março 17, 2016

CA de Direito recepciona calouros

O CA (Centro Acadêmico) de Direito da UESPI de Picos recepcionou os calouros nas tardes das últimas quarta e quinta-feira, 16 e 17 de março, no campus da UESPI, Bairro Altamira. A acolhida, que durou dois dias, teve como principais atrações a promoção de palestras feitas por profissionais do Direito que atuam na região de Picos.


Na quarta-feira (16), aconteceram cinco palestras, sendo essas ministradas pelo juiz Dr. Luiz Henrique, pelo promotor Dr. Marcelo Monteiro, pelo advogado Dr. David Benevides, pela defensora pública Dra. Julieta Sampaio e pelo delegado regional de Picos Dr. Divanilson Senna.
Primeiro dia da acolhida
O segundo e último dia do evento foi iniciado com a apresentação cultural do Grupo Adimó, campeão estadual do Festival de Dança de Teresina. Após a demonstração de dança, os alunos prestigiaram a continuação de palestras, desta vez ministradas por Mano Chagas que é representante do Movimento Negro em Picos, pelo professor Rubens e pela advogada Yana Moura que atuou no movimento estudantil da UESPI.
Grupo Adimó faz apresentação cultural no segundo dia
A caloura Palloma Mariano falou sobre suas impressões acerca da recepção promovida pelos veteranos: “já tinha ouvido falar muito bem da UESPI de Picos, principalmente no quesito da acolhida, mas ainda assim não esperava tanto. Fiquei positivamente surpresa com a oportunidade de participar de um evento de tamanho porte logo no começo do curso”, falou.

Segundo Felipe Rocha, presidente do CA de Direito da UESPI/Picos, o principal objetivo do acolhimento foi introduzir os calouros não só no ambiente acadêmico, mas também no âmbito social: “através das palestras ministradas pelos profissionais do Direito, os calouros tiveram a chance de perceber como sua futura profissão atua na sociedade”, explicou.
Felipe Rocha
Confira mais fotos:









































março 15, 2016

II, IV e VIII blocos do curso de Enfermagem recepcionam calouros

O II, IV e VIII blocos do curso de Enfermagem da UESPI de Picos recepcionaram os calouros na tarde desta terça-feira, 15 de março, no campus da UESPI, Bairro Altamira. Os novos alunos participaram do chamado “trote”, com o tradicional “banho de tinta e farinha”, dentre outras atividades propostas pelos veteranos. 


O momento foi iniciado com a acolhida aos calouros, seguido da apresentação do laboratório de Enfermagem, logo após aconteceu um banho de tinha e farinha, na sequência os calouros foram levados para conhecer as dependências da UESPI e a finalização ocorreu com a execução da coreografia da música “Tchu Tchuê” do grupo Para Nossa Alegria.

Fabrícia Dantas, aluna do IV período do curso de Enfermagem e diretora de Pesquisa e Extensão do DCE da UESPI de Picos, falou sobre a relevância do acolhimento de veteranos no momento de iniciação a graduação: “quem está chegando à universidade, geralmente sente-se muito disperso. Com o trote temos a possibilidade de, através das brincadeiras, fazer eles se sentirem em casa”, falou.
Fabrícia Dantas (ao centro), acabou entrando na brincadeira da farinha com seus colegas, também veteranos

A caloura Crislla Sousa aprovou o trote promovido pelos veteranos. Ela e seus colegas mal podem esperar para fazerem parte do outro lado da brincadeira: “foi um momento de descontração com brincadeiras criativas, sem chateações. Com certeza promoveremos o trote com nossos futuros calouros”, explicou.
Crislla Sousa

Após o trote os veteranos fizeram a limpeza das dependências da UESPI que foram acometidas pelo trote.

Confira mais fotos: