dezembro 03, 2014

Alunos do III período de Comunicação Social produzem Mostra Fotográfica

A Mostra Fotográfica “O Mundo através da realidade de um contraste”, de conclusão da Disciplina Introdução a Fotografia, ministrada pela professora Jaqueline Cardoso, foi realizada no pátio da Universidade Estadual do Piauí, nos dias 26 a 28 de novembro.

A mostra foi composta por releituras e fotos de alunos do III período de Comunicação Social, como prática dos ensinamentos aplicados pela professora Jaqueline.

Os alunos puderam trabalhar várias composições, ângulos e mostrar através da fotografia, os contrastes encontrados no dia-a-dia, fazendo uma interpretação visual das vertentes encontradas em cada profissional escolhido. Seguiram as linhas fotográficas como o preto e branco das composições de cunho social do fotógrafo Sebastião Salgado,a demonstração de beleza estética dos fotógrafos J.R.Duran e Bob Wolfenson e a composição de Fotojornalismo e de sombras do Fotógrafo Ruy Barros.


Fazendo uma avaliação geral da Mostra Fotográfica a professora Jaqueline concluiu que “O objetivo principal era externar toda a teoria que foi aprendida durante o 2º Semestre da Disciplina Introdução a Fotografia, por ser uma disciplina muito prática. “Dessa forma não podíamos deixar de fazer uma exposição dessas ou uma divulgação das atividades que foram desenvolvidas pelos alunos do 3º período. Sendo muito positivo, a disponibilidade e o interesse dos alunos, a vontade de querer aprender, o material fotográfico, a produção que os alunos fizeram e que estão apresentando na Mostra. No entanto, alguns ajustes foram feitos, por conta do pequeno número do nosso equipamento fotográfico, alguns alunos trabalharam com câmeras pessoais, nesse caso, eu acredito que se tivéssemos um pouco mais de equipamento essa exposição seria bem maior.”.



A dada disciplina é apenas uma introdução ao Fotojornalismo que será ministrado em um próximo período e apresentou elementos básicos para os acadêmicos do curso. Dessa forma,instigou os alunos a interpretarem o mundo ao seu redor, através da lente de uma máquina fotográfica,despertando um interesse pela matéria que é essencial e complementar das atividades diárias de um profissional do Jornalismo.




Para os alunos Daniel Jorge e José Wendesor esse olhar tem sido de encantamento, no sentido de despertar a importância que tem a fotografia no processo da Comunicação e principalmente a visão crítica que é depositada em cada imagem.

”Vendo como uma pessoa comum, a gente acha que não necessita de técnicas e definições para fazer uma fotografia e a disciplina permite que possamos descobrir elementos para que as imagens possam transmitir uma mensagem para as pessoas no futuro. Acredito que a prática ajuda muito o desenvolvimento daquilo que nos é apresentado dentro da universidade”, disse Daniel Jorge.



“Ficou o gostinho de quero mais para o próximo período, porque agora ficamos apenas na Introdução de alguns tópicos para fazer uma boa fotografia. Com as técnicas mínimas que foram repassadas, conseguimos um resultado fantástico” externou o aluno José Wendesor.























































Alunos do IV Período de Comunicação Social lançam revista

O lançamento da Revista Colmeia – com o subtítulo Picos: histórias e cenários nos seus 124 anos de emancipação foi realizado no pátio da Universidade Estadual do Piauí, Campus de Picos.

A revista confeccionada pelos alunos do 4º período de Comunicação Social, com orientação da Professora e Coordenadora do Curso de Comunicação, Daiane Rufino, objetiva a contextualização do que foi repassado nas aulas, com a prática jornalística das duas disciplinas ministradas pela professora, uma de Planejamento Gráfico e a outra de Edição em Veículos Impressos.

"Ao longo desses 4 meses, antes, eles tiveram contato a um aporte teórico, com foco posteriormente na prática.Eles fizeram todas as etapas do processo jornalístico, desde a elaboração das pautas,produção das matérias através da busca de fontes, entrevistas, produção e edição dos textos, títulos e subtítulos.”, explicou a professora Daiane Rufino.




As imagens da Revista Colmeia foram feitas a partir da interação entre as duas disciplinas da Professora Daiane e a Disciplina de Fotojornalismo do Professor e Diretor do Campus Evandro Alberto, que desenvolveram em parceria acadêmica, um trabalho de Fotografia. Para a estruturação gráfica, os acadêmicos do Curso de Comunicação, tiveram aulas do Programa de Computação Gráfica que trabalha com Diagramação, o Adobe Designer. Fazendo com que os alunos ,com o auxílio técnico da Monitora Marinalva,pudessem desenvolver além da produção jornalística,o designer gráfico da revista.

Professora Daiane Rufino e os alunos do IV período

De acordo com a professora Daiane “O resultado é a revista que está impressa de forma “artesanal”, mas muito bem feita”.
Quando eu iniciei com a monitoria na turma, a professora Daiane já tinha essa ideia de fazer a revista com os alunos e como eu tinha um pouco de conhecimento do programa de Diagramação de revista e jornal, eu dei essa contribuição tentando passar aquilo que eu sabia para os alunos”, informou a monitora Marinalva.

