maio 20, 2019

UESPI de Picos reúne grande público no I Encontro Científico do GPEQ

Por Leo Leal

De 13 à 17/05, na Universidade Estudual do Piauí- campus Professor Barros Araújo, foi realizado o I Encontro Científico do GPEQ (Grupo de pesquisa em Saúde e qualidade de Vida). Uma das professoras organizadoras, Dra. Gerdane Celene Gomes, comentou sobre a primeira edição do encontro. "O curso promove há 10 anos a semana de Enfermagem e neste ano decidimos fazer um momento mais interdisciplinar e voltado à pesquisa, tendo em vista a importância da Universidade no ensino, pesquisa e extensão. O grande público superou nossas expectativas, temos muita gente de outras instituições de ensino da cidade, aqui da Faculdade R.SÁ, Universidade Federal, Instituto Federal e até de fora do estado, temos pessoas da Universidade Federal do Pernambuco e Universidade Federal do Ceará, também por aqui, finalizou.

Professora Gerdane Celene. Foto: Leo Leal

A programação se iniciou com a mesa redonda, "A integração entre ensino, pesquisa e extensão: uma abordagem interdisciplinar", com os professores Dr. Gustavo Oliveira-PROP, Dr. Pedro Antônio- PREG, Dra. Maria da Cruz- PREX e Dr. Orlando Berti, que esteve representando o vice-reitor Evandro Alberto, que não pode vir, porque fez uma cirurgia recentemente e está em repouso. Orlando falou da alegria de estar presente no encontro. "Estar em Picos, ver esse auditório lotado é muito bom, pois foi aqui em Picos que eu fui cresci, tenho um carinho grande pela cidade e nosso objetivo com essa conversa é incentivar que a UESPI de Picos continue sendo destaque em pesquisa, comentou.

 Professor Orlando Berti. Foto: Leo Leal

De terça à quinta, o evento contou com minicursos:

Terça: Redação científica para área da saúde, com a Dra. Ana Roberta, Introdução aos métodos quantitativos: software SPSS, com as Dras. Ionara Holanda e Jayne Ramos.

Quarta: Pesquisa científica nas ciências humanas e biológicas, com as doutoras Gynna Azar e Maria José Rodrigues e Pesquisa antropológica, com o Dr. Napoleão Mendes.

Quinta: Etapas de um projeto de pesquisa, com as Dras. Bárbara Bruna e Karine Rafaela e Método informatizado para análise de textos: IMARUTEQ, com o Dr. Nelson Miguel Galindo.

Na sexta, ultimo dia do encontro, foi realizada a mesa redonda, "Nefrologia e as práticas do cuidado na perspectiva interdisciplinar", no auditório, com a Dra. Camila Sousa. E no pátio foi feita uma avaliação clínica dos profissionais e acadêmicos da UESPI. O técnico administrativo Amurab Santiago falou sobre a importância dessa iniciativa dos alunos. " Observaram questão física, quem está com sobrepeso, quem tem algum de risco de diabetes ou outras doenças do tipo, deram vacinas contra gripe, hepatite, também ensinaram sobre questões de doenças sexuais. É muito bom ter essa avaliação aqui no campus e serve também como um alerta para as pessoas que não estavam tendo tanto esse cuidado com a saúde", disse.

Técnico Amurab Santiago, sendo examinado por um aluno de Enfermagem. Foto: Leo Leal


Após a mesa e o momento de avaliação clínica, a Professora Mariluska, umas das organizadoras, fez a última fala do evento, agradecendo o apoio de todos e num momento de muita emoção, incentivou que os alunos continuassem sempre acreditando nos sonhos deles e se despediu da turma que está se formando neste semestre.

A organização do I Encontro Científico do GPEQ foi dos alunos de Enfermagem e das professoras Dra. Laise Maria, Dra. Mariluska Macêdo e Dra. Gerdane Celene.






Mais fotos: