abril 25, 2019

UESPI de Picos promove I Jornada Cientifica de Biologia

A Universidade Estadual do Piauí- campus Professor Barros Araújo (Picos), está promovendo a I Jornada Científica de Biologia, com o tema "Conhecendo a Caatinga". Nesta quarta feira (24), se iniciou a programação que se estende até o dia 26, com palestras, minicursos, apresentação de trabalhos e atrações culturais. As discussões estão abordando as áreas da Ecologia, Botânica, Paleontologia, Zoologia, Genética, Etnobiologia e Agronomia e tem o foco de se fazer mais conhecido o bioma Caatinga, entender o seu impacto na sociedade e possibilitar a produção estratégica mais eficiente de conscientização ambiental no município.



O evento começou com o credenciamento dos participantes. Logo após deu se início à solenidade de abertura, sendo formada a mesa de honra, com as professoras Polyanna Gomes (Professora da UESPI e uma das coordenadoras do evento) e Cíntia Clementino (Coordenadora do curso de Biologia da UESPI de Picos e uma das coordenadoras da jornada), e os alunos Francisco Ramon (Presidente do Centro Acadêmico (CA), Roberto Leal (Vice-presidente), Eduarda Rodrigues (Secretária de esporte e cultura) e Thiago Teixeira (Tesoureiro).

Mesa de honra do evento.

Após a cerimônia, a palestra de abertura foi chamada, o professor Paulo Victor Oliveira ministrou sobre Paleontologia na Caatinga. O docente da Universidade Federal do Piaui, esclareceu as dúvidas
do público e agradeceu a oportunidade de poder falar sobre a temática. "Há mais de 5 anos venho fazendo esse trabalho por aqui, Picos tem um grande potencial paleontológico, mas que ainda é pouco conhecido pelas pessoas, esse evento é um momento esclarecedor para todos que ainda não sabem muito sobre o tema. Temos fósseis abundantes aqui, que são chamados de icnofósseis, que correspondem aos vestígios dos animais que viveram aqui na região há aproximadamente 380 milhões de anos, então é importante que os alunos se interessem pela pesquisa", finalizou.

Professor Paulo Victor Oliveira.

A programação continuou com um momento de atração cultural, apresentado pelo grupo de dança da UESPI, e em seguida um coffe-break foi servido pela organização; na volta foram ministradas mais duas palestras com as professoras Maria Carolina de Abreu (UFPI) e Otávia Carracas (UESPI), as temáticas foram Biodiversidade Vegetal e Recursos Hídricos na Caatinga, respectivamente. O segundo dia de evento se inicia com minicursos a partir das 8:30 da manhã.

A palestrante professora Maria Carolina recebendo uma lembrança de reconhecimento da organização.
Confira a continuação da programação: 

Quinta-feira (25/04)

Minicursos pela manhã- no mesmo horário, em salas separadas.

8h30 às 11h:

Abelhas da Caatinga: educação ambiental para a conservação da espécie (Professora Juliana Bendini)

Xeromorfismo na Caatinga (Professora Polyhanna Gomes)

Princípios e aplicações de análise proteômica (Professora Mara Danielle)

Palestras à tarde:

14h às 14h50: Práticas pedagógicas em escolas localizadas na caatinga: discutindo a educação ambiental (Professora Patricia Silva)

14h50 às  15h20: Coffe-Break

15h20 às 16h10: Potencial agrícola da caatinga (Professor Renato Santos)

16h10 às 17h: A Caatinga como fonte de alimento para pequenos ruminantes (Professora Gynna Azar)

Sexta- feira (26/04) 


Minicursos pela manhã- no mesmo horário, em  salas separadas.


8h30 às 11h:

Ecologia dos Répteis (Professora Wáldima Alves)

Xeromorfismo na Caatinga (Professora Polyhanna Gomes)

Princípios e aplicações de análise proteômica (Professora Mara Danielle)

Palestras à tarde- no auditório

14h às 14:50: Distribuição de serpentes e lagartos para preservação da espécie (Professora Wáldima Alves)

14h50 às  15h20: Coffe-Break

15h20 às 16h10: Afloramento rochoso na Caatinga (Professora Polyhanna Gomes)

16h10 às 17h: Ferramentas da genética molecular para o estudo da diversidade  animal na caatinga (Professora Cíntia Clementino). 

O aluno Francisco Ramon, que é o presidente do centro acadêmico de biologia da UESPI de Picos, falou sobre o sentimento após o primeiro dia. "O desafio desde o inicio do projeto foi muito grande e o que nos deixa feliz é que o evento tem superado todas as expectativas, um grande público, muitos alunos daqui da UESPI, do Instituto Federal, da Universidade Federal, para discutir um tema tão relevante que é a Caatinga, porque a gente reconhece que deve ser estudada, deve ser conhecida para se trabalhar de uma forma sustentável", pontuou.

Aluno Francisco Ramon

A I Jornada de Biologia, é o primeiro evento do curso no ano de 2019, ele disponibilizará certificados com carga horária de 40 horas para os participantes.

Mais registros da I Jornada de Biologia:

vídeo acima da professora Otávia Caracas, na sua palestra. 

Grupo de Dança da UESPI se apresentando