novembro 03, 2015

I Seminário Regional de Formação de Professores e Práticas Pedagógicas do PARFOR/UESPI

A UESPI de Picos sediou o “I seminário regional de formação de professores e práticas pedagógicas do PARFOR/UESPI” o encontro que foi realizado entre os dias 30 e 31 de outubro, tem o objetivo de possibilitar a aquisição de conhecimento sobre os elementos constitutivos do processo de formação docente e do desenvolvimento de suas práticas pedagógicas e é destinado aos alunos do PAFOR, EAD, dos cursos regulares de licenciatura como também aos professores da rede pública de ensino. 

A cerimônia de abertura ficou por conta da apresentação artística cultural do grupo de dança Adimó, seguido com apresentação musical com a professora Maria Santos “Loirinha”.

Grupo Adimó

Maria Santos "Loirinha"
Na solenidade de abertura do evento o professor Dr: Raimundo Dutra coordenador geral do PAFOR, falou da importância de discutir as práticas pedagógicas, segundo ele “a importância desse evento reside no fato do que nós estamos propondo uma discursão a cerca das práticas pedagógicas e da formação de professores na contemporaneidade. Os temas que nós propomos  aqui, são temas que fazem parte do cotidiano das escolas, e que fazem parte do cotidiano da docência, do cotidiano da vida dos professores e dos futuros professores” comentou o coordenador geral.

Raimundo Dutra coordenador geral do PARFOR – PI.

A palestra de abertura foi proferida pela professora Drª: Marta Rocholly com o tema: saberes e fazeres integrados ao cotidiano escolar. Para a professora Rocholly esse é um momento de diálogo, “trabalhar com a temática saberes integrados ao cotidiano escolar, é sempre uma oportunidade para que possamos está conversando com professores que estão atuando. Este é um momento pra que temos para refletir, pensando nas causas mais emergências e de mais urgente que merece sempre um olhar diferenciado do administrador. O proposito que trago é de conversar com professores em formação, alunos de graduação, discutindo sobre os fazeres e os saberes docente integrado no âmbito escolar”, destacou.

Professora Drª Marta Rocholly conferencista na abertura do evento
No sábado (31) no auditório da UESPI de Picos, deu-se continuidade com  o 2ª dia do evento. A palestra foi proferida pelo professor mestre em educação Alainy Leitão que ministrou um discurso sobre gestão e perspectiva no atual contexto, o evento contou com a presença de alunos e professores da rede pública e privada de ensino.

Professor Ms. Alainy Leitão conferencista no segundo dia do evento
Após a palestra, foi composta a mesa redonda para discursão sobre gestão escolar, na ocasião a professora Edileusa Lucena presidiu a mesa, fez parte da composição a gerente da 9ª GRE Noêmia Marques a Secretária Municipal de Educação Rosilene Monteiro além do professor Alainy Leitão e da professora Helena Cristina.

Composição da mesa redonda. Noêmia Marques, Rosilene Monteiro, Edileusa Lucena, Alainy Leitão e Helena Cristina

No debate foram apresentados e discutidos modelo de gestão, e de como melhorar o desempenho das escolas nos indicadores de qualidade. Gestão compartilhada e horizontal foram questões defendidas e que devem fazer parte do modelo a ser seguido. Outro ponto a ser discutido foi sobre a formação dos professores e o compromisso que todos devem ter para conseguir as metas estipulada.
O professor Alainy Leitão fala que “a educação não pode ser visto como um campo de batalha, mas sim como um lugar propício de união e companheirismo, não pode ser visto como salve-se quem puder e sim como todos juntos podemos mais e melhor” destacou ele.

Para a professora Ana Cristina “as dificuldades não deve vencer a vontade de fazer a construção de um novo modelo de gestão participativa, que as escolhas dos profissionais sejam através da meritocracia e competência e não por indicação politica, e que tal prática dificulta o trabalho e o comprometimento da equipe com os resultados” afirmou ela.

No período da tarde foram ofertadas quatro oficinas divididas em salas temáticas para discussão e trocas de experiência. A professora Edileusa Sampaio ministrou a oficina com o tema: Avaliação da aprendizagem. A oficina, o que é alfabetizar foi ministrada pela professora Dalva Braga da UESPI de Teresina. O professor Wilson Oliveira abordou o tema: quais as finalidades da educação. a quarta oficina teve como tema: relação interpessoal na educação.

Professora Drª Edileusa Sampaio.

 Professor Wilson Oliveira


Professora Dalva Braga




Por: Wendesor Oliveira