junho 24, 2015

XVI Semana de Biologia da Uespi traz minicursos, mesa redonda e palestras focadas nas comunidades quilombolas do semiárido

A XVI Semana de Biologia contou com apresentação de vários minicursos, mesa redondas e palestras. Entre eles estavam “Identificação dos Cladóceros Planctônicos do Semiárido”, “Parasitologia de Animais de Produção e seu Diagnóstico e Controle no Semiárido”, “Estatística Básica Aplicada às Ciências Biológicas”, “Horta na Escola”, “Marcadores Moleculares na Conservação e Uso de Recursos Genéticos”, “Aspectos Básicos da Citogenética Vegetal” e “Caracteres Adaptativos das Plantas que Ocorrem no Semiárido”.
Auditório da Uespi de Picos
A mesa redonda, denominada “Aspectos Botânicos do Semiárido” foi orientada pela professora doutora e coordenadora do Mestrado e Doutorado em Desenvolvimento em Meio Ambiente da UFPI de Teresina, Rosélia Farias Melo de Barros e pela professora doutora em Biologia Vegetal da UESPI de São Raimundo Nonato, Sheila Milena Soares. 





Dando continuidade a programação do evento, a antiga professora da UESPI de Picos e atual médica radiologista, Sara Jane Batista Lustosa, apresentou sua palestra “Rastreio de Câncer de Mama em Idosas Quilombolas” que é atrelada ao Programa Rastreio e Detecção Precoce de Câncer de Mama em Mulheres Quilombolas no Semiárido do Piauí, Sara também é coordenadora desse projeto.



A professora doutora da UESPI de Picos, Janaína Alvarenga Aragão, também ministrou a palestra “Políticas Públicas voltadas para Comunidades Quilombolas do Semiárido”.




Foram ministrados ainda três minicursos no campus da UESPI do bairro Junco, esses são “Desenho de Primers Baseados em Regiões de Microssatélite e a sua Aplicação em Estudo de Biodiversidade”, “Libras” e “Populações Tradicionais e Gestão Socioambiental do Semiárido”. Além dos alunos da Uespi de Picos, a XVI Semana de Biologia da UESPI reuniu estudantes da cidade de Teresina, Floriano e de outros estados.