dezembro 03, 2018

Professora da UESPI lança livro em congresso de Psicologia; o evento aconteceu em São Paulo


A Professora da Universidade Estadual do Piauí (UESPI), a Dra. Juliana Maia, esteve participando com destaque  do V Congresso Brasileiro de Psicologia - Ciência e Profissão. Na ocasião integrou a mesa redonda 'Psicologia, Políticas Públicas e Direitos Humanos', área em que detém trabalhos relevantes no Piauí. A psicóloga ainda apresentou o seu livro 'A Política de Saúde Mental no Piauí sob a Égide do RAPS'; onde faz uma síntese embasada das Redes de Atenção Psicossocial (RAPS).

Professora Juliana Maia em momento de apresentação do seu livro. Foto: arquivo pessoal

 Juliana comentou sobre o sentimento de estar participando do evento: "Estou muito feliz em poder apresentar meu livro numa ocasião tão importante, trazer o meu nome, o da UESPI, o de Picos, para fora do estado, num congresso tão bem visto é muito gratificante para mim", disse.

Resumo do livro: 

Foi apostando na necessidade da preservação da memória histórica de fatos marcantes na construção da rede de atenção Psicossocial no Piauí e na importância de sistematização e  registro de experiências de profissionais, gestores, pesquisadores e demais atores sociais que fazem parte dessa história, que surgiu a proposta de organização do livro: "A Política de Saúde Mental do Piauí sob a égide da RAPS", tendo como objetivo reunir analises e relatos de experiência a partir do desenho local da produção da Rede de Atenção Psicossocial, incluindo o processo de formação profissional e as diversas facetas que enveredam a temática.  A produção reúne 24 artigos de pesquisadores, docentes, técnicos e gestores da política de saúde mental piauiense. O livro conta ainda com o prefácio de Paulo Amante, que é um dos pioneiros da reforma psiquiatra brasileira e grande referencia da politica de saúde mental nacional e internacional.

Além da conselheira Juliana Maia, o livro ‘A Política de Saúde Mental no Piauí sob a Égide do RAPS’ é assinado por Sofia Laurentino, Lúcia Cristina dos Santos e Ellayne Karoline Bezerra, tendo como editora responsável a Edufpi.

Além da conselheira Juliana Maia, o livro ‘A Política de Saúde Mental no Piauí sob a Égide do RAPS’ é assinado por Sofia Laurentino, Lúcia Cristina dos Santos e Ellayne Karoline Bezerra, tendo como editora responsável a Edufpi.



O Congresso trouxe contribuições imprescindíveis para a psicologia por meio de três eixos temáticos debatidos durante os cinco dias de evento, sendo eles: A psicologia e a superação das desigualdades no acesso e qualidade da formação em psicologia; práticas profissionais da psicologia em contextos sem muros e a psicologia e os desafios da intersetorialidade nas políticas públicas. Diversas atividades foram oferecidas durante o Congresso para que se promova a discussão do tema de maneiras diferenciadas e enriquecedoras.

Com informações do Conselho Regional de Psicologia.