junho 07, 2017

UESPI de Picos realiza curso de fotografia abordando a temática Mulher, Feminismo e Empoderamento Feminino

A Universidade Estadual do Piauí – campus professor Barros Araújo, realizou, nos dias 02, 03 e 04 de junho, em parceria com a Pró-Reitoria de Extensão, Assuntos Estudantis e Comunitários (PREX) e com o Diretório Central dos Estudantes, o Curso de Fotografia: Feminismo e Mulheres Diversas, ministrado pelo professor pós-doutor Orlando Berti. 
Mesa de honra
A abertura do evento contou com a participação de representantes da UESPI e da sociedade picoense, bem como representantes dos diversos movimentos sociais existentes na cidade. A mesa de honra foi formada pelo diretor da instituição, Evandro Alberto de Sousa; pelo representante do DCE, Fábio Rufino; pelo Pró-Reitor da PREX, Raimundo Dutra; pelo professor doutor e pesquisador, Luciano Figueiredo; pelo professor pós-doutor, Orlando Berti; pelo coordenador da UAB Picos, Higor Meneses; pelo vereador Wellington Dantas; pelo presidente do Grupo Cultural Adimó, Mano Chagas; pelo coordenador da Juventude, Alxandre Ramos e pela vice-presidente da União da Juventude Socialista de Picos, Kaenna Fernandes. 

O diretor Evandro Alberto agradeceu aos representantes presentes às parcerias realizadas junto à universidade e às solicitações atendidas em prol do bom funcionamento da UESPI e destacou sua satisfação para com a realização de eventos como este. Segundo ele, “como é bom estarmos todos reunidos e com os mesmos objetivos acadêmicos de construção e de transformação social, visto termos que pensar de forma una para que possamos atingir nossos objetivos, fazendo com que a nossa instituição avance”, disse ele. 

O curso, que teve duração de três dias, foi dividido em dois momentos principais: teoria e prática. O primeiro dia contou com a abertura da oficina e uma apresentação acerca do que é fotografia. O professor Orlando Berti apresentou aos participantes, noções básicas de como e o que fotografar. 

O segundo dia de oficina levou os cursistas a conhecerem melhor a teoria, bem como a técnica e o olhar na hora de registrar a imagem. No período da tarde, os participantes puderam entrar em contato com a prática. Em um momento diferenciado, eles se dirigiram até a comunidade quilombola de Custaneira, localizada na cidade de Paquetá – PI, para ver de perto esse povoado e a vivência de seus moradores. 
Aula-prática na comunidade Custaneira 
O terceiro e ultimo dia de oficina continuou com a junção teoria e prática. As últimas noções sobre fotografia foram repassadas aos alunos que posterior a isso, puderam aplicar as ideias fotografando coisas e objetos que representassem o momento, colocando em prática o que aprenderam no decorrer do curso.

O professor pós-doutor Orlando Berti falou sobre a importância da realização da oficina de fotografia abordando o viés mulher, feminismo e empoderamento feminino dentro da universidade e disse que ao final, espera que o mesmo sirva como reflexão social para todos. Segundo ele, “espero que fique uma multiplicação das ideias surgidas no curso e que sejam plantadas sementinhas nas questões do empoderamento, da importância do protagonismo feminino hoje, nas questão dos feminismos e também, na questão da universidade refletir socialmente as demandas contemporâneas”, disse Orlando. 
Professor Orlando Berti
O curso de fotografia encerrou na tarde do dia 04 e ao final, os participantes receberam certificado de 20h expedido pela PREX. 

Confira mais fotos: