junho 29, 2015

Centro Acadêmico de Direito da UESPI de Picos realiza o I Encontro de Iniciação ao Direito UESPI


  O Centro Acadêmico de Direito da Universidade Estadual de Piauí (Picos), em parceria com OAB (subsessão de Picos) e a Seccional Piauí, realizou no auditório do campus da UESPI de Picos o I Encontro de Iniciação ao Direito da UESPI. Estiveram presentes no evento personalidades jurídicas como o Secretário de Justiça do Piauí: Daniel Oliveira, o Procurador do Ministério Público do Trabalho: Carlos Henrique, o Advogado Presidencialista: Frank Bezerra, o Juíz Estadual: Thiago Brandão, a Vice Presidente da OAB-PI: Eduarda Mourão e o Conselheiro Federal da OAB: Sigifroi Moreno.



Auditório da Uespi de Picos

      Segundo Paulo Henrique, membro do C.A. de Direito, a escolha dos temas das palestras e juristas foi feita segundo a atualidade dos assuntos e o domínio dos convidados sobre os conteúdos abordados, “buscamos temas atuais que pudessem despertar o interesse da comunidade acadêmica jurídica e dentro desses procuramos profissionais que realmente entendessem do assunto”. O evento contou com palestras que trataram da seguintes temáticas, A Redução da Maioridade Penal e o Sistema Prisional Brasileiro, As Principais Mudanças na Legislação Previdenciária, As Principais Inovações Trazidas pelo Novo CPC, A Lei de Terceirização de Serviços, O Jovem Advogado e o Mercado de Trabalho, A Mulher Advogada e as Perspectivas para o Futuro.


Paulo Henrique- membro do C.A de Direito

   Em entrevista ao Blog da UESPI de Picos, alguns dos palestrantes falaram sobre os temas escolhidos e sua importância para toda a comunidade acadêmica de Direito. Para Daniel Oliveira, Secretário de Justiça do Piauí, eventos como esse complementam as atividades curriculares. O Secretário de Justiça ainda falou sobre a atual situação do sistema prisional “temos uma situação delicada, mas sendo administrada”, falou. 


Palestra com o secretário de Justiça do Piauí- Daniel Oliveira

       O Procurador do Ministério Público do Trabalho, Carlos Henrique falou sobre a preocupação da Procuradoria Geral do Trabalho com a Lei da Terceirização de Serviços “se aprovada ela [lei] vai precarizar ainda mais as relações de trabalho no Brasil, causando desemprego, rebaixamento no posto do trabalhador e aumentando o número de acidentes no trabalho”.
                                                     
Carlos Henrique-  Procurador do Ministério Público do Trabalho

   Sigifroi Moreno, Conselheiro Federal da OAB, por sua vez aconselhou os egressos das universidades de Direito do sertão do Piauí sobre as qualidades necessárias para o sucesso na vida profissional, “Adentrar no mercado de trabalho demanda do advogado, qualquer que seja sua origem acadêmica, constante preparo técnico, coragem, postura ética e atenção às novas tendências do citado mercado”, disse.
  
Sigifroi Moreno-  Conselheiro Federal da OAB

Confira mais fotos: