agosto 10, 2016

UESPI de Picos promove debate sobre diversidade sexual e de gênero

Durante as noites dos dias 8 e 9 de agosto foi realizada na UESPI de Picos (Bairro Altamira) a Roda de Conversa: “Diversidade Sexual e Gênero. Vamos Conversar?”. O evento é uma iniciativa do DCE 9 de Novembro (UESPI/Picos) e teve como principal objetivo conscientizar o público acerca do respeito, tolerância e aceitação sob as mais diversas orientações de gênero e sexualidade existentes atualmente na sociedade.

A mesa de honra foi composta pelo diretor do campus de Picos Evandro Alberto, professora da UESPI Edna Moura, representante do DCE 9 de Novembro Patrick Sousa, representante do CA de Direito Hithalla Kratza, coordenadora municipal dos Direitos Humanos e líder do Movimento LGBT Jovanna Cardoso e mestranda em História pela Universidade do Porto (Portugal) Raniely Texeira.
Mesa de Honra

O diretor Evandro Alberto falou sobre a necessidade de perpetuar a igualdade e o respeito: “independentemente de condição sexual, financeira ou religiosa, aqui dentro da UESPI nós somos todos iguais. Devemos, acima de tudo, respeitar o outro da mesma forma pela qual desejamos ser respeitados”, falou.
Evandro Alberto

Patrick Sousa, aluno do VI bloco do curso de Letras e membro do DCE 9 de Novembro, já passou por episódios onde sofreu preconceito devido a sua orientação sexual e falou sobre a importância de eventos como esse para a conscientização: “esse evento vem para abrir mentes, tenho certeza que uma semente de amor ao próximo foi plantada no interior de cada um que passou por esse auditório, que isso possa se perpetuar além dos portões da universidade”.
Patrick Sousa


O segundo dia do evento foi marcado pela exibição do filme “Orações Para Bobby”, baseado em uma história real, o longa conta a história de um jovem americano que acabou cometendo um atentado contra a própria vida motivado pela falta de aceitação de membros da família sobre sua orientação sexual.

Confira mais fotos: