida pelo professor mestre em educação Alainy Leitão que ministrou um discurso sobre gestão e perspectiva no atual contexto, o evento contou com a presença de alunos e professores da rede pública e privada de ensino.

Professor Ms. Alainy Leitão conferencista no segundo dia do evento
Após a palestra, foi composta a mesa redonda para discursão sobre gestão escolar, na ocasião a professora Edileusa Lucena presidiu a mesa, fez parte da composição a gerente da 9ª GRE Noêmia Marques a Secretária Municipal de Educação Rosilene Monteiro além do professor Alainy Leitão e da professora Helena Cristina.

Composição da mesa redonda. Noêmia Marques, Rosilene Monteiro, Edileusa Lucena, Alainy Leitão e Helena Cristina

No debate foram apresentados e discutidos modelo de gestão, e de como melhorar o desempenho das escolas nos indicadores de qualidade. Gestão compartilhada e horizontal foram questões defendidas e que devem fazer parte do modelo a ser seguido. Outro ponto a ser discutido foi sobre a formação dos professores e o compromisso que todos devem ter para conseguir as metas estipulada.
O professor Alainy Leitão fala que “a educação não pode ser visto como um campo de batalha, mas sim como um lugar propício de união e companheirismo, não pode ser visto como salve-se quem puder e sim como todos juntos podemos mais e melhor” destacou ele.

Para a professora Ana Cristina “as dificuldades não deve vencer a vontade de fazer a construção de um novo modelo de gestão participativa, que as escolhas dos profissionais sejam através da meritocracia e competência e não por indicação politica, e que tal prática dificulta o trabalho e o comprometimento da equipe com os resultados” afirmou ela.

No período da tarde foram ofertadas quatro oficinas divididas em salas temáticas para discussão e trocas de experiência. A professora Edileusa Sampaio ministrou a oficina com o tema: Avaliação da aprendizagem. A oficina, o que é alfabetizar foi ministrada pela professora Dalva Braga da UESPI de Teresina. O professor Wilson Oliveira abordou o tema: quais as finalidades da educação. a quarta oficina teve como tema: relação interpessoal na educação.

Professora Drª Edileusa Sampaio.

 Professor Wilson Oliveira


Professora Dalva Braga




Por: Wendesor Oliveira