A ideia do conteúdo disposto na Revista Colmeia foi todo escolhido por eles, já que acharam oportuno o clima de aniversário de 124 anos da cidade de Picos. Como informa a professora Daiane”Fizemos um resgate da história política,econômica,da cultura,dos meios de comunicação e do esporte de Picos.Essa é uma revista perene,porque não é um assunto que vai se esgotar,ela vai sempre servir  de fonte histórica”.



Como participantes do processo de elaboração da revista, além da turma do 4º período, pessoas da sociedade colaboraram dando entrevistas, informações, servindo diretamente de fonte, como foi o caso da professora e secretária de Planejamento Oneide Rocha, que falou sobre a educação e sobre singularidades do município. Foram envolvidos muitos personagens da vida cotidiana de Picos, sendo autoridades ou não.









Lançamento do I Projeto de Extensão do curso de Pedagogia é realizado na Uespi de Picos

Na última quarta-feira (26), o Curso de Pedagogia da Universidade Estadual do Piauí, Campus de Picos, realizou o lançamento do I Projeto de Extensão, intitulado Ciranda Cultural da UESPI (CCU): Entre contos, encontros, palavras e afeto. A solenidade aconteceu no auditório da nova sede da Instituição, no Bairro Altamira.

 Estiveram presentes no evento, alunos, professores e agentes culturais. Na composição da Mesa de Honra, além do Diretor do Campus, Professor Evandro Alberto, esteve também a Coordenadora do Curso de Pedagogia, Professora Thaizi Helena, as Coordenadoras do projeto, professoras do Curso de Pedagogia Fabrícia Gomes da Silva e Helena Cristina Soares, o Representante do Grupo Adimó Sr.Francisco das Chagas Pereira, o Representante da Gestão Municipal de Educação, o Secretário de Educação do Município de Picos, PE.Valmir Lima e o Representante Discente do Grupo CCU, Renan Vasconcelos Soares.
Mesa de Honra ( diretor, professores e convidados)


A proposta do Projeto é fazer uma interligação entre a Universidade e a comunidade, levando a arte e a cultura para Escolas Públicas e para outras Instituições de Nível Superior. De acordo com a Coordenadora do CCU, professora Fabrícia, são duas vertentes de interligação “Nós temos como intuito promover através dos contos, a interligação da escola com o Município e através dos saraus e dos filmes, a interligação da comunidade Uespiana com outras instituições e também com outros cursos da própria UESPI ” explicou a professora.

Professora Fabrícia Gomes

O projeto CCU tem 15 componentes e está dividido em três elementos, sendo o primeiro a realização de oficinas de contação de histórias para 10 discentes que estão participando diretamente do projeto. Após a realização das oficinas, estes serão direcionados para as escolas da rede pública municipal de Picos e irão apresentar às crianças em fase educacional a proposta pedagógica da contação. Para o desenvolvimento desse elemento, as coordenadoras do CCU dispõem de parceria com a Secretaria de Educação.

O segundo elemento data da exibição mensal de filmes, sendo um por mês. Os filmes terão classificação Educacional, podendo ser na área da Psicologia ou da Educação Especial. Após cada exibição, será feito um debate mediado por algum convidado, com os alunos da UESPI e outros interessados da comunidade.

Já o terceiro elemento será composto por dois Saraus realizados ao final de cada semestre “O momento do Sarau é a culminância do projeto, será o momento em que vamos abrir as portas do CCU para os talentos da UESPI, de outras instituições e aberto a comunidade, para que possam estar conosco numa ciranda, numa roda, quem quiser pode cantar, recitar, de modo que todos nesse momento sejam artistas” afirmou a professora Fabrícia.

O Projeto de Extensão, tem um prazo de atividades pedagógicas inicial de 1 ano, com duas avaliações que irão definir o futuro do CCU, pois de acordo com os resultados, o plano das professoras Fabrícia e Helena Cristina é de torná-lo um programa permanente da Uespi, que dê o suporte para a arte e cultura local, cujo os dois públicos alvo, atendam as crianças e os adultos.

Professora Helena Cristina

Durante a solenidade houve duas apresentações culturais da Cia Cultural Icós do Ponto de Cultura de Jaicós Piauí, revelando o lado artístico do CCU, além da apresentação de Literatura de Cordel em forma de repente da aluna Monalisa Karina, demonstrando o lado cultural do Projeto. Foi exibido também, o Curta Metragem “Cuerdas”, revelando o caráter pedagógico através dos filmes.

Cia de Dança Adimó

Para demonstração do caráter lúdico pedagógico, a Professora Edvânia Lima proferiu a Palestra sobre Contação de Histórias Infantis. “Como o projeto é uma ciranda cultural e a contação de história está muito incluso dentro desse projeto, é interessante que a gente mostre a diversificação das histórias que permeiam o universo infantil e que elas sejam contadas por pessoas que futuramente irão estar dentro das salas de aula, dentro das escolas” comentou a professora Edvânia.



Dessa forma nasce um Projeto de Extensão que tem o caráter de agregar a cultura, a arte, aos elementos provenientes da Pedagogia, “Nós entendemos o cinema, nós entendemos a contação, nós entendemos a música, como sendo arte e entendemos que isso deve ser mais valorizado dentro da universidade.”, concluiu a professora Fabrícia.