junho 08, 2018

A arte de contar histórias e sua forma de atrair a atenção das crianças em sala de aula


Por Leo Leal

Como fazer com que crianças até 8 anos de idade se mantenham atenciosos na aula? Qual a solução para que a explicação das histórias e o aprendizado não se torne algo monótono e “chato” para os pequenos?

Para ajudar a resolver essa inquietação dos acadêmicos do curso de pedagogia da UESPI de Picos e também para que eles tivessem contato com a prática dentro do campus, a professora Ana Luiza Negreiros convidou a sua irmã e docente, da cidade de Teresina, Lúcia Helena dos Santos, que ministrou duas aulas do seu curso “alfaletrando”; que tem como objetivo trabalhar metodologias inovadoras da educação infantil às séries iniciais do ensino fundamental. A facilitadora conduziu uma pequena amostra de uma das oficinas do seu curso: a arte de contar histórias.



No primeiro dia foi trabalhada a teoria, fundamentando e explicando aos alunos o que é contar histórias, qual o objetivo dessa prática, as habilidades que pode se desenvolver na criança e o tamanho da importância desse método. No segundo dia, os estudantes puderam participar da contação das histórias na prática e foi passado para eles as várias técnicas que podem ser usadas em sala de aula; o Pano Encantado, a gotinha Plim Plim, contada no varal das histórias, o pássaro que não tinha cor, com guarda-chuva, figuras geométricas, usando a técnica do avental e também teve o teatro, na historinha “Linda Rosa Juvenil”. Os métodos e histórias contadas divertiram os discentes que apresentaram e também todos os presentes no auditório.







O evento teve a participação do III, V e VIII períodos do curso e uma carga horária de 6 horas aula.

Prof. Lúcia Helena e Prof. Ana Luiza