Por Leo Leal
Como fazer com que crianças até 8 anos de idade se mantenham atenciosos na aula? Qual a solução para que a explicação das histórias e o aprendizado não se torne algo monótono e “chato” para os pequenos?
Como fazer com que crianças até 8 anos de idade se mantenham atenciosos na aula? Qual a solução para que a explicação das histórias e o aprendizado não se torne algo monótono e “chato” para os pequenos?
Para ajudar a resolver essa inquietação dos acadêmicos do curso de
pedagogia da UESPI de Picos e também para que eles tivessem contato com a
prática dentro do campus, a professora Ana Luiza Negreiros convidou a sua irmã
e docente, da cidade de Teresina, Lúcia Helena dos Santos, que ministrou duas
aulas do seu curso “alfaletrando”; que tem como objetivo trabalhar metodologias
inovadoras da educação infantil às séries iniciais do ensino fundamental. A facilitadora
conduziu uma pequena amostra de uma das oficinas do seu curso: a arte de contar
histórias.
No primeiro dia foi trabalhada a teoria, fundamentando e
explicando aos alunos o que é contar histórias, qual o objetivo dessa prática,
as habilidades que pode se desenvolver na criança e o tamanho da importância desse
método. No segundo dia, os estudantes puderam participar da contação das
histórias na prática e foi passado para eles as várias técnicas que podem ser usadas em
sala de aula; o Pano Encantado, a gotinha Plim Plim, contada no varal das
histórias, o pássaro que não tinha cor, com guarda-chuva, figuras geométricas,
usando a técnica do avental e também teve o teatro, na historinha “Linda Rosa
Juvenil”. Os métodos e histórias contadas divertiram os discentes que apresentaram
e também todos os presentes no auditório.
O evento teve a participação do III, V e VIII períodos do
curso e uma carga horária de 6 horas aula.
Prof. Lúcia Helena e Prof. Ana Luiza |