outubro 09, 2017

Grupo de Pesquisadores da UESPI realiza roda de conversa em Comunidade Indígena

A Universidade Estadual do Piauí, através da Pró-Reitoria de Extensão, Assuntos Estudantis e Comunitários e representada pelos professores Evandro Alberto de Sousa, Janaína Alvarenga Aragão, Luciano Figueiredo, Orlando Berti e Raimundo Dutra de Araújo, realizou, nos dias 06 e 07, uma roda de conversa na comunidade indígena de Serra Grande, localizada no município de Queimada Nova do Piauí, há 522 km da capital.
Roda de Conversa com moradores da comunidade 
O encontro consiste em um projeto interdisciplinar há ser desenvolvido na comunidade com duração de 3 a 4 anos e participação de alunos e professores da instituição e teve como objetivo principal, conversar com as famílias indígenas residentes ali, a fim de mapear as principais necessidades desses povos diante da universidade. 

Janaína Alvarenga Aragão, diretora da Universidade Estadual do Piauí – campus professor Barros Araújo, participou da roda de conversa com a comunidade e como representante da instituição, pôde ouvir da Cacique Maria Francisca Ferreira, quais os anseios da população. Segundo ela, “durante esses dois dias de encontro, ouvimos os desejos desse povo e estamos com uma lista de demandas em mãos. Nosso próximo passo é marcar uma reunião com professores e alunos para que possamos formar um grupo de pesquisa interdisciplinar que possa vir a atender essas demandas”, disse Janaína. 

A ideia principal desse primeiro encontro com os povos indígenas foi conhecer a comunidade e seus moradores, sua realidade e conversar a respeito das carências que permeiam o lugar, buscando avaliar qual o posicionamento e a atuação da IES frente a tais necessidades.

A princípio, o desejo dos moradores de Serra Grande é a construção de uma rádio comunitária que atenda a todos e leve cultura, informação e entretenimento. O projeto Roda de Conversa atuará em uma esfera geral, buscando atender a esses desejos e promovendo também ações sociais e de saúde a exemplo de prevenção contra câncer de mama, câncer de próstata e levantamento de sífilis para toda a população acima de 18 anos. 

O próximo encontro já possui data marcada e acontecerá nos dias 10, 11e 12 de novembro. Segundo a diretora Janaína Aragão, a ideia é voltar à comunidade com os demais professores e alunos que integrarão o grupo de pesquisa interdisciplinar a fim de executar as ações propostas. 

Confira mais fotos:

Fotos por: Comunidade Serra Grande